Conheça nossos planos de saúde

Como escolher um médico? Confira nossas dicas

Quem nunca sofreu em frente a uma lista infinita de profissionais para marcar uma consulta? A Alice tem uma solução.

Amanda Milléo
| Atualizado em
5 min. de leitura
Como escolher um médico? Confira nossas dicas

Como escolher um médico? Confira nossas dicas

Tamanho do texto

Quem precisa marcar uma consulta via plano de saúde tradicional tem nas mãos a desafiadora missão de encontrar, sozinho, o profissional certo. 

Isso não significa apenas achar alguém com a especialidade que a gente imagina que seja a mais adequada para a condição ou que atenda pelo plano de saúde – o que já é uma grande tarefa. Mas também saber que aquele médico, fisioterapeuta ou nutricionista é qualificado e digno de confiança. 

E se o profissional se diz especialista em uma área, mas não for? {Infelizmente acontece} Ou se ele(ela) for muito bom, mas não tiver datas disponíveis para consultas nos próximos meses? E se o consultório estiver a quilômetros de distância? E se nem for a especialidade mais adequada e todo mundo só perdeu tempo nesse processo? É fácil não saber para onde correr quando todas as portas parecem se fechar, né? 

Como achar um bom médico?

Seja em consulta particular ou nos planos de saúde tradicionais, achar um bom médico exige ter uma habilidade importante: saber pesquisar. Confira algumas dicas para tentar facilitar esse processo:

Como buscar a especialidade do médico?

Nas redes sociais, é fácil dizer que se é especialista em uma área sem que isso seja exatamente verdade. Mas há formas de confirmar {antes de marcar a consulta}.

Uma delas é por meio do site do CFM (Conselho Federal de Medicina CFM). Dentro da aba de “serviços”, há um campo de busca chamado “Busca por médicos”, no qual é possível encontrar os profissionais a partir dos seus nomes, número do conselho ou cidades em que atuam. 

Nos resultados, a plataforma detalha se o profissional está com o registro ativo ou inativo, além da área de atuação e especialidade {caso a pessoa tenha cadastrado essas informações}. 

Outra forma de confirmar é buscar pelo nome do profissional diretamente nos sites das especialidades médicas. 

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), por exemplo, traz um campo parecido com o do CFM para a busca dos especialistas na área. 

Talvez você encontre a expressão “TE” (título de especialista) + a letra da especialidade ou “RQE” (registro de qualificação de especialidade), e está tudo certo. Um exemplo é o site da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que traz o termo TEC (título de especialista em cardiologia) no campo de busca pelos profissionais. 

Como saber se o médico atua nas universidades?

Quem busca profissionais que, além de atuarem nas clínicas e hospitais, sejam pesquisadores, o melhor caminho para achá-los é via Lattes

O Lattes é uma plataforma do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que reúne todas as bases de dados dos currículos de pesquisadores brasileiros, bem como os grupos de pesquisas e as instituições que atuam.

A partir do nome do profissional, é possível descobrir em quais instituições de ensino estudou, quais são as linhas de pesquisa que estuda e quais outros pesquisadores atuam em conjunto no mesmo tema. 

E mesmo se alguém não souber os nomes dos pesquisadores, mas tiver interesse em saber quem estuda uma determinada condição no Brasil, a plataforma permite que a busca seja feita usando apenas o assunto. 

Planner de Controle de Hábitos

Como escolho os médicos na Alice?

Se as dicas anteriores pareceram trabalhosas {porque de fato são!} e só trouxeram preguiça e cansaço, você precisa conhecer a Alice.

Na Alice, que é uma gestora de saúde, os membros têm acesso aos profissionais do Time de Saúde a qualquer hora do dia {ou da noite}, para tirar qualquer dúvida sobre o próprio cuidado. 

Se bateu o dedinho no canto do sofá {quem nunca?} e não sabe se corre pro pronto-socorro ou tenta achar um ortopedista, o membro da Alice só precisa acionar o Alice Agora via app da gestora de saúde e perguntar {via texto, áudio ou mesmo foto, se preferir}. 

Um time formado por enfermeiros e médicos vai, prontamente, analisar a situação e direcionar ao melhor caminho, a partir da coordenação do cuidado. Se a melhor opção for visitar um ortopedista, a Alice também oferece aos membros a lista com os melhores profissionais. Eles compõem a nossa rede credenciada, que chamamos carinhosamente de Comunidade de Saúde

Não será, portanto, uma lista infinita {daquelas que não se sabe por onde começar, e acaba acionando os profissionais na ordem alfabética ou aqueles com o consultório mais perto de casa}. Mas com toda certeza serão os profissionais mais qualificados. Afinal, na Alice, todo mundo passa por um processo seletivo rigoroso antes de poder atender os membros, sabia? 

Na seleção, a Alice checa alguns pontos do currículo do especialista, como:

  • Anos de atuação e experiência;
  • Nível acadêmico {residências, mestrado, doutorado e pós-doutorado};
  • Formações adicionais {títulos, especializações, estágios e afins};
  • Engajamento no meio acadêmico {preceptoria, docência, publicações científicas etc};
  • Alinhamento à atenção primária, medicina baseada em evidências e ao Value-Based Healthcare, modelo de saúde da Alice baseado em valor. 

Ou seja, os membros da Alice jamais estarão sozinhos na jornada de encontrar o profissional de saúde mais adequado e, quando os acharem, não serão atendidos por profissionais sem uma qualificação adequada ou que não estejam alinhados às virtudes da Alice. 

Quer saber como é uma consulta com os especialistas da Alice? Spoiler: é como se fosse uma consulta particular. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos