Conheça nossos planos de saúde

O que é inflação médica e como ela aumenta o preço dos planos?

Falar em inflação médica é falar sobre a variação no custo das operadoras de saúde – que se reflete no valor do plano de saúde. 

Time Alice
| Atualizado em
7 min. de leitura
O que é inflação médica e como ela aumenta o preço dos planos?

O que é inflação médica e como ela aumenta o preço dos planos?

Tamanho do texto

É comum que o termo “inflação” direcione o nosso pensamento para o quanto vão custar as compras no supermercado e no hortifruti – e o cérebro não está errado em pensar nisso. Afinal, a inflação representa um aumento nos preços de produtos e serviços, e há vários índices que calculam este acréscimo ou se houve uma diminuição nos valores, que é chamada de deflação. {Regra geral: inflação sobe e deflação desce}.

No mundo da saúde também há variações nos preços dos produtos e serviços ofertados à população, que são avaliados e calculados na chamada inflação médica.

O que é inflação médica?

No mundo da saúde, inflação médica nada mais é do que a variação de custo das operadoras de saúde, considerando a variação de preço de serviços e produtos médico hospitalares, e a frequência de uso.

Entram nesta lista desde os insumos médicos (medicamentos, por exemplo) e até procedimentos ou tratamentos.

Como a inflação médica é calculada?

Até aqui, a inflação médica se parece com a inflação mais comum (aquela dos preços no supermercado), mas há uma diferença importante: a frequência de uso.

“Temos dois fatores importantes que influenciam no cálculo da inflação médica: o custo total dos produtos ou serviços hospitalares e a frequência de uso deles. Quanto maior a frequência de um determinado produto ou serviço, maior o seu impacto sobre o índice”, explica Luisa Jallad, que atua na área de business development da Alice.

Vamos a um exemplo?

A gente sabe que os prontos-socorros dos hospitais nem sempre têm apenas casos de urgência ou emergência, embora estes sejam os motivos mais indicados para ir até lá.

Isso significa que os profissionais preparados para atender casos graves acabam passando boa parte do tempo identificando questões de saúde que poderiam ter sido tratadas em consultório (e até evitadas em casa), como uma virose, por exemplo.

Ou seja, há vários custos que são acumulados em uma ida ao PS, desde manter uma sala de emergência a postos, remunerar diferentes profissionais da saúde para estarem prontos para qualquer situação e até mesmo ter várias medicações preparadas para as emergências, de um AVC a uma perna quebrada.

Uma virose não necessita, geralmente, de tudo isso para ser tratada, já que o próprio sistema imunológico dá conta dos vírus. O que precisamos é manter hábitos de vida saudáveis para facilitar o trabalho das células de defesa – e isso a gente consegue fazer de casa mesmo, com uma alimentação adequada, exercícios físicos na rotina, boas noites de sono, etc.

Como reduzir a inflação médica?

Usar os recursos disponíveis de forma mais certeira, como ir ao PS apenas quando for realmente necessário ou buscar os profissionais de saúde mais indicados, é um jeito de manter a inflação médica mais baixa. E é exatamente isso que a Alice faz.

Os nossos membros {como chamamos os pacientes} têm acesso, pelo Alice Agora no app, ao Time de Saúde – equipe formada por médicos(as) e enfermeiros(as) preparados para tirar qualquer dúvida relacionada à saúde, além de incentivar hábitos saudáveis sempre.

Ou seja, os membros da Alice não precisam correr ao PS para saberem o que está acontecendo com a própria saúde porque eles têm uma equipe pronta para respondê-los e ajudá-los a tomarem as melhores decisões diretamente no app. Incrível, né?

O que influencia a inflação médica?

Custos dos produtos e serviços, além da frequência de uso, são alguns dos fatores que influenciam a inflação médica, mas há outros:

  • Aumento nos preços de insumos médicos, como remédios, equipamentos e materiais usados em cirurgias ou outros procedimentos;
  • Envelhecimento da população e, com isso, o aumento na frequência de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer;
  • Remuneração dos profissionais de saúde;
  • Avanços tecnológicos, que podem facilitar o tratamento, mas são mais complexos de serem implementados.

Inflação médica, VCMH e CMH: quais as diferenças?

Há vários índices que calculam a inflação – seja a do tipo dos custos nos supermercados ou aquela dos custos médicos.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é um dos índices mais conhecidos no Brasil, pois calcula as variações de vários serviços, como moradia, alimentação e transporte. {Quem já alugou um apartamento pode ter reparado que, anualmente, o preço aumenta com base em um índice, normalmente o IPCA}.

Para a inflação médica, há dois principais: VCMH e CMH. Vamos às siglas:

CMH

Significa Custo Médico Hospital e ele calcula despesas médicas hospitalares de beneficiários de planos de saúde, durante um determinado período.

VCMH

É Variação de Custos Médicos Hospitalares e mede, além da variação, a frequência de utilização. É a chamada inflação médica.

Isso não impede que outros índices sejam levados em consideração, ok? Aí entram o próprio IPCA, mas também o IPM-H (Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais).

E quem se baseia em todos estes índices para calcular a inflação médica no Brasil é o Instituto de Estudos em Saúde Suplementar, organização sem fins lucrativos.

Como a inflação médica aumenta o preço dos planos de saúde?

Com base em tudo isso que a gente viu aqui em cima, não é à toa que, de tempos em tempos, os planos de saúde sofram um reajuste nos preços.

Mas há regras para isso, e quem determina o quanto um plano de saúde pode ser reajustado e em quais momentos é a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Segundo o órgão regulatório, há dois tipos de reajustes principais dos planos de saúde: o anual e por faixa etária, e as regras de cada um variam conforme o tipo de plano, se é individual ou empresarial, por exemplo.

Como funciona o reajuste na Alice?

Na Alice, os reajustes financeiros dos planos empresariais são feitos de acordo com a quantidade de pessoas beneficiadas.

E o nosso diferencial: usamos o IPCA anual no cálculo, o que traz mais segurança, transparência e previsibilidade.

Entre 1 e 29 pessoas: não há teto para o reajuste, e o cálculo é feito a partir de um pool das empresas com o mesmo tamanho que são cuidadas pela Alice, seguindo as regras da ANS.

Entre 30 e 99 pessoas: o cálculo é feito a partir de um pool das empresas com o mesmo tamanho e o teto é 2 vezes o IPCA. Se a empresa tiver um plano com reembolso, esse reajuste é individualizado, sem teto.

Mais de 100 pessoas: não há teto para o reajuste, e o cálculo é individualizado para cada empresa.

E o que é levado em consideração no reajuste para planos empresariais? Apenas as despesas da atenção secundária, como os especialistas de clínicas e ambulatórios, e da terciária, que é o cuidado oferecido por hospitais, como internações e cirurgias.

Ou seja, todo o cuidado recebido via Time de Saúde, voltado à prevenção e promoção de saúde no dia a dia, não é calculado nos custos do reajuste. E se considerar que 83% das queixas dos membros são resolvidas sem ninguém precisar ir para o pronto-socorro, vale muito a pena ter um plano da Alice para sua empresa!

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos