Conheça nossos planos de saúde

Como aliviar a rinite com estes pequenos hábitos

Dá para aliviar congestão nasal, coceira na garganta e outros sintomas da rinite com pequenos hábitos; saiba quais.

Ana Araujo
| Atualizado em
8 min. de leitura
Pessoa passando um pano sobre uma superfície

Pessoa passando um pano sobre uma superfície

Tamanho do texto

Aquela sinfonia de fungadas e espirros, coceira na garganta e no nariz típica da rinite alérgica pode ser provocada por diversos fatores, incluindo poeira, perfumes, ácaros e até alguns alimentos.

A medida mais óbvia para evitar as crises é fugir dos gatilhos. Mas como fazer isso? Alguns hábitos ajudam nessa missão e, de quebra, podem também aliviar os sintomas da rinite — é só colocá-los na rotina. Seu nariz agradece!

1) Lavagem nasal contra rinite hoje, amanhã e sempre

Do mesmo jeito que tomar banho deixa o corpo limpinho, lavar o nariz também livra a região de micro-organismos, do muco e de agentes que causam alergia e irritam, chamados de alérgenos, como perfumes, fumaça, pólen e produtos químicos.

“A lavagem nasal também deixa a mucosa do nariz hidratada e ajuda a regular sua temperatura. E há estudos indicando que a lavagem nasal frequente melhora a função das células da mucosa da região, ajudando-as a mover o muco nasal de forma mais eficiente”, conta Luís Antônio Soares Pires Filho, médico de família e comunidade e membro do time de Health Excellence da Alice. 

Não à toa, a lavagem nasal é citada como tratamento para rinite por documentos importantes para os profissionais da área, caso do IV Consenso Brasileiro de Rinites, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), e o European Position Paper on Rhinosinusitis and Nasal Polyps

Olha só como é fácil lavar o nariz com soro fisiológico:

2) Evite os alimentos que pioram a rinite

“Para algumas pessoas, comidas quentes, condimentadas ou apimentadas podem causar a chamada rinite gustatória ou gustativa, com os sintomas típicos das crises dessa doença”, explica Priscila Megumi Takejima, membra do Departamento Científico de Rinite da Asbai. 

Pimenta caiena, raiz forte (wasabi), cebola e alho são alguns dos alimentos que podem provocar espirros e afins.

Alergias alimentares também podem desencadear sintomas de rinite, que podem vir acompanhados de outros sintomas, como tosse, coceira, vermelhidão, azia e diarreia.

“Alimentos que estão mais comumente associados a alergias, como leite, amendoins e frutos do mar, podem causar esse problema. Nesses casos, o melhor tratamento é evitar o consumo daquilo que você identificou que causa as crises”, pontua Filho. 

3) Para aliviar a rinite no inverno, tente isso

Quando chega o frio, é hora de tirar os cobertores e casacos do armário. Só que, junto a eles, também vêm os ácaros e a poeira acumulados ao longo do ano — e quem tem alergia a essa turma costuma sofrer bastante. 

Para evitar chegar a este ponto, Filho aconselha deixar as peças pesadas bem ventiladas e lavá-las regularmente antes do frio chegar. Outra dica é priorizar edredons ou mantas de microfibra, que tendem a acumular menos poeira.

“E quando for guardar as roupas, mantenha-as ensacadas em embalagens plásticas ou sacos de vinil e capas impermeáveis.”

Além da rinite alérgica, existe a chamada rinite vasomotora. “O ambiente mais frio e seco também pode irritar as mucosas e desencadear os sintomas respiratórios, principalmente com a mudança brusca de temperatura”, acrescenta Takejima. 

Ainda não existe solução para essa questão, mas intensificar a rotina de lavagem nasal ajuda a manter a mucosa limpa, hidratada e na temperatura adequada, aliviando os sintomas. 

“Se der tempo, pode lavar o nariz duas, três, até quatro vezes ao dia. E evite banhos muito quentes, pois quanto mais próxima a temperatura da água da temperatura corporal, menor a chance de esse choque ocorrer”, indica o médico de família.

4) Um nariz bem hidratado é o carro-chefe contra a rinite

Esteja o tempo seco ou úmido, manter as mucosas nasais felizes e hidratadas é uma das medidas mais simples contra a rinite. 

Além de fazer lavagem nasal, evitar a exposição ao ar-condicionado, que resseca o ar, e ingerir bastante líquido para ajudar a diluir o muco são outros cuidados que devem ser mantidos, segundo Takejima.

Fazer inalação não é tão eficiente contra a rinite quanto essas medidas. Porém, quando o ar estiver seco {seja por condições climáticas ou ar-condicionado}, usar um umidificador de ambiente com moderação pode ajudar.

“Apenas tome cuidado para não abusar desse recurso, já que o excesso de umidade no cômodo pode fazê-lo acumular mofo”, alerta o médico da Alice.

Descongestionante nasal vicia? Entenda o risco {e como escapar dele}

5) Limpe os ambientes corretamente 

Existe um mundo ideal e um mundo possível. “Idealmente, é recomendado higienizar as superfícies diariamente com um pano úmido, principalmente o chão, mas sei que isso pode estar longe da realidade”, brinca o médico Luís Antônio Soares Pires Filho. 

Essas são as principais recomendações dos médicos:

  • Lave as roupas de cama de uma a duas vezes por semana e, se possível, seque-as no sol;
  • Evite vassouras, espanadores e aspiradores de pó comuns — aparelhos com filtro HEPA são uma boa, já que evitam que ácaros, fungos e bactérias voltem ao ambiente depois de aspirados;
  • Passe o aspirador de pó de uma a duas vezes por semana;
  • Nem sempre é necessário apelar para os produtos de limpeza para alérgicos: panos úmidos resolvem boa parte dos problemas de limpeza da casa;
  • Na hora de limpar o banheiro e a cozinha, prefira produtos em pasta, líquidos ou sabão em pó misturado na água, já que produtos em spray podem ser gatilho para crise de rinite em algumas pessoas;
  • Não se esqueça de limpar o estrado da cama — dar aquele trato a cada 15 dias ajuda a aliviar a poeira no quarto;
  • Identificou mofo e umidade? Extermine-os com a misturinha da médica Priscila Megumi Takejima: “Aplique uma solução de água sanitária diluída até resolver definitivamente a causa do mofo, que pode ser uma infiltração.”
  • Abra as janelas! Ventilar bem os ambientes evita a umidade, que é tão amada pelos ácaros e fungos. Além de evitar o acúmulo de outros vilões da rinite, como cheiros fortes e fumaça.
Planner de Controle de Hábitos

6) Decoração de casa à prova de alergia

“É interessante evitar tapetes, carpetes, cortinas, pufes e almofadas. Dê preferência a pisos laváveis, como cerâmica, vinil e madeira, e cortinas do tipo persianas ou de um material que possa ser limpo com pano úmido”, recomenda Filho.

Se não deu para fugir do carpete {ou você não abre mão de um tapete de respeito}, o jeito é aspirá-los duas vezes por semana.

“Também é aconselhável evitar brinquedos de pelúcia, estantes de livros, móveis e objetos desnecessários que possam acumular ácaros e poeira”, arremata Takejima. 

Ah, se tiver alguma infiltração em casa, é bom dar um jeito. “Verifique periodicamente as áreas úmidas da casa, como banheiro, incluindo cortinas plásticas do chuveiro, embaixo das pias etc.”, indica ela.

7) Chá para rinite funciona?

“Há algumas evidências de que chá de gengibre, canela e hortelã podem ajudar com os sintomas de rinite e alergias em geral, mas só se a pessoa não tiver alergia a eles”, diz Filho. No entanto, ele reforça que fitoterápicos em geral {incluindo esses chás} devem ser evitados por gestantes.

Veja também: Como tratar rinite alérgica? Conheça os remédios mais usados

8) Perfume é algo pessoal {até em caso de alergia}

De acordo com Takejima, a ciência ainda não conseguiu bater o martelo sobre a influência dos perfumes e outras partículas chamadas de irritantes não alergênicos {que também incluem outros odores fortes, ar-condicionado, produtos de limpeza e inseticidas} nas crises de rinite

Mas não dá para invalidar o que uma pessoa sente quando alguém passa com aquele perfumão sentido a léguas de distância. 

“Por isso, a orientação aos pacientes tem que ser feita caso a caso, com o bom senso, de acordo com a percepção do indivíduo sobre o que desencadeia suas crises”, afirma. 

Em outras palavras, conhecer a si mesmo {e seus gatilhos de rinite} ajuda muito.

“Em geral é melhor evitar perfumes e aromatizadores e, se for imprescindível usar algum perfume ou algo com odor, descubra o que é tolerável testando os cheiros mais suaves {e sempre com um antialérgico por perto}”, completa Filho.

9) Como aliviar a rinite na hora de dormir?

O segredo é diminuir a poeira no quarto, aumentar a ventilação e escolher os itens certos. “A cama é um dos focos principais para reduzir os agentes que provocam alergia. Vale evitar travesseiro e colchão de paina ou pena e dar preferência àqueles que sejam de espuma, fibra ou látex. Use capas impermeáveis ou de vinil nos colchões e travesseiros”, recomenda Takejima.

Ah, e lembre-se do que já foi dito sobre limpeza e decoração à prova de rinite! 

“Acima de tudo, é fundamental ficar longe da automedicação e procurar assistência se a congestão nasal for persistente ou vier acompanhada de secreção densa e amarelada ou sangramento”, orienta a médica.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,67 / 3 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos