Conheça nossos planos de saúde

Como a Alice diminui o sedentarismo do seu time

Funcionários que praticam exercícios físicos adoecem menos e são mais felizes. Imagina ter uma equipe assim? Veja como a Alice te ajuda nessa missão.

Ana Araujo
7 min. de leitura
Como a Alice diminui o sedentarismo do seu time

Como a Alice diminui o sedentarismo do seu time

Tamanho do texto

Funcionários mais saudáveis não são apenas mais felizes como faltam menos no trabalho, são mais engajados e menos estressados. E uma das formas de chegar nesse estado de bem-estar é praticando atividades físicas.

“Existem evidências robustas de que o exercício físico melhora a qualidade da saúde mental, o sono e as dores. Além disso, ele estimula a produção de hormônios que dão a sensação de satisfação e prazer. Isso significa que funcionários ativos têm uma maior chance de serem mais saudáveis e felizes”, resume Arthur Geise, médico de família e de saúde populacional da Alice.

É aqui que a Alice entra: nosso modelo de cuidado incentiva ativamente as pessoas a saírem do sofá — e as empresas que nos escolheram para zelar pela saúde de seus funcionários só têm a ganhar. 

Saiba a seguir por que é tão vantajoso investir na vida ativa dos seus colaboradores e como a Alice faz isso na prática.

Benefícios de ter funcionários fisicamente ativos

Saúde de ferro = menos faltas

Criamos uma ferramenta chamada Score Magenta para medir a saúde das pessoas membras da Alice. Ela dá uma nota de 0 a 1000 de acordo com as respostas do indivíduo sobre cinco pilares: alimentação, sono, saúde mental, qualidade de vida e atividade física.

Cruzamos os dados de saúde dos Pitayas (nossos colaboradores que, claro, têm a Alice como plano de saúde) com suas informações de absenteísmo e, surpresa: quanto melhor a pontuação no Score Magenta, menos faltas no trabalho.

E, ao longo de um ano sendo cuidado pela Alice, sabe qual foi o pilar do Score Magenta que mais melhorou? O da atividade física, com aumento de mais de 100 pontos, em média, nesse período.

A conta é simples: quanto mais se pratica atividades físicas, melhores são os indicadores de saúde, o que se traduz em menos faltas.

Mais produtividade

Um estudo divulgado na Harvard Business Review indicou que, ao praticar atividades físicas, o trabalhador ganha uma espécie de pacote de recursos que turbinam a rotina na empresa.

Esse pacote consiste em três benefícios: melhor sono, mais vigor e mais concentração. Esse combo, segundo os pesquisadores responsáveis, aparece no dia seguinte ao exercício. 

Ou seja, quanto maior a frequência, mais durável é o benefício. Daí a importância de incentivar os funcionários a manterem uma rotina ativa.

Menos estresse

Mexer o corpo atua contra o estresse em várias frentes, segundo a Mayo Clinic. A primeira {e mais conhecida} é a liberação de endorfinas — neurotransmissores que deixam aquela sensação gostosa de bem-estar. 

Não à toa, praticar atividades físicas está na lista de soluções para aliviar sintomas de ansiedade, depressão e sofrimento mental, além de relaxar, melhorar o sono e o humor. Esses efeitos ficam claros em estudos respeitadíssimos, incluindo uma revisão sistemática recente publicada no British Journal of Sports Medicine.

Exercícios físicos também atuam para reduzir os efeitos negativos do estresse, como as dores musculares vindas da tensão.

Outro efeito benéfico é colocar a pessoa em uma espécie de estado meditativo. Enquanto se está ali, com concentração total na atividade, os problemas do dia a dia ficam de fora. Esse foco acaba se espalhando para as tarefas do cotidiano, incluindo o trabalho.

Clima organizacional lá em cima

Pessoas mais centradas e felizes deixam a vibe do time bem melhor! Além de chegarem ao trabalho com bom humor e saudáveis, os colaboradores podem se organizar em turmas para, juntos, praticarem algo. 

Não é incomum conhecer grupos de corrida, de futebol ou de outros tipos de exercício que nasceram no trabalho. Imagine a capacidade de trabalhar em equipe e o engajamento que essa galera não conquista!

O plano da Alice para deixar seus funcionários mais ativos

O crescimento no pilar de exercícios físicos do Score Magenta vem de um esforço ativo do Time de Saúde da Alice para tirar seus membros do sofá. 

“A Alice ajuda a entender as rotinas e processos da empresa que podem ser uma barreira para a prática de exercícios físicos. Também mapeamos as oportunidades de ação, como mudanças na rotina e no espaço físico”, conta Geise.

Com essas informações na mão, podemos orientar a melhor estratégia para a empresa e seus funcionários. É o que fizemos com a MAYA Capital em uma edição especial do Treinão, evento gratuito da Alice com caminhada, corrida e treino funcional que costuma acontecer em parques de São Paulo.

Para colocar o pessoal da MAYA Capital para suar, a Alice preparou uma superaula de spinning e pós-treino com café da manhã e papo com os nossos founders. Olha só como foi:

Além das ações pontuais, a Alice oferece às pessoas membras grupos e atividades exclusivas para dar suporte a uma vida mais ativa, como aulas de treino funcional, de alongamento, de mobilidade e de yoga. 

Sem falar na Alice Runners, comunidade de corrida criada para apoiar quem quer começar no esporte ou melhorar seu desempenho.

E, como saco vazio não para em pé, temos encontros sobre nutrição e esporte, com orientações que dão conhecimento e autonomia aos seus funcionários.

Quem tem Alice também tem descontos exclusivos em academias, assessorias de corrida e aluguel de equipamentos fitness. 

“Acreditamos que o exercício físico estimula as pessoas a terem mais consciência sobre si, incentivando o autocuidado em outros campos, como alimentação, saúde mental, qualidade de vida, cuidado de condições pré-existentes e acompanhamento com o Time de Saúde da Alice. Todos saem ganhando”, defende Geise.

A Alice não é um plano de saúde qualquer: somos um investimento para empresas e oferecemos parceria real com os RHs. 

E aí, bora marcar uma conversa?

Agora você já sabe que a Alice é um plano de saúde com Time de Saúde  — e nossa missão é tornar o mundo, as pessoas e as empresas mais saudáveis.

Um plano de saúde oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A Alice tem tudo isso {com cobertura nacional de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: tem um Time de Saúde que acompanha os membros de pertinho, de forma personalizada, coordenada e humana, sempre de olho na prevenção e na promoção de hábitos saudáveis.

Estamos preparados para ajudar nos objetivos de saúde dos seus colaboradores (como dormir melhor ou começar a correr), nas queixas do dia-a-dia (como uma dor de barriga) ou mesmo em uma emergência.

O resultado disso são colaboradores mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH. Uma contratação rápida, sem burocracia, sem permanência mínima e sem surpresas na hora do reajuste.

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos