Conheça nossos planos de saúde

Enfermaria ou apartamento? Entenda os tipos de acomodações

Ao contratar um plano de saúde, você pode optar pela enfermaria ou apartamento. Entenda as vantagens e desvantagens das acomodações.

Ana Araujo
| Atualizado em
3 min. de leitura
Leito de hospital

Leito de hospital

Tamanho do texto

Ao contratar um plano de saúde, você precisa escolher o tipo de acomodação — ou seja, o lugar onde ficará caso precise ser internado, que  pode ser enfermaria ou apartamento. 

Para escolher, é preciso colocar alguns fatores na balança, incluindo o valor que será pago mês a mês. Veja só quais são as diferenças entre as acomodações no plano de saúde.

Acomodação em enfermaria

Também é conhecida como “acomodação coletiva” porque, ao ficar nela, você pode dividi-la com duas ou mais pessoas. 

A hotelaria (os serviços oferecidos  pelo hospital para acolher pacientes e familiares, como refeições e afins) é basicamente a mesma daquela oferecida no apartamento, assim como o corpo clínico e os cuidados. 

Porém, por ser um quarto compartilhado, os hospitais costumam ser mais restritivos em relação aos acompanhantes, permitindo a entrada de um por vez. Essa regra costuma variar de acordo com a instituição, então vale checar caso a caso.

Planos de saúde com enfermaria custam menos do que os com apartamento — e essa é a maior vantagem desse tipo de acomodação. 

Acomodação em apartamento

Na também chamada de “acomodação individual”, o paciente e seus acompanhantes ficam sozinhos em um quarto, com um banheiro só para eles. A quantidade de acompanhantes também pode ser maior do que nas enfermarias.

Essa exclusividade tem um preço: planos de saúde com apartamento costumam ser mais caros. 

Além disso, alguns hospitais só oferecem acomodações individuais. Então, quem contrata o plano de saúde com enfermaria não tem acesso a eles. 

Qual tipo de acomodação escolher ao contratar um plano de saúde?

Apesar dessas diferenças, a hotelaria em si e os horários para visitas de acompanhantes, assim como o corpo clínico e os cuidados de saúde, são os mesmos para quem contrata a acomodação em apartamento ou enfermaria. 

No final das contas, a grande diferença entre as acomodações é a privacidade e o preço. Por isso, é preciso colocar na balança o que você e sua família ou empresa podem priorizar no momento.

Tenho plano de saúde em enfermaria, posso pagar uma diferença para ficar em um apartamento?

Uma vez que você contrata o plano de saúde, não é possível simplesmente pagar uma taxa a mais e ficar em um quarto individual, nem tentar trocar de enfermaria para apartamento {ou vice-versa} durante uma internação.

Para trocar o tipo de acomodação do plano de saúde, é preciso pedir um upgrade ou downgrade diretamente com a operadora. Por isso que essa escolha é tão importante!

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos