Conheça nossos planos de saúde

Sintomas de pressão alta? Entenda o que é a hipertensão

Essa condição de saúde faz com que o coração fique sobrecarregado ao bombear sangue para o corpo; saiba quais hábitos ajudam a controlar e prevenir o problema.

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Profissional de saúde mede a pressão de paciente

Tamanho do texto

Já ouviu falar que algumas doenças são silenciosas e agem no corpo sem que a gente perceba? Pois a hipertensão é uma delas. Os sintomas de pressão alta nem sempre aparecem.

Por isso, é importante ficar atento aos fatores de risco e hábitos que podem levar a essa condição de saúde.

O que é hipertensão?

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Isso faz com que o coração tenha de exercer um esforço maior do que o normal.

“Vamos imaginar que a hipertensão é como se fosse uma quantidade de sangue que o coração precisa vencer quando está sendo contraído. Quanto maior a pressão que aquele sangue está exercendo sobre as paredes do coração e dos vasos, mais força vai ter que ser exercida para enviar sangue oxigenado para as células”, explica o médico cardiologista Fernando Ribas, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que faz parte da comunidade de Saúde da Alice.

O fluxo sanguíneo pode ser alterado por diversos fatores, sendo que a maior parte está ligada ao estilo de vida.

“A pressão alta está muito relacionada à má alimentação, com consumo exagerado de sódio, ao sedentarismo, à obesidade e ao excesso de bebida alcoólica. Mas também há critérios de ordem genética, que levam a uma predisposição à hipertensão”, destaca o médico.

Fatores de risco para pressão alta:

O sal costuma ser apontado como um dos principais elementos de elevação da pressão sanguínea, mas o verdadeiro vilão é o sódio, que está muito presente em alimentos processados – tanto doces quanto salgados.

O consumo excessivo de álcool também é fator de risco devido à ação do etanol, que colabora para o enrijecimento das artérias, prejudicando o bombeamento de sangue.

Já a apneia do sono afeta a circulação sanguínea de diferentes maneiras.

“Na apneia do sono, há múltiplos episódios de microdespertares durante a noite porque a pessoa fica alguns segundos sem respirar. Nesses períodos, sem a ventilação adequada, há uma queda de oxigênio na corrente sanguínea. Isso impede o descanso adequado e faz o corpo liberar maiores quantidades de hormônios que vão provocar aumento de pressão, como a adrenalina e o cortisol”, explica o cardiologista.

Quando a pressão é considerada alta?

A pressão arterial é considerada alta quando igual ou superior a 140 mmHg de pressão sistólica (pressão máxima, quando o coração se contrai) e/ou 90 mmHg de pressão diastólica (pressão mínima, quando o coração relaxa entre as batidas) – ou seja, maior do que o famoso 14 por 9.

Como saber se a pressão está alta?

A pressão arterial pode ser medida com um aparelho chamado esfigmomanômetro ou com monitores eletrônicos.

O ideal é medir a pressão em repouso, em ambiente tranquilo, e evitar o consumo de cafeína, álcool ou cigarro antes da medição.

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas acima de 20 anos de idade façam a medição de pressão ao menos uma vez por ano.

Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

O cardiologista Fernando Ribas, da BP, destaca que há episódios transitórios de pressão elevada, devido a fatores secundários, e que somente um profissional qualificado poderá identificar se há um quadro crônico de hipertensão.

“Por exemplo, situações de estresse ou de tratamento com anti-inflamatórios podem elevar a pressão temporariamente. Para ter um diagnóstico de hipertensão, é necessário fazer um rastreio, analisar os fatores de risco e, dependendo, fazer um mapeamento de pressão”, explica.

Quais são os sintomas de pressão alta?

Como falamos lá no início, a hipertensão arterial geralmente é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas específicos.

No entanto, em casos graves, podem ocorrer dores de cabeça, tonturas, desconforto respiratório, zumbido no ouvido, visão embaçada e sangramento nasal.

“Esses sintomas podem aparecer em casos de pressão muito alta, que correspondem à minoria dos casos. Então, a gente tem que ter uma postura proativa de prevenção, considerando que vários fatores de risco são modificáveis com a adoção de um estilo de vida saudável”, frisa o médico.

Se houver sinais de emergência, como dor no peito, falta de ar, confusão mental ou fraqueza muscular, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

Incidência de pressão alta e efeitos no coração

Segundo dados do Ministério da Saúde, a hipertensão atinge quase 30% da população brasileira e tende a aumentar em adultos com mais de 65 anos.

Como sobrecarrega o coração para bombear sangue para o corpo, a pressão alta é uma das principais causas de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial, insuficiência renal e cardíaca.

Tratamento de pressão alta

A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Dependendo dos fatores de risco do paciente, pode ser necessário usar medicamentos para pressão.

“Em todos os casos, são indicadas mudanças no estilo de vida, com realização de atividade física, perda de peso, correção da alimentação e tratamento de eventuais distúrbios, como a apneia do sono”, reforça o médico Fernando Ribas.

O cardiologista acrescenta que as pessoas que conseguem adotar bons hábitos de vida têm grande chance de não precisar usar ou de abandonar a medicação.

“Esse é o maior desafio. Mudar hábitos para ter bem-estar e maior expectativa de vida”, diz o médico.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,67 / 9 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos