O modelo tradicional de um plano de carreira é linear. O colaborador que cresce na empresa assume progressivamente postos mais altos e com maior responsabilidade, tornando-se um gestor.
As empresas inovadoras, entretanto, já perceberam que se basear apenas nesse formato para montar um plano de desenvolvimento profissional pode ser desvantajoso.
E é aí que entra a tal carreira em Y, na qual existe também a possibilidade de o colaborador virar especialista em alguma função.
Ou seja, os talentos da equipe podem ter dois caminhos {daí o Y, para mostrar a bifurcação}: assumir postos de gestão ou se especializar em uma área.
Ficou confuso? Fica tranquilo que a gente vai te dar mais contexto.
Desenvolvimento de carreira em Y: o que mais tem é vantagem
A principal é adequar os postos aos perfis profissionais. Sabe aquilo de ter a pessoa certa no lugar certo? É isso {e um pouco mais}!
“Para não perder um bom técnico, muitas empresas dão a esse profissional o status de gerente, mas sem que haja o preparo necessário ou o perfil para a função. Esse equívoco é muito frequente nas empresas brasileiras, sendo importante valorizar carreiras de dedicação mais técnica”, afirma o professor da USP Joel Souza Dutra, autor dos livros “Gestão de Carreiras” e “Administração de Carreiras”.
O professor ressalta que a ascensão a um posto de gestão representa uma mudança na identidade profissional.
“É uma transição de carreira. Essa mudança de identidade traz um estresse psicológico muito grande. A pessoa quando entra na carreira gerencial tem a tarefa de gerir recursos escassos. E um gerente tático passa cerca de 70% do seu tempo na arena política da organização. As atividades técnicas ocupam só 30% do tempo”, destaca.
E esse perfil de gestor não é todo mundo que tem. Dá para desenvolver? Claro {aliás, se você quiser se aprofundar, fizemos essa reportagem supercompleta sobre gestão de pessoas}! Mas antes é preciso saber que há outras opções no cardápio.
Ao investirem na possibilidade de progressão de carreira como especialista, as empresas também ganham em competitividade.
“Há uma escassez de mão de obra técnica, e os mais qualificados estão expostos para trabalhar no mundo inteiro. Hoje se trabalha a distância, sem necessidade de presença física. Se a empresa não encontra meios de manter esse especialista, ele vai para outra companhia.”
Ou seja, pensar em planos de carreira em Y também pode ajudar na retenção de talentos.
Benefícios do modelo de carreira em Y
- Adequação dos cargos aos perfis profissionais;
- Composição de equipes de alta performance;
- Maior capacidade de resolução de problemas;
- Aumento de produtividade;
- Maior espaço para inovação;
- Atração e retenção de talentos;
- Aumento da motivação;
- Ampliação do senso de pertencimento;
- Mais felicidade no trabalho!
Onde o modelo de plano de carreira em Y faz sentido
Como deu para perceber, vantagem é o que não falta. Mas há áreas onde o modelo faz mais sentido do que em outras. Os segmentos que mais se beneficiam da proposta são os de tecnologia e de pesquisa científica.
“A carreira em Y faz mais sentido quando existe uma complexidade técnica equivalente a uma complexidade gerencial. Isso acontece em empresas de base tecnológica. Em outros ramos, como empresas de bens de consumo, quando você precisa de algo muito complexo, você contrata terceiros, porque não vale a pena financeiramente ter um especialista se não é o seu core”, explica o professor Dutra.
Entre as pessoas que podem ter uma carreira mais próspera seguindo pelo braço de especialista da carreira em Y, estão aquelas de perfil inovador.
“A pessoa assume um protagonismo diante da própria carreira. Não olha pelo retrovisor buscando se encaixar nesse modelo que já está estruturado. Ela tem um propósito, tem um olhar para o futuro.”
Esses profissionais têm foco constante no conhecimento e alta capacidade de observação e resolução de problemas, além de habilidade para utilizar ferramentas eletrônicas {leia matéria sobre as competências profissionais mais exigidas pelo mercado}.
Carreira de especialista em times de alta performance
Este modelo pode se encaixar bem nas empresas que precisam formar equipes de alta performance.
Isso porque a bifurcação na letra Y indica ser possível contar com bons gestores para liderar as equipes e com ótimos técnicos para trazer soluções aos produtos e processos.
Quando os objetivos da empresa são ambiciosos {como ter altos índices de produtividade}, nada melhor do que trazer à tona o melhor de cada pessoa no time.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.