A yoga é uma prática milenar que, ao longo do tempo, ganhou muitas variações. E um das modalidades que vem crescendo é o hot yoga, no qual exercícios de força, equilíbrio e respiração são realizados dentro de uma sala aquecida.
A temperatura chega perto dos 40ºC para incentivar o suor, a perda de calorias e maior relaxamento dos músculos na hora do alongamento {o que previne lesões!}.
O que é hot yoga
Hot yoga é uma forma de yoga praticada em um ambiente aquecido e, geralmente, com alta umidade. O aquecedor fica entre 32ºC e 40ºC enquanto os praticantes executam uma série de exercícios.
“Hot yoga é uma variação do hatha yoga, vertente do yoga que se utiliza de posturas ou asanas. A prática é bem mais intensa do que numa sala convencional. Pode proporcionar aumento da força física e um melhor relaxamento”, explica a preparadora física Jacqueline Nusch, da Alice.
O calor torna a execução das posturas mais desafiadora. Além disso, como o propósito da yoga é sempre trabalhar corpo e mente, acredita-se que o ambiente aquecido incentive a concentração. A pessoa tem que fazer bastante esforço para se manter na postura indicada pelo professor e não dá para ficar distraído, pensando em outra coisa!
Benefícios da hot yoga
- Aumenta a força física;
- Tonifica os músculos;
- Melhora a flexibilidade;
- Proporciona maior amplitude aos movimentos;
- Queima calorias;
- Melhora a saúde cardiovascular;
- Ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue {e a prevenir diabetes!};
- Favorece a circulação;
- Incentiva a concentração;
- Trabalha o equilíbrio;
- Proporciona relaxamento durante o alongamento;
- Reduz o estresse.
Hot yoga emagrece?
Por ser uma prática que exige muito dos músculos e da capacidade respiratória, o hot yoga proporciona perda de calorias {já que o corpo precisa de mais energia para poder executar as posturas!}.
Um estudo da Universidade do Colorado (Estados Unidos) apontou que uma sessão de 90 minutos desse tipo de yoga pode queimar de 330 (mulheres) a 460 calorias (homens). Numa aula tradicional de yoga, a perda é estimada em 130 calorias, em média.
Mas será que essas cifras elevadas se devem ao calor do ambiente? Não necessariamente! Uma pesquisa recente mostrou que o que realmente faz diferença é a execução e a sustentação correta das posturas.
Hot yoga faz mal?
Para participar de sessões de hot yoga, é recomendável estar com bom preparo físico.
“É uma prática bem intensa, não indicada para pessoas sedentárias. A pessoa sem condicionamento físico pode sentir bastante desconforto ao respirar, por exemplo”, destaca Jacqueline Nusch.
O hot yoga também não deve ser feito por pessoas com problemas de saúde pré-existentes, como doenças cardíacas ou anorexia.
Quem tem pressão arterial baixa ou hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) também deve evitar essa modalidade porque o ambiente quente pode causar tonturas ou vertigens.
Já mulheres grávidas devem consultar o médico antes de praticar.
Para quem nunca fez yoga, a dica é começar por uma das formas tradicionais antes de realizar as sessões em ambiente quente.
Tipos de yoga
- Hatha Yoga: modalidade tradicional que enfoca posturas físicas (asanas), técnicas de respiração (pranayama) e meditação;
- Kundalini Yoga: combina posturas físicas, técnicas de respiração, canto, mantras e meditação para despertar a energia kundalini, que estaria na base da coluna vertebral;
- Yin Yoga: estilo mais lento e meditativo que se concentra em posturas passivas por alguns minutos. Busca aumentar a flexibilidade e acalmar a mente;
- Raja Yoga: é voltada para o lado espiritual. As aulas não são focadas em posturas intensas ou em sequências desafiadoras. O principal objetivo é meditar;
- Iyengar Yoga: enfoca o alinhamento preciso do corpo durante a execução das posturas e se utiliza de suportes (como blocos e cintos) para ajudar o praticante;
- Vinyasa Yoga: busca a sincronização da respiração com uma série dinâmica de posturas;
- Ashtanga Yoga: estilo mais vigoroso, que segue uma série específica de posturas. Requer bastante força e flexibilidade.
Hot yoga em São Paulo: o que é necessário para praticar?
Em São Paulo, há vários estúdios de yoga, e muitos oferecem sessões de hot yoga, conduzidas por professores especializados.
A aula é mais produtiva quando o praticante já tem experiência com a yoga e se atenta para alguns detalhes, como utilizar roupa de ginástica feita de tecidos leves {e respiráveis!} para drenar o suor.
Também vale a pena levar uma toalha para colocar sobre o tapete de yoga, que pode ficar um pouco escorregadio quando o corpo começa a suar.
Quem sua muito nos pés pode considerar ainda usar meia com antiderrapante para obter melhor aderência ao solo.
Levar uma garrafinha {ou garrafona!} com água para hidratar o corpo durante a sessão também é muito recomendado.
O ideal é levar as que são térmicas para que o líquido fique frio dentro do recipiente, mesmo com o calor externo.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.