Conheça nossos planos de saúde

O que é coordenação de cuidado e o que significa na prática?

Do histórico de saúde ao acompanhamento constante, a coordenação do cuidado é parte fundamental da rotina da Alice.

Amanda Milléo
| Atualizado em
6 min. de leitura
O que é coordenação de cuidado e o que significa na prática?

O que é coordenação de cuidado e o que significa na prática?

Tamanho do texto

O que é coordenação de cuidado?

Quando um membro manda uma mensagem via Alice Agora no app, ele pode achar que só tem uma pessoa do outro lado da tela para resolver o seu problema. O que existe, na verdade, é uma rede de dados e de conexões entre vários profissionais de saúde para garantir que o cuidado seja personalizado e coordenado, dos primeiros sintomas à resolução. 

Isso significa que, se a pessoa relatar uma dor de garganta, a equipe que estiver recebendo aquela mensagem já sabe se essa é uma dor recorrente, quais outros tratamentos foram usados antes e até mesmo quais são as preferências daquele membro. Este é o cuidado coordenado. 

“Enquanto atendemos, olhamos o histórico clínico da pessoa e verificamos os exames e tratamentos que ela fez, ou se tem alergia a algum medicamento ou outras particularidades. Temos a visibilidade de toda a trajetória daquela pessoa”, explica Natalha Costa, gestora do time de atendimento da enfermagem na Alice. 

E, mesmo depois do diagnóstico e do tratamento, a pessoa não fica sozinha esperando os sintomas passarem. “Nós coordenamos o cuidado e fazemos o acompanhamento até que o membro tenha uma melhora e diga que pode encerrar o canal para aquela questão específica. Se não teve melhora, voltamos a discutir o caso com os outros profissionais do time para uma nova avaliação. O acompanhamento segue até a resolução”, detalha Costa.

Cuidado coordenado: da consulta ao hospital

Imagine que a questão de saúde do membro evolua para um quadro mais sério, que exigirá exames ou uma cirurgia. São os profissionais do AA que fazem essa primeira avaliação e, então, encaminham a pessoa aos especialistas da Health Community ou diretamente para as Health Institutions da Alice {clínicas, laboratórios e hospitais}. 

Você já foi a um hospital onde a equipe que te atendeu sabia de antemão quem você era e por que você precisava estar lá? Este é mais um exemplo do cuidado coordenado da Alice. 

“Em caso de internação de um membro, temos um fluxo no qual um profissional da enfermagem ficará responsável por fazer a ponte entre a Alice e o hospital, além de acompanhar a pessoa e responder as suas dúvidas via app até a alta. É esse profissional também que traçará os próximos passos do membro, como marcar a consulta de retorno com o cirurgião, por exemplo”, detalha Costa.

Ou seja, em nenhum momento a pessoa fica sozinha, pois há sempre alguém da Alice observando o cuidado que ela estiver recebendo {a rede de conexões é real}.  

Follow up também é cuidado coordenado

E se a questão de saúde do membro exigir tratamentos mais longos? Mais uma oportunidade para o time de saúde colocar em prática o cuidado coordenado. 

Um exemplo é a lombalgia, ou a famosa dor nas costas. Se for uma dor recorrente, os profissionais da enfermagem e da equipe médica se reúnem e, juntos, elencam as melhores opções para o membro {levando em consideração o que ele gosta e o que não gosta, o que já foi feito para melhorar e o que não funcionou}. 

Mas não é a equipe, sozinha, que decide pelo membro, segundo explica Mayara Loureiro, que também é gestora do time de atendimento da enfermagem na Alice. 

“Detalhamos quais medicamentos ou quais tratamentos não medicamentosos podem ajudar. Mas é uma coordenação de cuidado em que o membro é responsável pelo próprio cuidado também. Os profissionais direcionam, dão as ferramentas e ensinam”, afirma. 

Isso não significa que a pessoa fica sozinha no dia a dia. Sempre há uma equipe acompanhando a evolução ou fazendo o follow-up. “Mandamos uma mensagem perguntando sobre os sintomas, se teve melhora ou não, se há alguma dúvida”, explica Natalha Costa. 

Dependendo do retorno, o time avalia se a pessoa pode precisar de um preparador físico ou fisioterapia, ou um tratamento medicamentoso um pouco mais longo para melhorar os sintomas e entre outras questões. “Em suma, é assim para as diferentes queixas”, detalha.

Planner de Controle de Hábitos

Por que o cuidado coordenado é melhor?

Os benefícios são vários e nada melhor do que uma lista para destacá-los. Confira o top 5:

  1. Histórico de saúde sem repetição: ao invés de detalhar o histórico de saúde em cada consulta {como acontece nos planos tradicionais}, os membros da Alice só precisam revisitar os diagnósticos e tratamentos uma vez – e todas essas informações ficam arquivadas para, em uma próxima consulta, os profissionais de saúde terem acesso e colocarem em prática o cuidado coordenado. 
  2. Preferências e necessidades em destaque: ter acesso aos dados de saúde de cada membro significa, também, saber se aquela pessoa tem alergia a algum determinado medicamento ou se tem preferência por tratamentos não medicamentosos, por exemplo.
  3. Hospitais, clínicas e laboratórios informados: a sensação de chegar a um hospital e a equipe saber quem é você e o que você precisa naquele momento é única. Afinal, todo o cuidado já foi coordenado pelo time de saúde da Alice com a equipe do hospital parceiro antes mesmo de você sair de casa. 
  4. Resultados de exames direto no app: se nos planos tradicionais cabe à pessoa buscar os resultados dos exames e encaminhar aos médicos que os solicitaram, na Alice não há esse trabalho. Toda informação de saúde chega diretamente no app e o time consegue não só ter acesso a eles como avisar o membro se os resultados estão bons ou se vão demandar um cuidado maior. 
  5. Acompanhamento constante: mesmo depois que os sintomas já passaram e o bem-estar físico, mental e social voltou, os Times de Saúde da Alice fazem questão de checar se o membro se sente bem. E é por isso que, até que a pessoa diga que está tudo bem e que o canal para aquela determinada condição possa ser encerrado, os profissionais continuarão o acompanhamento {ou follow-up, nos termos técnicos}.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos