Conheça nossos planos de saúde

Copa do Mundo: benefícios do futebol para a saúde

Bola na trave não altera o placar, mas correr pelo campo melhora o sistema cardiorrespiratório, equilíbrio e velocidade.

Amanda Milléo
| Atualizado em
5 min. de leitura
Copa do Mundo: benefícios do futebol para a saúde

Copa do Mundo: benefícios do futebol para a saúde

Tamanho do texto

Faz parte da cultura do brasileiro frear a vida em época de Copa do Mundo. Ruas são pintadas, bandeirinhas, penduradas e todo mundo decora os jogos da semana. Não há quem deixe o pitaco de fora— afinal, viramos “treinadores” nessa hora.

E se a Copa de 2022 for o estímulo que faltava para começar um esporte novo, a Alice pode te ajudar. Destacamos aqui os benefícios, cuidados e riscos do futebol para a saúde – sem medo de ter nenhuma jogada impedida {olha o jargão futebolístico aflorando}. 

Quais são os benefícios de jogar futebol?

Para que o corpo consiga correr pelo campo (ou quadra), chutar e driblar os adversários, ele exige um trabalho redobrado de alguns órgãos e sistemas, como o cardiovascular – o que é muito benéfico para a saúde. 

“Usamos muito a parte cardiorrespiratória porque é um jogo que demora, no mínimo, 40 minutos. E, nesse tempo, tem corrida para todo lado, que trabalha também a habilidade, a coordenação motora e a força”, explica Fernando Dragone, preparador físico da Alice e do sub-20 feminino do Red Bull Bragantino.

Apesar de não ser considerado um esporte “completo”, tal qual a natação, a região do core (músculos que sustentam o tronco) também é reforçada durante as partidas, além do equilíbrio e da velocidade. 

“É um jogo muito rápido. Às vezes a pessoa recebe a bola, olha para o chão rapidamente e, quando sobe o olhar, o jogo mudou completamente. Também tem muito salto, deslocamento e o jogador fica em uma perna só para fazer os movimentos, o que melhora agilidade, velocidade e noção espacial, pois é preciso saber se a bola está vindo na sua direção e onde ela vai cair”, reforça. 

E tudo isso vale também para quem pratica de vez em quando {o famoso jogador de fim de semana}? Segundo Dragone, sim – mas menos. “Quanto mais vezes praticar, mais benefícios o futebol vai trazer.”

Benefícios do futebol para corpo e mente

Jogar futebol sozinho não é tão divertido quanto em grupo, e a socialização com outras pessoas é mais um benefício importante do esporte.

“O jogador se motiva a estar ali, e isso gera mais felicidade. Pessoas com ansiedade, depressão e outros transtornos mentais também podem se beneficiar pela prática e pela socialização”, afirma Dragone. 

Planilha de corrida para iniciantes

Quem pode jogar futebol? Todo mundo

Não existe um perfil único de quem pode praticar (ou se beneficiar mais com) o esporte, segundo Dragone. “O futebol é para homens, mulheres, idosos, adolescentes e crianças. E todo mundo pode jogar junto, desde que respeitando os perfis de cada um.” 

Mas, por 40 anos, não foi bem assim. Sabia que existia um decreto-lei no Brasil que proibia as mulheres de praticar esportes que “não fossem adequados a sua natureza”? {Pois é}. O futebol feminino só foi regularizado em 1983, o que permitiu que as jogadoras participassem de competições e usassem os estádios. 

“Hoje as meninas estão mais inseridas no futebol, principalmente porque as pessoas estão quebrando um pouco o preconceito de que a mulher não joga e as partidas são mais assistidas”, afirma Dragone.  

Na final do Brasileirão feminino entre Corinthians e Internacional, em setembro deste ano, o estádio Neo Química Arena registrou o maior público em uma partida de mulheres entre clubes do país, com 41.070 torcedores presentes. 

Quero jogar futebol, quais os primeiros passos?

Antes de qualquer coisa, vale se perguntar: estou sedentário? Se esse for o caso, o corpo não está condicionado para uma partida completa de futebol e, além de se cansar mais rapidamente, você pode lesionar a musculatura. 

A melhor maneira de evitar isso é ouvindo o próprio corpo. “Sentiu uma dor ou cansou? Pare, descanse e depois volte a jogar. Às vezes isso é difícil porque você está lá no meio, jogando feliz com os amigos, mas é importante ficar atento ao que o corpo está dizendo”, alerta Dragone. 

Mesmo quem já pratica há mais tempo deve se preocupar. “Por mais que a pessoa já conheça o próprio corpo e esteja mais condicionada, o risco existe porque é um esporte de contato. Se não estiver com a musculatura firme e forte, porque só pratica o futebol, pode gerar lesões como uma entorse de tornozelo ou lesão no joelho”, afirma. 

Para diminuir o risco, o preparador físico sugere associar o futebol com outras modalidades, como a musculação e corrida. “Isso vai diminuir o risco porque o corpo não estará praticando só o futebol uma vez na semana. A musculação ajuda a proteger as articulações, por exemplo, porque são os músculos que as seguram”, destaca. 

Aquecer e desaquecer são etapas fundamentais no futebol

Também não adianta chegar correndo na quadra (ou campo) e começar a jogar. Antes da partida, tem que fazer igual aos profissionais: correr em volta da linha, pular, jogar as pernas pro ar e girar o quadril. Tudo isso por cerca de 10 minutos {coisa rápida, vai}.

“O futebol tem muitos estímulos de alta intensidade. Se a bola chega muito na frente, o jogador tem que correr antes que o adversário a alcance. E o aquecimento é muito importante para avisar o corpo que vai precisar correr”, explica Dragone. 

O mesmo vale para o pós-jogo. “Pode ir caminhando para trocar a roupa no vestiário, mas é importante focar na hidratação. Normalmente, o pessoal se junta para tomar uma cerveja, comer um churrasco, e aí o benefício é para a saúde mental.”

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos