Conheça nossos planos de saúde

Suplemento termogênico: emagrece? Veja riscos e benefícios

Será que os suplementos termogênicos realmente emagrecem? E será que todo mundo pode tomar? Tire suas dúvidas

Amanda Milléo
| Atualizado em
8 min. de leitura
Suplemento termogênico de café

Suplemento termogênico de café

Tamanho do texto

Colaborou: Ana Araujo

Se você fez amizades na academia {ou no crossfit, na quadra…}, já deve ter ouvido um “por que você não toma esse suplemento termogênico aqui?”. A promessa é de emagrecimento, energia e até força — e é vendido sem receita.

Mas será que eles fazem tudo isso mesmo? E será que todo mundo pode ingeri-los? As respostas você encontra a seguir.

O que é um suplemento termogênico?

Algumas substâncias e alimentos são considerados termogênicos porque têm a capacidade de aumentar o gasto de energia do corpo (a termogênese) mesmo quando estamos parados — como a cafeína, a pimenta, o gengibre, entre outros.

“Todo mundo tem um gasto energético em repouso, chamado de gasto energético basal. Quando aumentamos a termogênese, aumentamos esse gasto”, explica a nutricionista esportiva Rafaela Schmidt.

Os suplementos termogênicos seguem essa ideia. Eles são formas concentradas de substâncias termogênicas, como cafeína, capsaicina (vinda das pimentas), chá verde e guaraná em pó.

Para que ele serve?

O objetivo é aumentar a termogênese do organismo, favorecendo o metabolismo. Isso, em tese, ajudaria no emagrecimento, mas não é bem o que acontece.

Os termogênicos emagrecem?

“Não existem evidências concretas de que o uso do termogênico pode ajudar no emagrecimento”, afirma Sara Santoro, nutricionista da Alice.

Ela conta que os estudos que investigaram o efeito dos suplementos termogênicos observaram de 10% a 15% de aumento no metabolismo energético — números considerados baixos.

Uma revisão sistemática brasileira sobre o assunto ainda mostrou que, para conseguir esse resultado, é preciso aliar os termogênicos a uma alimentação com déficit calórico (quando se gasta mais calorias do que se consome) e exercícios físicos.

“Então, se a pessoa não é ativa, os resultados são ainda piores. Isso faz a gente pensar que o efeito da suplementação de cafeína é pouco relevante quando a pessoa já está em um processo de déficit calórico e emagrecimento”, completa Santoro.

Existem ferramentas mais efetivas para acelerar o metabolismo, como o ganho de massa muscular.

[Baixe Grátis] Planner de controle de hábitos: saiba como usar
Baixar agora

“Quando falamos em suplementos alimentares, eles são sempre a cereja do bolo, e não a base da alimentação. Não é para trocar refeições inteiras, por exemplo, até porque a absorção pelo corpo sempre é melhor via alimentação do que suplementação”, reforça Schmidt.

Como consumir um suplemento termogênico?

O jeito de tomar o suplemento é bem individualizado. Por isso, a dosagem, horário e frequência dependem muito do que o profissional de saúde receitou para a pessoa. Essa prescrição leva em consideração a saúde da pessoa, o nível de atividade física e o estilo de vida.

“No geral, a gente receita o uso para aproximadamente 30 minutos antes do treino, mas e se a pessoa treina de noite? Tomar o termogênico nesse horário atrapalha o sono, o que prejudica tanto o emagrecimento quanto o ganho de massa muscular”, exemplifica Santoro ao reforçar a importância da personalização na hora de prescrever.

Substâncias mais comuns presentes nos termogênicos

As substâncias mais encontradas nesses suplementos são cafeína e capsaicina. Alguns suplementos também têm como base o chá verde (que é fonte de cafeína), gengibre e guaraná em pó.

Quais os benefícios do termogênico?

A única benesse realmente comprovada {e que faz valer a pena gastar dinheiro nesses suplementos} é sua ação estimulante. Estar mais alerta na hora do treino pode ajudar no desempenho, especialmente para quem pratica exercícios de alto rendimento.

Além de deixar a pessoa mais focada nos treinos — o que pode levar a uma perda de peso de uma forma indireta —, e maior concentração em trabalhos ou estudos, não há muitas indicações desses produtos. As contraindicações, porém, são maiores.

E quais os seus riscos?

Esses produtos são considerados suplementos alimentares porque oferecem os ingredientes em uma concentração maior do que em suas versões naturais dos alimentos. O bulletproof coffee {daremos mais detalhes sobre ele adiante} tem mais cafeína do que o café coado, por exemplo.

Essa diferença precisa ficar clara porque ela pode desencadear problemas de saúde que, às vezes, as pessoas não sabem que têm, como arritmias cardíacas ou ansiedade.

“Eu sou uma pessoa ansiosa e, quando tomo uma quantidade pequena de café, fico alerta, mas bem. Agora, se eu tomar uma dose maior, isso pode atacar a ansiedade. Se eu estiver tomando o suplemento para aumentar o gasto energético, posso acabar comendo mais pela ansiedade atacada. E aí vem um resultado antagônico, porque a queima de gordura não supera o consumo excessivo de calorias”, explica a nutricionista esportiva.

Os efeitos colaterais mais comuns ao tomar suplementos termogênicos são taquicardia e insônia. Imagina tomar uma cápsula sem prescrição, sentir isso e ficar sem entender nada? {Ou pior: ir parar no hospital por causa disso?}

É por isso que, na opinião da nutricionista Sara Santoro, o uso indiscriminado de termogênicos é um dos principais riscos.

“A pessoa vê que o amigo está tomando e começa a tomar. Mas não são todas as pessoas que podem consumir esses suplementos, o que torna mais perigoso ainda o consumo sem recomendação de um profissional de saúde”, alerta.

Outro risco é a venda de suplementos termogênicos que não têm autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para circular no Brasil — e, portanto, não pode garantir que realmente são seguros para o consumo.

Para quem o termogênico é contraindicado?

Esses suplementos são contraindicados nesses casos:

  • Quem tem problemas cardiovasculares, como hipertensão {termogênicos podem aumentar a pressão arterial} e arritmias;
  • Quem tem sensibilidade à cafeína (na dúvida, repare: você se sente mais irritado e ansioso após tomar café? Se sim, vale evitar);
  • Quem tem problemas de refluxo gastroesofágico (ingredientes como pimenta e gengibre podem irritar a mucosa).

“Pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade física e querem usar um suplemento termogênico para emagrecer também não terão nenhum benefício”, reitera Santoro.

Termogênicos com cafeína são os melhores?

Entre os estudos que analisaram os efeitos dos termogênicos, os que tiveram os melhores resultados {mas, ainda assim, não tão bons} foram os suplementos à base de cafeína. Então, sim, eles são os melhores.

O que é o bulletproof coffee ou café termogênico?

A moda dessa bebida começou há alguns anos, quando o empreendedor norte-americano Dave Asprey, em uma viagem ao Tibete, experimentou um chá com manteiga feito com o leite da fêmea do iaque, um boi selvagem que vive na região. Asprey achou a bebida “restaurativa” e, ao retornar, adaptou a receita para uma versão mais comum dos americanos, o café.

Surgiu, assim, o bulletproof coffee, que mistura grãos de café com manteiga e triglicerídeos de cadeia média, e promete diminuir a fome, aumentar a perda de peso, além de melhorar a clareza mental. Asprey postou a receita em um site, em 2009, e passou a vender os ingredientes necessários para a bebida.

Os fãs da nova versão do café são tão adeptos que o jornal New York Times se referiu a eles como uma “seita” e, não muito tempo depois, diferentes adaptações, com mais ingredientes e nomes diferentes, começaram a surgir, como:

  • Bebida energética à base de café;
  • Café termogênico;
  • Café energético;
  • SuperCoffee {que é o nome comercial de um produto vendido no Brasil}.

“A perda de peso com esse produto é muito irrisória, e depende muito de cada pessoa. Em comparação com uma xícara de café espresso, o benefício é o mesmo, pela quantidade de cafeína. Em geral, não indicamos o uso, exceto se a pessoa gosta do sabor, e está com dinheiro sobrando {risos}. Mas nunca indicamos pela perda de gordura”, conta Rafaela Schmidt.

Por que tomar um café que custa quatro vezes mais que o comum e vem com uma promessa {não tão garantida} de aumentar o metabolismo?

Pode tomar termogênico todos os dias?

A frequência da ingestão depende do que o profissional de saúde prescreveu {lembra que cada pessoa recebe uma indicação individualizada?}.

Para quem tem indicação e recebe orientação para tomar esses suplementos, o uso diário está liberado. Mas só para essas pessoas, ok? Ingerir por conta própria {e pior: diariamente} pode ser prejudicial.

Os termogênicos dão mais energia?

Quando o assunto é energia, não tem pra ninguém: os carboidratos são os reizinhos.

“O corpo usa carboidrato como fonte de energia, inclusive para o treino. O que os termogênicos fazem é agir no sistema nervoso central para deixar mais alerta, mas isso não é, necessariamente, ter mais energia”, constata.

Resumindo, os termogênicos não dão mais energia. Sabe quando você toma um cafezinho e se sente mais atento e até elétrico? É tipo isso.

O termogênico auxilia no ganho de força?

Aqui, faltam evidências que comprovem essa ação. Mais uma vez, o maior benefício dos suplementos termogênicos para quem treina é deixar a pessoa em estado de alerta.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos