Conheça nossos planos de saúde

O que é e como usar o suplemento gel de carboidrato?

O produto é uma forma prática e eficiente de repor a energia em treinos longos e contínuos, mas seu uso precisa ser estratégico

Time Alice
| Atualizado em
5 min. de leitura
O que é e como usar o suplemento gel de carboidrato?

O que é e como usar o suplemento gel de carboidrato?

Tamanho do texto

É muito comum em atividades esportivas de longa duração, como maratonas ou provas de ciclismo, vermos atletas puxando um sachê do bolso e o consumindo ali mesmo, sem parar o exercício. Mas o que tem dentro dele? Trata-se do gel de carboidrato, uma forma prática e eficiente de repor as energias durante exercícios contínuos e que duram mais que uma hora.

Por vir em um pequeno sachê, a substância não pesa e é muito fácil de ser armazenada e carregada no bolso dos shorts ou nas pochetes esportivas. E, apesar do volume reduzido, a dose do gel possui uma quantidade concentrada da substância (em média, de 18g a 25g por sachê).

Por que tomar gel de carboidrato?

O carboidrato é o principal combustível do nosso corpo, que usa a glicose como a principal fonte de energia, sobretudo em atividades mais longas.

Se, em vez do carboidrato, o atleta optar por consumir uma proteína ou uma gordura durante o treino, ambas passam por um processo mais demorado dentro do organismo até conseguirem ser utilizadas como fontes de energia.

“Dependendo do tempo que o atleta tem de atividade, não vai ser suficiente para virar energia. Não deu nem tempo de o corpo usá-los e a prova já terá acabado. Usamos mais carboidratos durante o treino por ter uma velocidade de absorção de média a rápida, o que ajuda a repor logo”, explica Vinicius Fernandes, nutricionista da Alice.

Para facilitar o processo, o suplemento deve ser consumido em temperatura ambiente e não gelado. Do contrário, pode ficar mais denso e dificultar a ingestão. Segundo Fernandes, o ideal é beber água na sequência para amenizar o sabor e garantir que a substância viscosa seja bem absorvida.

Por falar em sabor, existe gel para todo tipo de gosto: açaí, banana, laranja, frutas vermelhas… “Normalmente, as pessoas preferem sabores mais cítricos, que são mais bem tolerados e menos enjoativos do que os mais doces. Mas tem diferentes opções, de baunilha a tangerina”, diz.

Quando é indicado tomar gel de carboidrato?

Normalmente, o gel é usado para atividades longas (acima de uma hora de duração) e contínuas. Portanto, não faz sentido ser consumido na academia em um treino de musculação, quando há pausas, nem em uma corrida intervalada.

“Mas se formos pensar em qualquer outro esporte, como um treino funcional em que se pega peso, faz corrida, salto e leva duas horas, aí faz sentido usar o gel. Apesar dos intervalos, esses são exercícios que têm normalmente uma duração maior ou uma intensidade muito alta. Ou, se a pessoa deseja correr 10 quilômetros e demora uma hora e meia para isso, pode ser uma opção, já que ela fica muito tempo em atividade”, explica Fernandes.

Um alerta muito importante: quem nunca tomou o gel de carboidrato não deve tomá-lo no dia de provas. Nunca escolha uma competição para estrear seus novos acessórios, e isso vale também para tênis, roupas e equipamentos.

O gel de carboidrato pode causar dor de barriga?

Sim! E nada mais desagradável do que sentir vontade de ir ao banheiro no meio de um treino ou, pior ainda, durante uma competição.

Isso pode ocorrer porque os carboidratos presentes no gel são justamente os mais simples, já que a ideia é que sejam rapidamente absorvidos. Então, se o atleta consumir somente esse tipo da substância durante a atividade, que tem poucas fibras, é comum que o intestino precise “soltar” o seu conteúdo.

Para evitar essa situação, o ideal é, se possível, variar as fontes de carboidrato, alternando o gel com alimentos sólidos, a exemplo de banana, bananada, frutas secas, pão de bisnaguinha etc.

Quanto gel de carboidrato é indicado consumir?

A recomendação é entre 30g e 60g de carboidratos por hora de atividade, explica o nutricionista. Mas há pessoas que preferem consumir menos do que isso, justamente para não “soltar” o intestino em momentos inapropriados.

Segundo Fernandes, vale fazer testes de preferência e de tolerância da quantidade de carboidratos antes de provas importantes. “A ideia é manter a energia, ter combustível durante o treino, só que não ser demais a ponto de ter que ir embora antes de terminar a prova.”

[Baixe Grátis] Planilha de corrida para iniciantes'
Baixar agora

Por que alguns contêm cafeína?

A cafeína é um tipo de substância ergogênica, que são aquelas que aumentam o potencial de trabalho do nosso corpo, melhorando o rendimento e diminuindo a percepção de esforço.

“A substância tenta, de certa forma, ‘enganar’ o nosso corpo. Muitas vezes a gente consegue treinar um pouco mais, ter um pouco mais de rendimento no treino por conta disso”, diz o nutricionista.

O gel de carboidrato engorda?

O que faz uma pessoa ganhar peso é consumir mais calorias por dia do que o gasto calórico durante as atividades diárias. “O gel tem uma quantidade de calorias que contam no cálculo diário. Mas não é o gel, sozinho, que vai engordar. É a somatória do dia inteiro. O gel em si tem um potencial relativamente pequeno para engordar”, afirma.

Quais as contraindicações para o uso do gel?

Em geral, não há contraindicações no consumo. No entanto, pessoas com diabetes ou pré-diabetes devem consultar os profissionais de saúde que as acompanham para obter uma liberação para o uso do carboidrato.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos