Conheça nossos planos de saúde

Livros de empreendedorismo: 5 best-sellers para se inspirar

Há centenas de livros de empreendedorismo nas prateleiras. Por onde começar? Indicamos as obras que inspiram a cultura da Alice.

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Livros de empreendedorismo

Livros de empreendedorismo

Tamanho do texto

Quem está começando um negócio provavelmente já deu uma espiada nas histórias de sucesso de quem trilhou caminhos semelhantes. E nessa pesquisa, pode ter se deparado com centenas de livros de empreendedorismo nas prateleiras. Por onde começar?

Aqui na Alice, cinco best-sellers nos inspiram desde o começo. Eles nos ajudaram a definir as nossas virtudes e a construir a nossa cultura. E até hoje são usados como referência para os Pitayas (principalmente para a galera que acabou de chegar). 

Veja a lista dos cinco livros de empreendedorismo que inspiram a cultura da Alice {e também podem te ajudar com insights!}

1. “Play Bigger”, Al Ramadan, Dave Peterson, Christopher Lochhead e Kevin Maney

“Play Bigger”, Al Ramadan, Dave Peterson, Christopher Lochhead e Kevin Maney

O propósito da Alice é tornar o mundo mais saudável. Sim, pensamos grande! Não nos conformamos com o modelo tradicional de assistência à saúde e, por isso, criamos uma proposta inovadora.

Aqui, cada pessoa membra tem uma jornada personalizada, coordenada e humana, que combina tecnologia e atenção primária à saúde. 

Por isso, somos mais do que um plano de saúde, somos uma gestora de saúde. Tivemos coragem de desafiar o status quo para mudar e melhorar as coisas.

>> Plano de saúde ou gestora de saúde? Entenda o que é a Alice

Nossa história está em sintonia com o que os autores descrevem em “Play Bigger”: não basta criar um produto superior, é preciso estabelecer uma nova categoria de mercado. 

“Vencer, hoje, não é vencer a concorrência no jogo antigo. Trata-se de inventar um jogo totalmente novo – definir uma nova categoria de mercado, desenvolvê-la e dominá-la ao longo do tempo.” 

Para chegar a essa conclusão, os autores conversaram com líderes de grandes empresas, chamados de Category Kings, como a Amazon e a Uber. 

A trajetória impressionante dessas companhias mostra que toda empresa deve buscar ser uma referência. 

Sabemos muito bem disso! Por essa e outras razões, trabalhamos com paixão pelo propósito e vamos para a arena!

Também subimos a barra e evoluímos todos os dias. Não ficamos satisfeitos com um trabalho mediano e estimulamos o time a sempre dar o melhor de si e a evoluir. Tá na hora de uma Category Queen, não é mesmo?

>> Alice é eleita a melhor startup do Brasil pela EXAME

2. “Empresas Feitas para Vencer”, Jim Collins 

E por falar em paixão pelo que faz, esse conceito também tem tudo a ver com as ideias de Jim Collins no best-seller “Empresas Feitas para Vencer” (ed. Alta Books). 

Uma delas é que devemos agir como um ouriço {não aquele do mar, mas o que parece um porco-espinho!}.

Para explicar, o autor faz uma comparação com a raposa, que é um animal esperto, capaz de atacar de várias maneiras. 

Já o ouriço se concentra na estratégia de se tornar uma bola de espinhos e rolar o mais rápido possível. Assim, escapa e vence a raposa.

A lição para as empresas é identificar o que o negócio consegue fazer melhor que qualquer outro no mundo e colocar esse propósito como foco principal. Ou seja, é preciso trabalhar com paixão pelo propósito e com consistência para ir longe!

Na obra, Collins destaca outras características comuns de empresas bem sucedidas, como promover discussões honestas e abertas sobre a realidade da organização {fazemos isso toda semana no nosso all hands, o Alice na Arena!} e usar a tecnologia com propósito. 

3. “Radical Candor”, Kim Scott 

“Radical Candor”, Kim Scott

A ideia de escrever “Radical Candor” surgiu depois que a autora fez uma apresentação na sede do Facebook e ouviu um comentário de que a forma como se expressava prejudicava a imagem dela. 

Esse feedback a fez perceber que ser radicalmente honesto e sincero com tudo e com todos pode transformar o ambiente de trabalho para melhor. 

Relações francas fazem com que todos se desenvolvam e também ajudam a aperfeiçoar os processos de trabalho. 

Na Alice, encorajamos transparência e autenticidade. Essa virtude também parte da ideia de que todos devem ter voz, dentro de um ambiente de parceria. 

Kim Scott defende ainda uma liderança incisiva, mas humanizada. Segundo ela, as necessidades de cada integrante do time não podem ser ignoradas {afinal, o sucesso coletivo é resultado do empenho de talentos individuais}. 

Também acreditamos nisso e nos importamos com as pessoas, genuinamente. Seja com nossos Pitayas {como nossos colaboradores são conhecidos} ou com as pessoas membras, sempre buscamos elevar o estado de espírito de quem está conosco. 

>> RH humanizado: por que ser mais humano e menos recursos

4. “A Regra É Não Ter Regras”, Erin Meyer e Reed Hastings

Transparência e autenticidade também são destacadas no livro “A Regra É Não Ter Regras” (ed. Intrínseca), que conta como a Netflix se tornou a gigante do entretenimento. 

A obra enfatiza que a empresa tem como prioridade a densidade de talento. Isso significa criar um ambiente de trabalho ágil e inovador, composto por pessoas altamente talentosas, de diferentes realidades e com perspectivas diversas.

O livro também traz outros temas interessantes para as empresas que estão em constante evolução {como nós!}: o de liberdade com responsabilidade, o modelo de sinceridade construtiva e a liderança por contexto. 

Tudo a ver com a gente! Os nossos processos e rituais, desde a seleção ao desenvolvimento contínuo dos Pitayas, são desenhados para a gente construir o melhor time do mundo. 

Só com uma equipe como essa, a gente consegue ir para a arena e subir a barra e evoluir todos os dias. Quanto mais talentos, mais autonomia, mais liberdade com responsabilidade e mais liderança por contexto, num ciclo virtuoso.

5. “The Art of Community”, Charles Vogl

“The Art of Community”, Charles Vogl

The Art of Community” resume bem o que precisa ser feito para criar uma cultura organizacional forte: estabelecer uma cultura de pertencimento!

“Culturas fortes ajudam as pessoas a se apoiarem, compartilharem suas paixões e alcançarem grandes objetivos. E tais culturas de pertencimento não são apenas acidentes felizes – elas podem ser cultivadas propositalmente”, destaca o livro. 

>> Como criar uma boa estratégia de comunicação interna

Após ter feito um mergulho na história {o autor foi até 3.000 anos atrás!}, Charles Vogl estabelece sete princípios testados pelo tempo para comunidades duradouras, eficazes e conectadas. As dicas são valiosas para engajar e desenvolver pessoas.

Aqui na Alice, a cultura do pertencimento também é cultivada diariamente. 

Em tudo que fazemos, temos um porquê e buscamos sempre relacionar qualquer ação às nossas virtudes. 

Nessa jornada, priorizamos nossa saúde e felicidade. Buscamos uma forma nova de trabalhar, em que pessoas saudáveis e engajadas tomam melhores decisões {na vida pessoal e profissional}. 

Isso porque, se queremos tornar o mundo mais saudável, nada mais justo do que a Alice ser o lugar mais saudável do mundo para se trabalhar.

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA banner

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos