Uma das funções da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é mediar a relação entre operadoras de saúde e beneficiários.
Aqui entra a NIP, um instrumento de mediação usado pela agência para dar a oportunidade à operadora de resolver os possíveis conflitos de forma administrativa e consensual.
A seguir, você saberá mais sobre como a NIP da ANS funciona.
O que é uma NIP na ANS?
NIP é sigla para Notificação de Intermediação Preliminar. É um instrumento criado pela ANS para resolver atritos entre os beneficiários dos planos de saúde e as operadoras que ofertam os planos, incluindo as administradoras de benefícios.
Ela é chamada de “preliminar” porque dá a oportunidade das duas partes se resolverem de forma consensual, antes que um processo administrativo seja aberto, que é quando a própria agência investiga a situação.
Dessa forma, a ANS consegue não só regular o setor, mas também ter visão de como operadoras e clientes estão se relacionando.
A partir do momento que uma reclamação é registrada, a ANS gera uma NIP e envia uma notificação automática para a operadora de saúde, que tem 10 dias úteis para responder no portal da agência. A partir daí, o consumidor tem mais 10 dias úteis para dar a sua réplica.
E depois da NIP?
A ANS fica de olho para saber se a situação foi ou não resolvida {e se foi resolvida dentro do prazo}. Caso a pessoa que fez a reclamação confirme a solução ou não responda, a agência inativa a NIP.
A NIP é considerada não resolvida se a operadora não responder, se a ANS entender que há indícios de infração ou se o beneficiário informar que a demanda não foi resolvida.
Nesses casos, a reclamação vira um processo administrativo e um fiscal da ANS irá analisar tanto a reclamação do beneficiário quanto a resposta da operadora de saúde.
Tipos de NIPs
Segundo a ANS, existem dois tipos de NIPs:
NIP assistencial
Quando o conflito é referente a alguma questão de cobertura assistencial, como problemas para cumprir o rol de procedimentos e carência.
NIP não assistencial
Quando a questão a ser resolvida está ligada a outros temas que não estão relacionados a cobertura assistencial, mas que ainda assim o beneficiário precise de intermediação.
É o caso de reclamações sobre contratos, mensalidades e reajustes.
Quando uma NIP precisa ser feita?
Ela é uma ferramenta útil para aquelas situações nas quais não há acordo entre beneficiários e operadoras de saúde. Aí, a ANS entra para moderar o conflito.
Mas, quando as duas partes resolvem entre si, as NIPs não são necessárias. Por isso é tão importante escolher um plano de saúde que leve a sério o atendimento ao consumidor – ou, como a gente chama aqui na Alice, pessoa membra. Afinal, mais do que consumir, aqui você tem sua saúde cuidada de verdade.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.
E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.
O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.
Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.
Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?