Sua saúde

O que é puberdade? Entenda as mudanças do corpo

Conheça os sinais de puberdade masculina e feminina, e saiba como apoiar o (a) adolescente nessa fase.

Pessoa anda de skate

Tamanho do texto

Explicar para um (a) pré-adolescente o que é puberdade é uma boa maneira de prepará-lo (a) para as transformações no corpo que acontecem no período. 

Como afetam a autoestima, as mudanças biológicas costumam ser desafiadoras {e desconfortáveis!}.

As mamas das meninas vão ficando mais protuberantes, enquanto a pele bem lisinha do rosto dos meninos começa a dar lugar a um bigodinho.

E o cheirinho de cecê debaixo do braço? Já aparece, assim como espinhas! 

Nessa etapa da vida, muitas transformações vão ocorrer, mas o período pode ser mais leve se o(a) adolescente contar com boa orientação. 

“Esse momento de tantas mudanças na aparência corporal pode ser olhado como uma oportunidade de autopercepção e de acolhimento das mudanças, nessa nova composição da identidade”, destaca a médica de família Giulia Parise, da Comunidade de Saúde da Alice.

O que é puberdade? 

A puberdade corresponde às mudanças fisiológicas que tornam o corpo sexualmente maduro para a reprodução. 

Essa fase do desenvolvimento é parte da adolescência, período de transição entre a infância e a vida adulta. 

“A puberdade ocorre no final da primeira década de vida. Geralmente, se inicia entre 8 e 13 anos no sexo biológico feminino, e entre 9 e 14 anos no sexo biológico masculino. Nessa fase, ocorre o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, maturação óssea e aceleração do crescimento”, detalha a médica Giulia Parise.

As transformações ocorrem por ação de hormônios no organismo. Tudo começa no hipotálamo, região do cérebro ligada ao sistema nervoso central e ao sistema endócrino. 

No início da puberdade, o hipotálamo ativa a produção do hormônio GnRH, que dá o comando para que a hipófise – glândula, localizada na base do cérebro – produza o hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH).

Esses dois hormônios, por sua vez, atuam nas gônadas, que produzem células sexuais dos testículos (sexo masculino) e dos ovários (sexo feminino). 

Sinais da puberdade masculina

A puberdade nos meninos costuma apresentar os seguintes sinais:

  • Aumento dos testículos;
  • Surgimento dos pelos pubianos;
  • Crescimento do pênis;
  • Aparecimento de pelos na face;
  • Aumento de pelos nas axilas;
  • Cheiro de cecê;
  • Surgimento de espinhas;
  • Alteração na voz;
  • Alargamento dos ombros e tórax;
  • Ganho de massa muscular;
  • Aumento das mamas;
  • Estirão do crescimento (aumento de altura);
  • Primeira ejaculação (polução noturna);
  • Alterações no humor.

Sinais da puberdade feminina

A puberdade no sexo biológico feminino é marcada por:

  • Surgimento do broto mamário (como se fosse caroço que antecede os seios);
  • Aparecimento de pelos pubianos;
  • Aumento de pelos nas axilas;
  • Cheiro de cecê;
  • Aumento do quadril, do bumbum e das coxas;
  • Surgimento de espinhas;
  • Primeira menstruação (menarca);
  • Desenvolvimento dos seios;
  • Estirão do crescimento (aumento de altura);
  • Alterações no humor.  

Quanto tempo dura a puberdade? 

A duração da puberdade varia de pessoa para pessoa. Não é possível afirmar com precisão com quantos anos começa a puberdade ou com qual idade termina.

O processo costuma durar de dois a cinco anos. Mas há adolescentes que levam mais tempo, porque o processo sofre influência de vários fatores. 

“O início do desenvolvimento puberal é determinado pela herança genética, alimentação e fatores étnicos, ambientais e socioeconômicos. Quando pensamos em fatores ambientais, precisamos considerar as substâncias químicas capazes de interferir na ação hormonal, como os desreguladores endócrinos”, explica Parise. 

O que é puberdade precoce? 

Os desreguladores endócrinos são apontados como fatores que podem levar à puberdade precoce, que ocorre quando os sinais de desenvolvimento e maturação sexual aparecem antes dos oito anos para as meninas e antes dos nove anos para os meninos. 

Estima-se que a prevalência de puberdade precoce seja de 0,2% a 2%. A maioria dos casos diagnosticados ocorre em meninas, sem que necessariamente haja uma causa definida. Nos garotos, em dois terços dos diagnósticos pode haver algum distúrbio ou doença associada.

Já a puberdade tardia se refere ao aparecimento do broto mamário (telarca) e pelos na região íntima em idade superior a 13 anos e primeira menstruação (menarca) em idade acima dos 16 anos.

Nos dois casos, é sempre recomendado conversar com o pediatra ou médico de família para avaliação de um possível encaminhamento para um endocrinologista. 

Mudanças no corpo e cuidados de higiene pessoal: como apoiar os adolescentes na puberdade

Assim como a puberdade não ocorre da mesma forma para todas as pessoas, a maneira como cada um lida com as mudanças nessa fase varia. 

Para que os sinais de desenvolvimento não afetem tanto a autoestima, é muito importante conversar abertamente com o menino ou a menina sobre o assunto.

Uma coisa a se ressaltar é que colegas da mesma faixa etária também estarão passando por transformações no corpo que trazem insegurança, mau humor e até medo. 

Falar dos sentimentos e valorizar características positivas individuais pode trazer mais confiança.

Vale também fazer o (a) jovem se sentir mais no controle da situação com orientações sobre cuidados de higiene, como uso de desodorante ou antitranspirante para prevenir o cecê ou a utilização de absorvente durante a menstruação. 

Dependendo dos sinais que já apareceram, pode ser necessário providenciar roupas mais adequadas à nova altura ou ao crescimento de determinadas partes do corpo. 

Outro ponto que merece atenção é o possível início da vida sexual. A chegada da puberdade pode ser a deixa para mães, pais e cuidadores falarem francamente sobre relacionamentos e uso de preservativo. 

Livros e filmes também podem ajudar a detalhar as mudanças que ocorrem na puberdade, trazendo exemplos e dicas de como passar por essa fase sem muitos traumas. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal