Conheça nossos planos de saúde

O que é puberdade? Entenda as mudanças do corpo

Conheça os sinais de puberdade masculina e feminina, e saiba como apoiar o (a) adolescente nessa fase.

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Pessoa anda de skate

Pessoa anda de skate

Tamanho do texto

Explicar para um (a) pré-adolescente o que é puberdade é uma boa maneira de prepará-lo (a) para as transformações no corpo que acontecem no período. 

Como afetam a autoestima, as mudanças biológicas costumam ser desafiadoras {e desconfortáveis!}.

As mamas das meninas vão ficando mais protuberantes, enquanto a pele bem lisinha do rosto dos meninos começa a dar lugar a um bigodinho.

E o cheirinho de cecê debaixo do braço? Já aparece, assim como espinhas! 

Nessa etapa da vida, muitas transformações vão ocorrer, mas o período pode ser mais leve se o(a) adolescente contar com boa orientação. 

“Esse momento de tantas mudanças na aparência corporal pode ser olhado como uma oportunidade de autopercepção e de acolhimento das mudanças, nessa nova composição da identidade”, destaca a médica de família Giulia Parise, da Comunidade de Saúde da Alice.

O que é puberdade? 

A puberdade corresponde às mudanças fisiológicas que tornam o corpo sexualmente maduro para a reprodução. 

Essa fase do desenvolvimento é parte da adolescência, período de transição entre a infância e a vida adulta. 

“A puberdade ocorre no final da primeira década de vida. Geralmente, se inicia entre 8 e 13 anos no sexo biológico feminino, e entre 9 e 14 anos no sexo biológico masculino. Nessa fase, ocorre o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, maturação óssea e aceleração do crescimento”, detalha a médica Giulia Parise.

As transformações ocorrem por ação de hormônios no organismo. Tudo começa no hipotálamo, região do cérebro ligada ao sistema nervoso central e ao sistema endócrino. 

No início da puberdade, o hipotálamo ativa a produção do hormônio GnRH, que dá o comando para que a hipófise – glândula, localizada na base do cérebro – produza o hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH).

Esses dois hormônios, por sua vez, atuam nas gônadas, que produzem células sexuais dos testículos (sexo masculino) e dos ovários (sexo feminino). 

Sinais da puberdade masculina

A puberdade nos meninos costuma apresentar os seguintes sinais:

  • Aumento dos testículos;
  • Surgimento dos pelos pubianos;
  • Crescimento do pênis;
  • Aparecimento de pelos na face;
  • Aumento de pelos nas axilas;
  • Cheiro de cecê;
  • Surgimento de espinhas;
  • Alteração na voz;
  • Alargamento dos ombros e tórax;
  • Ganho de massa muscular;
  • Aumento das mamas;
  • Estirão do crescimento (aumento de altura);
  • Primeira ejaculação (polução noturna);
  • Alterações no humor.

Sinais da puberdade feminina

A puberdade no sexo biológico feminino é marcada por:

  • Surgimento do broto mamário (como se fosse caroço que antecede os seios);
  • Aparecimento de pelos pubianos;
  • Aumento de pelos nas axilas;
  • Cheiro de cecê;
  • Aumento do quadril, do bumbum e das coxas;
  • Surgimento de espinhas;
  • Primeira menstruação (menarca);
  • Desenvolvimento dos seios;
  • Estirão do crescimento (aumento de altura);
  • Alterações no humor.  

Quanto tempo dura a puberdade? 

A duração da puberdade varia de pessoa para pessoa. Não é possível afirmar com precisão com quantos anos começa a puberdade ou com qual idade termina.

O processo costuma durar de dois a cinco anos. Mas há adolescentes que levam mais tempo, porque o processo sofre influência de vários fatores. 

“O início do desenvolvimento puberal é determinado pela herança genética, alimentação e fatores étnicos, ambientais e socioeconômicos. Quando pensamos em fatores ambientais, precisamos considerar as substâncias químicas capazes de interferir na ação hormonal, como os desreguladores endócrinos”, explica Parise. 

O que é puberdade precoce? 

Os desreguladores endócrinos são apontados como fatores que podem levar à puberdade precoce, que ocorre quando os sinais de desenvolvimento e maturação sexual aparecem antes dos oito anos para as meninas e antes dos nove anos para os meninos. 

Estima-se que a prevalência de puberdade precoce seja de 0,2% a 2%. A maioria dos casos diagnosticados ocorre em meninas, sem que necessariamente haja uma causa definida. Nos garotos, em dois terços dos diagnósticos pode haver algum distúrbio ou doença associada.

Já a puberdade tardia se refere ao aparecimento do broto mamário (telarca) e pelos na região íntima em idade superior a 13 anos e primeira menstruação (menarca) em idade acima dos 16 anos.

Nos dois casos, é sempre recomendado conversar com o pediatra ou médico de família para avaliação de um possível encaminhamento para um endocrinologista. 

Mudanças no corpo e cuidados de higiene pessoal: como apoiar os adolescentes na puberdade

Assim como a puberdade não ocorre da mesma forma para todas as pessoas, a maneira como cada um lida com as mudanças nessa fase varia. 

Para que os sinais de desenvolvimento não afetem tanto a autoestima, é muito importante conversar abertamente com o menino ou a menina sobre o assunto.

Uma coisa a se ressaltar é que colegas da mesma faixa etária também estarão passando por transformações no corpo que trazem insegurança, mau humor e até medo. 

Falar dos sentimentos e valorizar características positivas individuais pode trazer mais confiança.

Vale também fazer o (a) jovem se sentir mais no controle da situação com orientações sobre cuidados de higiene, como uso de desodorante ou antitranspirante para prevenir o cecê ou a utilização de absorvente durante a menstruação. 

Dependendo dos sinais que já apareceram, pode ser necessário providenciar roupas mais adequadas à nova altura ou ao crescimento de determinadas partes do corpo. 

Outro ponto que merece atenção é o possível início da vida sexual. A chegada da puberdade pode ser a deixa para mães, pais e cuidadores falarem francamente sobre relacionamentos e uso de preservativo. 

Livros e filmes também podem ajudar a detalhar as mudanças que ocorrem na puberdade, trazendo exemplos e dicas de como passar por essa fase sem muitos traumas. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos