Conheça nossos planos de saúde

Probióticos para o intestino: quais são os benefícios?

Bactérias e leveduras presentes em probióticos para o intestino podem ajudar a fortalecer a imunidade; saiba quando a suplementação é indicada.

Time Alice
| Atualizado em
5 min. de leitura
Foto que ilustra flora intestinal

Foto que ilustra flora intestinal

Tamanho do texto

Falou em bactéria, muita gente pensa em infecção. Mas você sabia que também existem bactérias “do bem”? Elas cumprem diversas funções no nosso organismo e, quando estão em baixa, podem ganhar reforço na forma de probióticos para o intestino.

Probióticos: o que são e para que servem?

Probióticos são micro-organismos vivos que, em quantidades adequadas, proporcionam benefícios à saúde do hospedeiro {não só seres humanos, tá? Mas também outros seres vivos}.

Os probióticos correspondem a bactérias e certos tipos de leveduras (fungo) que auxiliam na digestão, melhoram a saúde intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

“Quando o nosso intestino está saudável, há mais bactérias boas [probióticos] fortalecendo a barreira desse órgão. Com isso, determinados alimentos e toxinas não são absorvidos pelo nosso corpo, o que ajuda na imunidade”, explica a nutricionista Marina Pilotto.

Probióticos também fazem bem para a mente

A atuação dos probióticos também pode trazer efeitos positivos para a saúde mental. Isso porque o cérebro, o intestino e a microbiota da região gastrointestinal estão interligados.

E um desequilíbrio de bactérias na flora do intestino pode afetar a produção do triptofano, que é um precursor da melatonina e da serotonina, causando alterações do humor.

Probióticos naturais

As bactérias boas presentes no intestino podem ganhar reforço por meio da alimentação, já que compõem algumas comidas e bebidas fermentadas.

Alimentos com probióticos

  • Iogurte natural;
  • Coalhada;
  • Kefir (bebida fermentada à base de grãos de kefir e leite);
  • Kombucha (chá fermentado com cultura de leveduras e bactérias);
  • Picles (conserva de vegetais em vinagre);
  • Missô (pasta de soja fermentada).

E essas bactérias se alimentam de quê? Tem como dar uma forcinha para que elas permaneçam ativas? Sim, por meio de prebióticos!

“Os prebióticos são uma espécie de fibra alimentar de que as bactérias se alimentam”, detalha Pilotto.

Alimentos com prebióticos

  • Batata-doce;
  • Inhame;
  • Aveia;
  • Banana-verde;
  • Folhas.

Quando tomar probióticos para o intestino?

Quando a região intestinal está desequilibrada, pode ser o caso de reforçar os probióticos para restabelecer o funcionamento normal.

Isso pode ocorrer pela ingestão de alimentos fermentados, mas também por meio de probióticos em cápsula.

Cada unidade contém várias estirpes de bactérias ou leveduras. Dependendo do produto, pode ser necessário armazenar em geladeira.

“Geralmente se faz algumas semanas de uso, que podem variar de quatro a seis, dependendo dos sintomas. Mas o ideal é tomar somente o suficiente para equilibrar o ambiente do intestino e depois manter a saúde da região pela alimentação”, afirma Marina Pilotto.

A nutricionista destaca que não se deve comprar probióticos para o intestino por conta própria.

“Há casos de pessoas que adquirem produtos com excesso de colônias de bactérias e acabam tendo gases, estufamento abdominal e até diarreia. É importante que sempre um profissional de saúde oriente a compra.”

Probiótico faz bem para a flora íntima ou previne candidíase?

Seja pela alimentação ou por suplementação, os probióticos podem trazer benefícios para outras regiões do corpo, como a flora vaginal. Esse efeito em cadeia está ligado ao fortalecimento da imunidade.

“O intestino é a nossa principal barreira para a entrada de substâncias no organismo. Quando ele está saudável e íntegro, a nossa imunidade também funciona melhor. E a tendência é ter menos episódios de candidíase, por exemplo”.

Ou seja, os probióticos podem ser aliados na prevenção de diversas condições de saúde {só que não são uma solução isolada, ok? Podem fazer parte de um conjunto de medidas para aumentar a imunidade!}.

Probiótico para emagrecer: mito?

Algumas pesquisas avaliam se os probióticos podem ajudar no emagrecimento, mas ainda não há resultados consistentes sobre a atuação desses micro-organismos na saciedade e no controle de peso.

“Não tem como a gente estabelecer ainda uma relação clara entre emagrecimento e uso de probióticos. O que a gente sabe é que quando o ambiente do intestino está mais saudável, melhora a absorção de nutrientes e a sensação de bem-estar”, destaca a nutricionista.

Criança pode tomar probiótico para o intestino?

Os probióticos podem ser recomendados para crianças, seguindo fórmulas específicas para o público infantil.

O suplemento pode ajudar a melhorar certas condições de saúde, como cólicas, refluxo, eczema, ou diarreia associada a antibióticos.

No entanto, assim como indicado para os adultos, o uso deverá ser temporário. O pediatra deve ser sempre consultado para que a utilização se dê de forma segura.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 6 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos