Conheça nossos planos de saúde

Gripe e resfriado: quais são as diferenças? Saiba agora

Embora ambas sejam infecções respiratórias, gripes e resfriados são causados por vírus diferentes, além de terem tempos de recuperação únicos. Saiba mais.

Amanda Milléo
| Atualizado em
7 min. de leitura
Gripe e resfriado: quais são as diferenças? Saiba agora

Gripe e resfriado: quais são as diferenças? Saiba agora

Tamanho do texto

Gripe e resfriado podem até ter sintomas parecidos e confundir muita gente, mas não são a mesma doença.

Além de serem causados por vírus diferentes, o tempo de recuperação e o risco de complicação também não são os mesmos.

O que é gripe?

Gripe é o nome da doença causada pelo vírus da influenza, e há quatro tipos deles: A, B, C e D.

Os mais conhecidos são os do tipo A que englobam alguns subtipos famosos, como H1N1 {quem se lembra da gripe suína?}, H3N2 e H5N1.

Já os do tipo D não infectam seres humanos, apenas rebanhos de gado, segundo informações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Por ser uma infecção respiratória sazonal, a gripe surge com mais frequência nos períodos mais frios do ano. É nessa época que as pessoas costumam se aglomerar mais e em locais fechados, com pouca circulação de ar. Assim, as gotículas de saliva com o vírus saltam das bocas e narizes de quem está gripado durante um espirro ou tosse, chegando com mais facilidade às mucosas de pessoas saudáveis {e ninguém gosta do perdigoto alheio, né?}.

Quais são os sintomas da gripe?

  • Início súbito de febre;
  • Tosse, normalmente seca;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Mal-estar;
  • Dores de garganta;
  • Coriza.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os sintomas respiratórios tendem a aparecer entre o segundo e o quarto dias de sintomas.

Quanto tempo dura a gripe?

Os sintomas da gripe normalmente aparecem de forma súbita e desaparecem em até uma semana, segundo a OMS.

Isso não vale para a tosse, que pode durar duas semanas ou até mais.

Entre alguns grupos, há o risco de a doença se agravar — o que aumenta também o tempo de recuperação. Entram nessa lista:

  • Pessoas grávidas;
  • Crianças até os 5 anos;
  • Pessoas idosas;
  • Pessoas com doenças crônicas ou com problemas de imunidade (como os imunossuprimidos, quem passou por um transplante, por exemplo);
  • Profissionais de saúde.

Como tratar a gripe?

De forma geral, não é necessário nenhum tratamento específico para a gripe, já que o corpo dá conta de resolver a infecção sozinho.

Durante o período de sintomas, é importante reforçar a hidratação e manter o repouso.

E, antes de correr pros shots de imunidade, que tal dar uma chance para os hábitos mais saudáveis para prevenir novas gripes?

Manter uma rotina de exercícios físicos, por exemplo, pode aumentar a circulação sanguínea e a proliferação das células de defesa pelo corpo. Isso agiliza o papel da imunidade na hora que um agente infeccioso passa pela nossa barreira de proteção.

E a alimentação? Ela também tem papel importante na imunidade, mas não adianta ingerir os suplementos vitamínicos e achar que está tudo pronto. Frutas, verduras, legumes também têm que fazer parte das refeições todos os dias e, sempre que possível, deixar de lado os ultraprocessados.

Devem constar também neste checklist o sono {e quem precisar de uma ajudinha, a Alice tem um ebook gratuito completo com técnicas que ajudam a relaxar} e o manejo do estresse, sem falar na vacinação anual contra a gripe.

Quais os melhores remédios para a gripe?

Para pessoas que estão no grupo de risco (ou seja, há uma probabilidade maior de a doença se tornar mais grave), alguns medicamentos podem ser indicados. Aí o objetivo é evitar que a gripe se torne mais perigosa e leve a internações ou complicações.

Nestes casos, pode ser indicado o uso do fosfato de oseltamivir, que é mais conhecido pelo nome comercial Tamiflu. Vale lembrar que a indicação do medicamento deve ser feita por um profissional de saúde. Nada de automedicação, ok?

E, para quem não estiver no grupo de risco, há medicamentos que podem cuidar dos sintomas. Para isso, vale falar antes com um profissional de saúde.

O que é resfriado?

O resfriado também é causado por vírus, mas não é o mesmo da gripe. Neste caso, os culpados mais comuns são os rinovírus, embora outros tipos também possam desenvolver a doença, como o parainfluenza, o adenovírus e o vírus sincicial respiratório, que é mais comum em crianças.

Quais são os sintomas do resfriado?

  • Coceira no nariz ou irritação na garganta;
  • Espirros e congestão nasal;
  • Tosse;
  • Dores musculares;
  • Dores de cabeça;
  • Perda parcial ou total do olfato e do paladar;
  • Pressão nos ouvidos.

Tanto a gripe quanto o resfriado são infecções virais respiratórias e alguns sintomas são bem parecidos, embora possam surgir em momentos diferentes.

Os sintomas de febre e mal-estar, que são comuns na gripe, não aparecem com muita frequência entre quem está resfriado.

Quanto tempo dura o resfriado?

Menos tempo do que a gripe, entre dois a quatro dias, não passando de cinco.

E, assim como no caso da influenza, não é preciso nenhum tratamento específico para o resfriado. Basta reforçar a hidratação e o repouso, quando necessário.

Qual é a diferença entre gripe e resfriado?

  • Os sintomas da gripe tendem a aparecer de forma súbita {“do nada”}. Já o resfriado é mais discreto e os primeiros sintomas costumam ser uma coceira no nariz ou irritação na garganta, seguido dos espirros {sintoma comum às duas doenças}.
  • A gripe é causada pelo vírus influenza, enquanto o resfriado é causado por diferentes vírus, sendo o mais comum o rinovírus.
  • Enquanto os sintomas da gripe podem levar até duas semanas para passar, os sinais do resfriado tendem a ser mais curtos, de cinco dias.
  • Há maior risco de complicações e gravidade em um quadro de gripe do que de resfriado, especialmente entre pessoas do grupo de risco.
  • O resfriado é muito comum e pode aparecer o ano todo. Já a gripe é mais frequente durante os períodos mais frios.

Como prevenir a gripe e o resfriado?

Para prevenir a gripe, a medida mais indicada é se vacinar nas campanhas do Ministério da Saúde ou nas instituições privadas.

A vacinação recorrente é importante porque, todos os anos, o imunizante recebe uma nova composição, que é alterada de acordo com o vírus em maior circulação e com maior risco de disseminar naquele período.

Essa informação é repassada aos fabricantes das vacinas pela OMS, que é responsável por fazer a vigilância dos vírus em circulação nos hemisférios Norte e Sul.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina da gripe previne entre 70% a 90% dos casos da doença, mas não protege contra outras infecções respiratórias. É o caso do resfriado.

Contra o resfriado, a melhor proteção é manter medidas de higiene, como:

  • Lavar as mãos com água e sabão, ou com álcool em gel, especialmente antes de consumir qualquer alimento;
  • Se for espirrar ou tossir, cubra nariz e boca com lenço de papel. Se não for possível, use o braço ou as mãos {lembre-se da etiqueta da tosse!}, mas lave-as depois;
  • Evite, sempre que possível, tocar as mucosas dos olhos, nariz ou boca;
  • Não compartilhe objetos pessoais, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Alguém próximo está com sintomas de gripe ou resfriado? Mantenha distância se possível;
  • Percebeu que você está com sintomas? Evite sair de casa até que os sintomas passem;
  • Abra as janelas e prefira sempre ambientes bem ventilados;
  • Mantenha hábitos saudáveis e, se precisar de ajuda, a Alice tem uma planilha gratuita de controle de hábitos.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 4,29 / 7 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos