Conheça nossos planos de saúde

Como é feita a gestão de saúde na Alice para Empresas?

A Alice é mais que um convênio empresarial, e o nossos diferencial é a gestão de saúde. Veja como cuidamos do time de forma personalizada.

Time Alice
| Atualizado em
11 min. de leitura
Gestão de saúde na Alice

Gestão de saúde na Alice

Tamanho do texto

Da mesma maneira que o papel dos gestores nas empresas é estipular as metas do time e auxiliá-lo nas tarefas do dia a dia, a gestão de saúde é responsável por ajudar os seus colaboradores a definir os objetivos de saúde e dar todo o apoio para que eles se mantenham saudáveis.

Por isso, a Alice para Empresas é mais que um plano de saúde empresarial. Somos uma gestora de saúde.

Um convênio oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A gestora de saúde Alice tem tudo isso {de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: seus funcionários contam com um modelo de cuidado preventivo, feito de forma personalizada, coordenada e humana {vamos explicar melhor como isso acontece ao longo deste texto}. 

Além disso, também somos parceiros do RH, ajudando a planejar e executar estratégias para melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários {e tirando muitas burocracias e papeladas da frente}

Ok, mas como é feita a gestão de saúde na Alice e como isso ajuda minha empresa? Trouxemos os médicos de família Daniel Knupp e Arthur Geise, da Alice, pra te explicar mais sobre esse modelo de cuidado inovador. 

A importância da atenção primária

A atenção primária à saúde é a base do nosso modelo de cuidado, focado na prevenção e na manutenção da saúde {e não apenas no tratamento da doença}.

“Cuidar da saúde apenas de forma reativa, ou seja, quando aparece alguma doença, é algo que sabidamente não traz bons resultados. E um sistema de saúde que não está preparado para cuidar da população de forma planejada e preventiva perde oportunidades para aumentar a qualidade de vida das pessoas. Esse olhar integral que temos para os nossos membros, sem deixar de lado a segurança do apoio imediato nas situações de emergência, faz com que eles estejam mais aptos e dispostos para realizar as tarefas do cotidiano, incluindo o trabalho”, explica Daniel Knupp. 

E, diferentemente do modelo tradicional, é isso que uma gestora de saúde faz: cuida da pessoa de forma integral. Nosso objetivo é acompanhar cada um dos seus colaboradores de pertinho, antecipando possíveis problemas e promovendo qualidade de vida e bem-estar

“O modelo tradicional é caracterizado pela fragmentação do cuidado. A pessoa não está no centro do sistema de saúde e não há coordenação e integração entre os profissionais e serviços que compõem o sistema. Isso gera ineficiência e sobreutilização, o que significa risco à saúde das pessoas e piores resultados.”

Daniel Knupp, médico de família da Alice.  

Ah, e as empresas são uma parte muito importante dessa nossa missão de tornar o mundo mais saudável. Afinal, é no trabalho que passamos a maior parte do nosso dia. 

“A gestão de saúde olha a pessoa por inteiro, e esse recorte de como está o bem-estar no ambiente profissional é superimportante. Até porque passamos mais ou menos 35% do nosso tempo acordado no trabalho. Hoje, na maioria dos casos, a saúde ocupacional é uma ilha de cuidado isolada dentro das empresas. Por isso, a gente aqui na Alice integra esse olhar junto com a jornada de saúde dos funcionários”, afirma Arthur Geise. 

Afinal, como bem sabemos, a vida não é igual aquela série “Severance”, né? “A gente não tem a ‘vida do trabalho’ e a ‘vida do resto da vida’. Então, quando a saúde ocupacional parar de ser apenas ocupacional e assumir o seu papel como um pedaço da saúde integral das pessoas, vamos começar a entender que o cuidado no trabalho não pode ser ignorado”, complementa Arthur. 

Scan e Jornada Personalizada de Saúde: um mapa e um plano de ação para cada colaborador 

Se cada pessoa tem um contexto e um estilo de vida diferentes, não faria sentido aplicar sempre as mesmas medidas para todas elas, não é mesmo? 

Aqui na Alice, cada colaborador tem uma Jornada de Saúde Personalizada, que são programas e atividades criados de acordo com os objetivos, necessidades e condições de saúde dos funcionários.

É um Plano de Ação, que pode envolver trilhas, tarefas, exames e consultas, acompanhado de perto pelo nosso Time de Saúde {que vamos explicar melhor a seguir}.

Se algo não vai bem, como um objetivo que não foi alcançado, estamos à disposição para orientar, tirar dúvidas e ajustar a rota da jornada.‍

E o Scan é o ponto de partida dessa Jornada de Saúde Personalizada dos membros na Alice. Ele é o mapeamento completo da sua saúde, inclusive com uma ferramenta proprietária exclusiva, o Score Magenta.

Score Magenta: a nossa calculadora de saúde

O Score Magenta é uma tecnologia capaz de calcular o índice de saúde, tendo como base os principais pilares de saúde da Alice: qualidade de vida, atividade física, saúde mental, alimentação, sono e hábitos.

Para calcular o Score Magenta, usamos protocolos reconhecidos cientificamente {sim, tudo o que fazemos é validado pela ciência}, que nos permitem alcançar desfechos de saúde para cada um dos pilares.

“O Score Magenta dá uma melhor visibilidade de como a pessoa está realmente, como está a situação global dela. Ele também pode refletir algum pilar da saúde que não está bom, como sono ou hábitos de vida, que são indicativos que os exames tradicionais de saúde ocupacional não identificam. Com o Scan, conseguimos ver com clareza o que não está equilibrado. Então, a gente está garantindo que a pessoa esteja saudável por completo, o que é muito importante”, explica Arthur. 

É assim que conseguimos conhecer melhor o histórico de saúde dos nossos membros como um todo {físico, mental, além de seus hábitos e rotinas}, respeitando o momento e as necessidades de cada um. 

Dessa forma, seus funcionários cuidam da saúde de forma contínua, ajustando a rota quando algo não funciona.

“Existem dois tipos de prevenção que são mais comuns. A primária, que é prevenir o aparecimento de condições, e a secundária, que são os exames de rotina. Portanto, o Score Magenta previne de fato complicações e não apenas diagnostica cedo alguma alteração. Ou seja, o check-up tradicional evita que as condições de saúde piorem, mas ele não está necessariamente impedindo o aparecimento de doenças”, completa Arthur. 

Score Magenta nas empresas

Para negócios com mais de 30 funcionários, o Score Magenta é uma importante ferramenta para ajudar a identificar pontos de atenção e cuidado com o time. 

Por meio de dados agregados e anonimizados {jamais expomos a individualidade de cada funcionário}, dá para saber se a equipe está indo bem na alimentação, no sono e na saúde mental, por exemplo.

“Além de cuidar da cada um dos nossos membros individualmente, temos ainda um olhar populacional. Dessa forma, conseguimos entender como cada membro da equipe está e também agimos de forma a melhorar os indicadores específicos daquela população”, explica Knupp.

Ou seja, a Alice não ajuda apenas a identificar pontos de melhoria. Ela também é parceira do RH para pensar em estratégias para solucionar eventuais problemas. Quer saber como funciona na prática? Dá uma olhada neste vídeo:

“As empresas podem ser um local de florescimento. Ao se importarem com a saúde dos funcionários genuinamente, ela se torna um potencializador, um catalisador da saúde deles”, diz Arthur.  

Time de Saúde: uma equipe multidisciplinar 

Agora vamos falar sobre eles, que fazem a atenção primária e o cuidado integrado da Alice para Empresas acontecer todo o dia, o dia todo {literalmente}! Pode entrar, Time de Saúde

Formado por uma equipe multidisciplinar de enfermeiros e médicos, o Time de Saúde tem tanto profissionais capacitados para atendimento de queixas agudas e urgências quanto equipes especializadas em medicina da família, que acompanham a saúde do seu funcionário de perto.

“Na Alice, as pessoas têm um time que entende quais são seus objetivos e condições. A equipe de saúde atua de forma coordenada, ajudando as pessoas em sua jornada. Além disso, eles são extremamente acessíveis, estão literalmente na palma das mãos, a uma mensagem de distância. Isso gera vínculo e confiança entre o membro e o time, o que faz uma grande diferença no cuidado à saúde”, explica Daniel.  

Basicamente, são os profissionais do Time de Saúde que vão ajudar seus colaboradores na doença {quando ela acontece}, mas, principalmente, na manutenção e melhora da saúde. 

Alice Agora: o nosso atendimento online

Alice Agora é o nosso canal de comunicação a distância que funciona no aplicativo da Alice. Ele permite que os colaboradores tenham acesso imediato ao atendimento do Time de Saúde via chat. 

Por lá, é possível relatar queixas de saúde que precisem de uma solução rápida, tirar dúvidas sobre saúde e sobre nossa rede de parceiros e também resolver questões administrativas.

Em média, a primeira mensagem é respondida em até 35 segundos durante o dia. Depois das 21h, este tempo passa para poucos minutos. Tudo isso sem precisar de agendamento prévio {é só mandar mensagem no chat!}. 

Em julho de 2022, 76% das queixas de saúde relatadas no Alice Agora foram resolvidas a distância. Esse alto número de casos solucionados de forma assertiva e segura evita idas desnecessárias a hospitais — algo que se mostrou especialmente importante durante a pandemia de covid-19.

Isso é possível porque a Alice é uma empresa de saúde e tecnologia, uma healthtech. É nossa tecnologia própria que possibilita o atendimento rápido e a boa experiência do membro ao utilizar o app.

A tecnologia permite ainda a coordenação de cuidado de cada funcionário que, por sua vez, tem seu histórico de saúde todo registrado no app. Isso possibilita que nossos profissionais tenham sempre as informações necessárias para um atendimento personalizado de verdade.

Gestão de saúde coletiva e as empresas 

Já falamos lá em cima que as empresas são grandes aliadas no cuidado. Mas agora vamos te falar porque investir na saúde dos seus funcionários traz uma série de benefícios. 

“A saúde das pessoas também está relacionada a uma questão de produtividade. Tem uma frase do Simon Sinek que diz: ‘100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Então, se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.’ E é isso, temos que cuidar das pessoas, porque são elas que fazem o empreendimento”, afirma Arthur.  

Segundo o médico, é uma lógica parecida com a utilizada ao cultivar alguma plantação. “Você pode ter um terreno superfértil, mas se você utilizá-lo ao máximo e não cuidar dele, uma hora ele para de render frutos. Aí, você tem que ir para outro lugar. No ambiente de trabalho é a mesma coisa. Se não cuidamos dos colaboradores, a empresa vai extrair o máximo possível daquela pessoa até ela entrar em burnout, parar de produzir e ter que ser substituída por outra, o que também é insustentável no longo prazo.”  

Um outro ponto é o tanto que a saúde {e os cuidados com ela} influenciam no engajamento dos funcionários e fortalece a cultura e o employer branding das companhias. 

“A pessoa precisa estar motivada para buscar soluções. Se não, ela só vai fazer o que mandam, o famoso comando e controle. Só que a questão é: você perde uma pessoa. Você tem ali uma mão de obra, mas você perde uma pessoa pensante. Cada vez mais os profissionais não querem os modelos de trabalho tradicionais. Dá para tratar como uma relação entre duas pessoas: eu cuido se me sinto cuidado. Então, eu também cuido da empresa se eu me sinto cuidado por ela.”  

– Arthur Geise, médico de família da Alice

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos