Conheça nossos planos de saúde

Benefícios da atividade física: como obtê-los no dia a dia?

Veja exemplos de como incluir mais exercícios físicos na rotina, como subir escadas, carregar peso e fazer pequenas pausas no trabalho.

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Pessoa sobe escada

Pessoa sobe escada

Tamanho do texto

Todo mundo sabe que ter uma rotina de exercícios regular é uma das melhores formas de controlar o peso e garantir uma vida saudável. Um dos grandes benefícios da atividade física é a capacidade de reduzir riscos para mais de 20 doenças, como hipertensão, diabetes, cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

No entanto, para além desses benefícios da atividade física que são mais conhecidos, há outros que costumam passar despercebidos, mas são essenciais para preparar nosso corpo para tarefas triviais do cotidiano. Alguns exemplos são subir escada, fazer compras no mercado (e carregar as sacolas!) e até cuidar de uma criança pequena ou passear e dar banho em um pet.

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas por que há tantos agachamentos nos treinos?

“No dia a dia, você se senta e levanta dezenas de vezes, sobe e desce escadas, se movimenta o dia todo… Você está usando o quê? As musculaturas que trabalhou no agachamento, que vão dar a resistência para você transferir às atividades do dia a dia, para que elas sejam menos cansativas”, exemplifica Sâmmia Reis, preparadora física da Alice. 

“Nosso corpo foi feito para estar em movimento; não é à toa que temos tantos músculos”, ela lembra.

Como obter os benefícios da atividade física 

Segundo Reis, quando a gente segue um programa de treino, consegue transferir mais facilmente a preparação física e a disposição para ações cotidianas, que ficam menos cansativas e não causam dor.

E o segredo para obter esses benefícios é a constância. 

“Não adianta fazer um dia de exercícios na semana, passar um mês sem, e querer ter todos os benefícios do exercício físico. Depois de um mês sem treinar, aliás, você já terá que voltar de forma leve e gradativa, porque sua força já não será mais a mesma e há o risco de lesões.”

Os exercícios também ajudam a regular a parte psicológica também. “Você vai dormir melhor e vai acordar mais disposto para executar as atividades diárias de forma mais tranquila”, diz Reis. Isso porque, durante a execução do exercício, ocorre uma liberação hormonal que ajuda no controle do estresse e da ansiedade, garantindo um sono melhor.

Planner de Controle de Hábitos

Como incluir mais exercícios na rotina

  • Andar na rua, subir escadas, carregar peso: a ideia é fazer tudo isso sem ficar ofegante ao final da tarefa. Com o suporte do exercício físico, incluindo o fortalecimento da musculação e o aumento do condicionamento físico do aeróbico, essas tarefas serão cumpridas de forma mais tranquila. “A ideia é a frequência cardíaca nem aumentar muito quando você subir uma escada, por exemplo”, diz Reis.
  • Pegar uma criança no colo ou brincar no chão: para prevenir dores nas costas ou ficar confortável sentado no chão para brincar com as crianças, o ideal é trabalhar o corpo inteiro, de uma forma completa por meio de exercícios resistidos e de força, como agachamento, prancha, abdominal e flexão. Isso tudo vai ajudar a prevenir dores nas costas e nos joelhos, por exemplo. “Precisa trabalhar o corpo todo, porque, se a gente se esquece de uma parte, talvez isso vá influenciar. Você precisa sentir que tem força para fazer as coisas”, explica Reis.
  • Aumentar frequência e qualidade do sexo: um artigo da Mayo Clinic lista o sexo como um benefícios das atividades físicas regulares. Se você se sente muito cansado ou fora de forma para aproveitar momentos de intimidade com o parceiro, os exercícios podem aumentar a energia e a autoestima. Além disso, também costumam incrementar a libido da mulher. Nos homens, estudos mostram que os fisicamente ativos têm menos chance de ter disfunções eréteis do que quem não se exercita.
  • Movimentar-se em um dia de trabalho intenso sem ficar moído: para quem trabalha muito sentado, é recomendado, a cada duas horas, levantar-se e colocar o corpo em movimento por uns dois minutos. “Costumo recomendar que, a cada uma hora, a pessoa se levante e encha a garrafinha de água. Mesmo que ela ainda esteja cheia, movimente-se, vá até a cozinha ou à copa do escritório para fazer uma pausa. Isso pode evitar a fadiga geral que a gente sente ao fim de um dia extenso de trabalho”, explica.

Riscos do sedentarismo

O risco de um comportamento sedentário precisa ser calculado a longo prazo, pois os efeitos de uma vida inativa muitas vezes não aparecem durante a juventude.

“Muitas vezes, quando somos mais novos, a gente não sente dor nas costas nem falta de força, então a gente pensa que está tudo bem, que não precisa treinar a força músculo-esquelética nem a parte aeróbica. Só que, ao longo dos anos, a gente vai perdendo massa óssea e muscular. Chega um momento em que essa curva se acentua, e a perda começa a ser mais forte”, lembra Sâmmia Reis.

Estudos científicos comprovam que o auge da nossa força muscular ocorre por volta dos 30 anos, situação que se mantém até os 50. A partir daí, começa um lento processo de perda muscular, que, aos 70 e 80 anos, fica mais acelerado, atingindo uma taxa de 20% a 40%. Entre os nonagenários, a redução da força supera os 50%.

Uma lista elaborada pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) aponta justamente a melhora na execução de tarefas cotidianas e a prevenção de quedas (no caso de idosos) como benefícios das atividades físicas.

Segundo o texto, pessoas de meia idade ou adultos mais velhos fisicamente ativos têm menos chances de desenvolver limitações funcionais, ou seja, incapacidade de executar tarefas simples como subir escadas ou brincar com as crianças. 

No caso de idosos, exercícios de equilíbrio, aeróbicos e de fortalecimento muscular ajudam a prevenir o risco de quedas e até as lesões ocasionadas em uma. O texto faz um alerta para a fratura dos quadris, que traz inúmeros efeitos negativos para a vida do idoso.

Assim, para prevenir todas essas perdas e ter uma vida longa e saudável, o ideal é, o quanto antes, ser uma pessoa mais ativa. Principalmente, com exercícios que deem prazer.

Planilha de corrida para iniciantes Banner

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos