Sua saúde

Ânsia de vômito: o que causa e como tratar? Descubra agora

Causas da ânsia de vômito podem ser desde um sintoma de uma intoxicação alimentar até de uma infecção, como a covid-19.

Ânsia de vômito: o que causa e como tratar? Descubra agora

Tamanho do texto

As sensações são velhas conhecidas e podem acontecer com qualquer pessoa em algum momento da vida: a gente começa a suar frio, tem uma salivação excessiva, sente uma fraqueza e lá vem aquela inquietude… Essa série de incômodos configura o que popularmente se chama de ânsia de vômito, estado em que ficamos quando estamos prestes a colocar “tudo pra fora”.

O que causa a ânsia?

O termo técnico usado para a ânsia de vômito é náusea. E as causas são variadas, já que é um sintoma bastante inespecífico, segundo Luís Antônio Soares Pires Filho, médico da família e comunidade da Alice.

Os principais são:

  • Intoxicação alimentar: quando a pessoa ingere um alimento contaminado ou com substâncias tóxicas, o corpo reage a essa intoxicação. Para se proteger, gera a náusea e, posteriormente, o vômito.
  • Intoxicação alcoólica.
  • Infecções em geral: entram aqui os quadros virais de influenza e covid-19, casos bacterianos, como amigdalite, e até mesmo infecções respiratórias ou no corpo que podem ter a náusea como um dos sintomas.
  • Vertigem: pode vir acompanhado desse sintoma, que é característico de problemas no labirinto. É muito comum a náusea se manifestar em casos de sensação de perda de equilíbrio e tontura.
  • Efeito colateral de medicação: há remédios que podem causar náusea, como antibióticos, antidepressivos, anticoncepcionais, medicamentos para a dor e até mesmo algumas vitaminas. Um caso clássico é a náusea como efeito colateral do tratamento quimioterápico contra o câncer.
  • Gravidez: é muito comum gestantes apresentarem náuseas no início da gravidez. Algumas grávidas sofrem até de hiperêmese gravídica, que é a náusea incontrolável durante a gestação.
  • Doenças gastrointestinais: refluxo gastroesofágico, gastrite, entre outras.
  • Problemas compressivos do trato gastrointestinal: como tumores.
  • Problemas de obstrução intestinal.
  • Problemas neurológicos.
  • Enxaqueca.

Algumas situações de náusea, portanto, podem ser preveníveis, como consumir sempre alimentos seguros e higienizados e evitar se expor a situações que possam desencadear o sintoma, como inalar fortes cheiros ou consumir muito álcool.

Como tratar a ânsia? 6 dicas

Dentre os medicamentos utilizados para tratar a náusea estão os antieméticos e os procinéticos, que ajudam a reduzir o mal-estar e a controlar a possibilidade do vômito. E a escolha do medicamento vai  depender da causa para a ânsia, explica o médico da família.

Mas há outras medidas não farmacológicas que podem ser adotadas para melhorar o enjoo:

1) Manter-se bem hidratado

Um dos maiores problemas da náusea e do vômito é a desidratação. Vale tentar melhorar a ingestão de líquidos e, sempre que tiver alguma dificuldade para beber água, fazer pausas e tomar os goles menores em intervalos de 15 a 30 minutos.

2) Manter-se bem alimentado

O ideal é preferir alimentos mais leves, em pequenas quantidades e de forma fracionada, conforme a pessoa se recupera do quadro. Em geral, é mais fácil aceitar alimentação mais pastosa do que alimentos sólidos ou muito pesados.

3) Preferir alimentos ricos em carboidratos mais simples e mais salgados

Um exemplo é a bolacha de água e sal, que é bem tolerada nesses quadros e ajuda a dar uma “acalmada” no estômago.

4) Gengibre

Apesar de ser uma receita antiga, e não ter estudos assertivos sobre sua eficácia, o consumo da planta pode ajudar em casos de náusea, sobretudo nas formas de raiz, xarope, ou mesmo bala.

5) Evitar alimentos com gordura

No geral, alimentos gordurosos tendem a agravar a sensação de enjoo.

6) Evitar cheiros muito fortes

Sobretudo pessoas que podem ter uma sensibilidade especial, como gestantes, pessoas que sofrem vertigem e quem tem enxaqueca.

A náusea pode ser um problema crônico?

A náusea costuma se manifestar de forma aguda (que começa de forma súbita e tem curta duração) e depois melhora com um tratamento medicamentoso ou com hidratação e alimentação corretas.

No entanto, há algumas situações específicas em que a pessoa pode sofrer de náusea crônica (que dura mais tempo) por estar com alguma doença que cause esse sintoma ou por estar em algum tratamento que não pode ser interrompido, a exemplo da quimioterapia.

Em alguns casos, explica o médico da Alice, o uso de tipos específicos de antidepressivos pode conter esse tipo de náusea crônica.

Quando devemos procurar ajuda médica?

O maior problema causado pela náusea é a desidratação, pois a pessoa perde muita água ao vomitar. Outro ponto de atenção a se observar é se os sintomas de enjoo não passam mesmo depois da medicação e do tempo transcorrido.

“Na maior parte das vezes é feito o tratamento sintomático, reforçado a hidratação e a pessoa pode terminar o tratamento em casa. Mas quando ela não consegue se manter hidratada ou alimentada, é interessante buscar um profissional, pois são sinais de gravidade”, explica Filho.

Outros pontos de atenção que podem motivar uma ida ao pronto-atendimento:

  • Sensação de fraqueza;
  • Sonolência excessiva, sem conseguir se manter acordada;
  • Não conseguir se hidratar;
  • Perceber que está sem lágrima ou sem saliva (sinal de desidratação);
  • Observar que está “secando” de tanto vomitar;
  • Apresentar muita dor abdominal por conta da vômito;
  • Apresentas sintomas além da náusea que não melhoram com o tratamento.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal