Sua saúde

Onde andar de patins em São Paulo?

Além de divertida, a patinação pode ser considerada um treino aeróbico completo e de baixo impacto; saiba onde praticar o esporte em SP.

Pessoa amarra patins

Tamanho do texto

Andar de patins pode ser algo além de um hobby ou um meio de transporte, mas também uma atividade física divertida e eficaz. Além de proporcionar uma sensação de liberdade e de aventura, os patins trabalham vários grupos musculares, como pernas, glúteos e abdômen, além de ajudar a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora.

Tanto que a Associação Americana de Cardiologia recomenda a patinação como uma atividade aeróbica para melhorar a saúde cardiovascular e respiratória. 

Benefícios de andar de patins

Melhora do equilíbrio e da coordenação motora: a prática regular da patinação exige que o praticante mantenha o equilíbrio e coordene os movimentos para manter a velocidade e direção, o que pode ajudar a melhorar essas habilidades em outras atividades.

Fortalecimento dos músculos: a patinação trabalha principalmente os músculos das pernas, mas também envolve o uso dos músculos abdominais e das costas para manter a postura correta e equilibrada, o que pode levar a um aumento de força muscular.

Melhora da saúde cardiovascular: a patinação é uma atividade aeróbica que aumenta a frequência cardíaca, melhorando a saúde do coração e a resistência física.

Redução do estresse nas articulações: ao contrário de atividades como corrida ou caminhada, a patinação oferece um impacto menor nas articulações, o que pode ser benéfico para pessoas com problemas articulares.

Melhora da flexibilidade: a patinação exige movimentos amplos e fluidos, o que pode ajudar a melhorar a flexibilidade das articulações e músculos.

Queima de calorias: a patinação é uma atividade que queima calorias, ajudando na perda de peso e no controle do peso corporal.

    Mas, apesar de todos esses benefícios, a patinação possui risco de quedas, que podem causar entorses ou ossos quebrados. Por isso é muito importante dominar algumas habilidades básicas e usar capacete e protetores de pulsos e joelhos durante a prática.

    Planilha de corrida para iniciantes Banner

    Veja lugares onde andar de patins em São Paulo

    Nem só de skate vive o paulistano ou o turista que quer se aventurar em um esporte mais radical na capital paulista.

    A cidade oferece vários locais propícios para a prática, com solos planos e asfaltados para facilitar a vida do iniciante e permitir que o mais avançado patinador aprimore suas manobras.

    Veja onde andar de patins com segurança e diversão.

    Centro de Esportes Radicais

    Localizado no Bom Retiro, o local possui 38,5 mil metros quadrados divididos em diversos percursos para praticantes de patins, skates, bike etc. É indicado para patinadores por possuir uma “pump track”, pista feita com lombadas que permitem o “bombeamento” da manobra. Por lá, a pump track é dividida em três níveis de dificuldade, permitindo que tanto iniciantes quanto praticantes com experiência possam desfrutar da atividade. 

    O local também tem grandes áreas planas e asfaltadas para quem ainda está dando os primeiros passos na modalidade. 

    Atenção: em todo o circuito é obrigatório usar capacete, e orienta-se ainda o uso de outros equipamentos de segurança, como joelheira, cotoveleira e proteção de punho.

    Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 5.700. Mais informações no site do centro.

    Marquise do Ibirapuera

    O parque mais famoso da cidade de São Paulo é também um dos melhores lugares para andar de patins. Nele, um dos locais mais procurados por quem quer patinar é a sua Marquise, que nada mais é do que a ligação entre os equipamentos culturais do parque, como a Oca, a Bienal, o Museu Afro Brasil etc. 

    O espaço projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer acabou caindo no gosto de patinadores por ser amplo, ter o piso liso e uniforme, que permite ganhar velocidade, e ser coberto, protegendo de sol e chuva. 

    Por lá, às vezes também acontece o Treinão de Patins, em que patinadores mais experientes se voluntariam para auxiliar quem está começando.

    Lembre-se que a marquise é compartilhada com skatistas e atletas de diversas idades e costuma ficar cheio aos finais de semana, então a atenção precisa estar redobrada para evitar acidentes.

    Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10), Av. IV Centenário – portões 6 e 7A, e Av. República do Líbano – portão 7. Mais informações no site do parque.

    Parque da Juventude

    Localizado onde antes funcionava a extinta penitenciária do Carandiru, em Santana, o parque é composto por grandes áreas de lazer, sendo uma delas a Esportiva, com quadras e espaços ao ar livre para prática de atividades físicas, incluindo pistas de patins e skate.

    Embora seja uma boa opção para patinadores experientes, é recomendado que iniciantes e crianças optem pela área plana do local. Para os mais avançados, as pistas para skate podem ser utilizadas também.

    Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630. Mais informações no site do Governo de SP.

    Avenida Paulista

    Esta dica é para os atletas “de fim de semana”, visto que a Paulista só é fechada para carros aos domingos e feriados, das 10h às 19h.

    Durante esses momentos, a avenida mais famosa da cidade vira um verdadeiro parque público, com muita gente patinando, caminhando, andando de bicicleta, patinando ou simplesmente curtindo o espaço.

    Roller Jam

    A sensação é de estar em uma balada dos anos 1970 ou em um filme americano que retrata a era “disco”, com música alta, jogos de luzes e lanchonete.

    A pista em clima retrô é ideal para quem está começando a se aventurar nos patins, pois, além de ter aluguel de equipamentos e instrutores, possui um tipo diferente de patins, o “quad”, que tem mais cara de “antiguinho” e costuma proporcionar mais equilíbrio.

    Diferentemente das outras opções neste roteiro, o acesso à pista e o aluguel dos patins e dos equipamentos de segurança são pagos.

    Endereços: Moema: Alameda dos Nhambiquaras, 1.980. Mooca: Rua Fernando Falcão, 393. Mais informações sobre funcionamento e valores no site oficial

    Praça Roosevelt

    Famosa pela localização (entre as ruas Consolação e Augusta, no centro de São Paulo), a praça é muito disputada por skatistas, mas também pode ser usada por patinadores. Nela há uma grande área plana e pavimentada, boa para praticar manobras e também aprender a patinar. 

    No entanto, é importante lembrar que a praça pode ficar bastante movimentada, especialmente nos finais de semana e feriados, o que pode dificultar a prática da atividade. 

    Ao redor da praça, há bares e teatros, para os atletas que quiserem estender o programa.

    Endereço: Praça Roosevelt, s/n, Bela Vista. Mais informações no site da Prefeitura de São Paulo.

    Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

    Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

    Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

    Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

    Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

    Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

    Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

    Peça um orçamento

    empresas estão simulando

    Escolha aqui seu plano ideal