Conheça nossos planos de saúde

O que faz o técnico de enfermagem?

Técnicos de enfermagem têm papel-chave no cuidado da saúde das pessoas.

Amanda Milléo
| Atualizado em
4 min. de leitura
O que faz o técnico de enfermagem?

O que faz o técnico de enfermagem?

Tamanho do texto

Na área da saúde, há diferentes profissões dedicadas a cuidar das pessoas e torná-las mais saudáveis, e cada uma delas tem um papel-chave.

E quais são as atribuições dos técnicos de enfermagem? Bora ver alguns exemplos!

Quando você precisa de um exame de sangue, quem coloca a agulha no seu braço é o técnico {ou os auxiliares de enfermagem, em alguns casos}. O mesmo vale para outros exames de coleta de amostras e também para procedimentos menos invasivos, como o teste de bioimpedância, que analisa a composição corporal. 

O atendimento de pessoas com a saúde mais crítica e que estão internadas nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) também pode ser de responsabilidade dos técnicos de enfermagem. Da mesma forma, esses profissionais podem contribuir com as ações de controle de doenças transmissíveis {como na pandemia da covid-19}, em programas de vigilância epidemiológica, visando a prevenção e o controle de infecções hospitalares.

“O técnico contribui com o planejamento e a orientação ou a supervisão das atividades. A equipe de enfermagem dentro de uma UTI, por exemplo, é composta por enfermeiros e técnicos”, explica Walkirio Almeida, chefe da divisão de fiscalização do exercício profissional do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

De forma geral, sejam enfermeiros, técnicos ou auxiliares, os profissionais da categoria da enfermagem atuam com um objetivo em comum: o cuidado com as necessidades de saúde de todos, tanto para doenças já instaladas ou na sua prevenção. 

Quais as atividades do técnico de enfermagem?

Todas as atividades desempenhadas pelos técnicos de enfermagem são feitas sob supervisão dos enfermeiros. Isso está descrito na lei 7498, de 1986, que regulamenta a profissão, além das demais categorias, como os enfermeiros e os auxiliares de enfermagem. 

De acordo com a lei, o técnico de enfermagem exerce atividades de nível médio, que envolve “orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem”. Dentre as atividades, estão descritas: 

  • Participar da programação da assistência de enfermagem;
  • Executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do enfermeiro;
  • Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar;
  • Participar da equipe de saúde. 

Curso de técnico de enfermagem: qual é a formação e duração?

Para ser técnico de enfermagem, é preciso passar por um curso técnico, com duração de dois anos. Só pode entrar no curso quem tiver o ensino médio concluído. 

Em comparação, a formação do auxiliar de enfermagem exige um curso de apenas 15 meses, e o nível educacional necessário para acessar o curso é o ensino fundamental completo. 

No caso do enfermeiro, por ser um curso de nível superior, os interessados devem passar pela graduação, com 4.000 horas divididas em cinco anos de estudo. 

São essas diferenças na formação que determinam as responsabilidades e os deveres de cada categoria profissional. “O técnico de enfermagem pode fazer tudo que o auxiliar faz, já que o técnico é mais preparado”, explica Almeida. 

Técnicos de enfermagem no Brasil

Os técnicos representam a maior parte dos profissionais da enfermagem no país, de acordo com números do Cofen. Há, segundo dados de julho de 2022, mais de 1,5 milhão de técnicos de enfermagem atuando – 58,8% de todos os  profissionais de enfermagem. 

Em relação às demais categorias, 24,5% são enfermeiros e 16,5% são auxiliares. Ao todo, o Brasil tem 2,7 milhões de profissionais de enfermagem. Na Alice, há 16 técnicos de enfermagem que atuam apenas presencialmente nas duas unidades da Casa Alice, em São Paulo.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos