Conheça nossos planos de saúde

Como acabar com o cheiro de cecê? Veja algumas dicas

Saiba como tirar o cheiro de suor das axilas e outras regiões do corpo; higiene correta e roupas adequadas ajudam a prevenir o odor.

Amanda Milléo
| Atualizado em
7 min. de leitura
Como acabar com o cheiro de cecê? Veja algumas dicas

Como acabar com o cheiro de cecê? Veja algumas dicas

Tamanho do texto

Como tirar o cheiro de cecê das axilas? Taí uma pergunta importantíssima para quem literalmente sua a camisa e fica incomodado com o odor e aquela pizza debaixo dos braços. 

Se a sua dúvida é como acabar com o cecê, o primeiro passo é entender de onde vem o fedor e por que raios a gente o produz.

Por que o corpo produz cecê?  

“O corpo produz esse cheiro porque, nas áreas de dobra, como axilas, virilhas e planta do pé, pode haver uma proliferação de bactérias pelo suor que se acumula. E o metabolismo dessas bactérias pode acabar produzindo esse cheiro mais forte”, explica a dermatologista Bruna Falcone, da Comunidade de Saúde da Alice. 

A médica acrescenta que as bactérias se multiplicam em condições de muita umidade. 

E alguns fatores podem contribuir para que algumas regiões do corpo fiquem assim, como o calor, a realização de esforço físico e o uso de roupas inapropriadas (muito quentes ou de tecidos sintéticos).

Além disso, algumas pessoas têm uma tendência natural a suar mais. 

“Há pessoas que geneticamente suam mais que outras. Existem até doenças, como a hiperidrose primária, em que a pessoa sua independentemente de calor. Esse suor, no geral, é mais localizado. Pode ser só na palma das mãos ou planta dos pés, ou nas axilas”, descreve Falcone. 

Suor forte e cheiro de cecê: como prevenir? 

Para o cecê não aparecer, o ideal é adotar alguns cuidados na tentativa de deixar as regiões de dobra frescas diante de situações que nos fazem suar. 

Lave as axilas corretamente

A lavagem das axilas e de outras áreas de maior suor deve ser feita principalmente durante o banho – e quem costuma ter muito cecê deve lavar com mais frequência.. 

“Água e sabonete são suficientes para fazer a higiene adequada. Quando o cheiro está muito forte, podem ser usados sabonetes antissépticos na área de muito suor para tentar eliminar as bactérias ruins”, orienta a dermatologista. 

A médica desaconselha o uso de álcool para higienização, pois a substância pode causar irritações na pele.

Use um desodorante ou antitranspirante

Após lavar e secar bem as axilas, o próximo cuidado é aplicar um desodorante ou antitranspirante.

Os dois produtos parecem sinônimos, mas atuam de maneiras diferentes{embora algumas marcas já ofereçam a versão 2 em 1}. 

O desodorante age como um antimicrobiano para prevenir a proliferação de bactérias e o mau cheiro causado por elas, mas não impede o suor.  

Já o antitranspirante ajuda a controlar a transpiração, bloqueando temporariamente os poros que liberam o suor. 

“Quando a umidade no local é reduzida e a transpiração diminui, você deixa o meio ambiente menos propício para proliferação daquelas bactérias. Então, para os casos mais leves, o desodorante comum e o antitranspirante podem ser efetivos”, afirma Falcone.

Considere tratamentos médicos 

Nos casos em que o cheiro de cecê é persistente, podem ser usados antibióticos, conforme prescrição médica.

“Quem sua muito e tem o cheiro mais proeminente pode utilizar um antibiótico tópico (creme ou loção) no local para controlar a flora bacteriana alterada. Depois, é feita uma manutenção, sempre tentando usar um antitranspirante, para que esse processo não aconteça novamente”.

Outra alternativa é a aplicação de botox nas axilas. A substância inibe a ação dos neurotransmissores que regulam as glândulas responsáveis pela produção de suor.  

Vale a pena retirar os pelos?

A retirada dos pelos da axila é, muitas vezes, vista como medida eficaz para quem deseja acabar com o cecê. 

Mas os efeitos podem não ser tão significativos. A ausência dos pelos facilita a limpeza da região, como mostrou um estudo de 2016, mas não impede o suor. 

“Não deixa de ser uma camada a mais, em que o pelo aumenta o calor no local e ajuda a reter umidade, mas a remoção não costuma ser recomendada. Das medidas possíveis, é a menos efetiva em controlar o odor”, destaca a dermatologista. 

Prefira tecidos de algodão

Outro cuidado para diminuir a umidade nas regiões de dobra é dar preferência a tecidos de fibra natural, como o algodão e o linho, e evitar os sintéticos, como poliéster e elastano. 

Uma pesquisa que analisou camisetas de voluntários após exercícios intensos mostrou que as peças feitas de pano sintético tinham um cheiro pior e mais intenso, em comparação com as camisetas de algodão.

Um dos motivos estaria no tipo de bactéria que mais se prolifera entre os fios dos tecidos sintéticos. 

Análise de DNA apontou abundância de Micrococcus, bactéria que ingere os ácidos graxos presentes no suor, transformando-os em compostos mais fedorentos do que os da transpiração normal.

Planner de Controle de Hábitos

Como tirar o cecê das axilas? 

Se as pizzas de suor insistem em aparecer debaixo do braço, assim como o cheirinho ruim de cecê, o melhor a fazer é repetir alguns dos passos acima com mais frequência.

Primeiro, lavar as axilas com água e sabão {de preferência o antibacteriano} de tempos em tempos e secar bem.

Em seguida, passar novamente um desodorante ou antitranspirante.  

E se der para mudar de roupa, troque. Afinal, as bactérias continuarão no tecido da peça usada até que ela seja corretamente lavada. 

É claro que nem toda roupa necessita ser lavada a cada uso, mas quando o dono transpira demais é melhor usar a lógica do “usou, lavou” para peças que cobrem as axilas. 

Origem do nome cecê (cheiro de corpo)

O nome cecê se deve às iniciais de cheiro de corpo, C e C. A alcunha em português é, na verdade, a tradução de body odor, também chamado de B.O. na língua inglesa. 

O termo aportuguesado se popularizou no Brasil na década de 1940, a partir de propagandas de sabonetes para acabar com o mau cheiro. 

Na tentativa de expandir as vendas por aqui, repetiu-se a estratégia norte-americana de mostrar que o fedor poderia afastar as pessoas. 

Foi aí que as pessoas passaram a se preocupar mais com hábitos de higiene, principalmente na região das axilas. 

Saiba como a Alice te ajuda a ser mais saudável

Um plano de saúde tradicional, que só é usado na hora do perrengue, oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A gestora de saúde Alice também oferece tudo isso {de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: seu foco é na promoção de saúde e na prevenção de doenças, com tecnologia e cuidado integrado, coordenado e humano. 

O primeiro passo da sua  jornada com a Alice é um mapeamento completo da sua saúde. No Scan, você compartilha com a gente as suas condições, necessidades e seus objetivos para ter uma vida mais saudável. 

O Scan inclui o Score Magenta, um indicador de saúde que dá uma nota de 0 a 1000, de acordo com suas respostas. Dorme bem? Faz exercícios regularmente? Tem hábitos nocivos, como fumar? Tudo isso vai ajudar a calcular o seu score. {Bateu a curiosidade? Confira uma versão aberta, reduzida e gratuita do Score Magenta: a nossa Calculadora de Saúde}.

Com esses dados, vamos desenhar juntos o melhor caminho para que você fique cada vez mais saudável. A matemática é simples: uma boa gestão hoje gera lucro em saúde no futuro.

O que achou desse artigo?

Média: 3,71 / 17 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos