Conheça nossos planos de saúde

Iogurte com whey funciona para ganhar massa muscular? Entenda

Iogurte com whey pode ser alternativa para aumentar a ingestão de proteínas na alimentação; veja benefícios e cuidados antes de consumir.

Time Alice
| Atualizado em
5 min. de leitura
Iogurte com whey funciona para ganhar massa muscular? Entenda

Iogurte com whey funciona para ganhar massa muscular? Entenda

Tamanho do texto

Para ganhar músculos, não basta apenas fazer exercícios de força (ou resistência) na academia. É importante aumentar a ingestão de proteína, nutriente responsável por dar estrutura aos órgãos.

E quem busca por uma alimentação mais proteica provavelmente já se perguntou: vale a pena comprar iogurte com whey?

Esse produto é uma alternativa prática para quem não tem muito tempo. Mas é preciso ficar atento à composição e em outras possibilidades de combinações {alguém pediu receitas de whey protein?}.

Iogurte com whey é bom para a saúde?

De uma forma geral, os iogurtes tradicionais oferecem proteínas, cálcio, minerais, além de carboidrato, gordura, vitaminas do complexo B, potássio e magnésio.

No caso do iogurte com whey já pronto, a quantidade de proteína contida na fórmula chega a ser o dobro da encontrada nos iogurtes tradicionais. Isso acontece porque o produto é coado previamente para retirar a água e concentrar uma maior quantidade de aminoácidos, que são as unidades formadoras das proteínas.

Além disso, pensando na praticidade, algumas versões são embaladas para manterem o conteúdo conservado por até oito horas fora da geladeira {o que pode ser uma facilidade para quem quer levar na bolsa como snack}.

Por outro lado, o preço desse produto é bem mais elevado, chegando a custar o triplo do iogurte natural.

E aí, qual escolher? Vai depender do seu objetivo.

Como existem muitas texturas, sabores e combinações, a melhor indicação dos iogurtes vai depender do perfil individual, dos objetivos alimentares e do gosto de cada pessoa.

Se o objetivo for favorecer o ganho de massa muscular e quiser, por isso, tomar o iogurte com o whey já pronto, a primeira dica é dar uma lida nos rótulos antes de colocar os potes ou garrafinhas no carrinho.

“Por ser um produto industrializado, devemos nos atentar à lista de ingredientes e à informação nutricional. Vale também checar se tem açúcar na composição e excesso de componentes químicos, como corantes e conservantes”, destaca Bruna Boromello, nutricionista da Alice.

Algumas marcas sinalizam na frente da embalagem que não há açúcar adicionado nem lactose (açúcar do leite), informações bastante úteis para quem tem diabetes ou intolerância à lactose. E, conforme as novas regras de rotulagem dos alimentos, todos os produtos deverão trazer uma lupa destacando se tem alto teor de sódio, gordura ou açúcar {o que vai facilitar a identificação}.

Alternativa nutritiva: iogurte natural com whey

Considerando diversos benefícios para a saúde, o iogurte natural acaba sendo um dos mais recomendados pelos nutricionistas porque possui grande quantidade de probióticos, bactérias boas que fortalecem as barreiras do intestino e ajudam a preservar a imunidade.

E o iogurte natural pode ser misturado com whey protein em pó? Com certeza!

Isso traz até mais segurança e controle sobre a quantidade de proteína ingerida.

“Os iogurtes proteicos, dependendo da marca, têm uma quantidade de proteína menor do que o suplemento de proteína tradicional”, afirma Boromello.

Iogurte natural com whey engorda?

Tanto o iogurte com whey industrializado quanto a mistura de iogurte natural desnatado com whey em pó trazem a sensação de saciedade, o que pode diminuir a vontade de comer e ajudar quem pretende emagrecer com saúde.

Nas duas opções, a quantidade de calorias é similar e relativamente baixa. Logo, pode ser incluído em um plano alimentar equilibrado.

E se a ideia for usar o alimento como uma espécie de suplemento para engordar ou ganhar massa muscular? O iogurte com whey também pode ser um aliado, seja para criar um balanço energético positivo ou para aumentar a ingestão de proteínas.

Iogurte com whey pode melhorar o desempenho?

O impacto do consumo de iogurte com whey no fortalecimento dos músculos tem sido tema de pesquisas científicas, mas ainda são necessários mais estudos para compreender as respostas metabólicas do organismo a esse alimento.

Uma pesquisa feita com atletas apontou que aqueles que consumiram regularmente iogurte enriquecido com proteínas tiveram melhor desempenho em exercícios como salto vertical, salto em distância, corrida (maior velocidade), agachamento e flexão.

Os bons resultados estariam associados a uma microbiota intestinal saudável, proporcionado pelos probióticos contidos no iogurte, e a um aumento da disponibilidade de ferro.

Com isso, evitaria anemia e melhoraria a performance.

No entanto, esses mesmos atletas manifestaram uma maior concentração de albumina (proteína solúvel em água) na urina, o que pode significar uma sobrecarga dos rins.

“Mais estudos são necessários para determinar a intensidade recomendada de consumo do produto para alcançar seus benefícios e evitar implicações na função renal”, afirmam os pesquisadores.

Iogurte com whey pode substituir a refeição?

Tanto o whey protein, quanto o iogurte com whey não substituem as refeições.

Afinal, em um plano alimentar balanceado, devemos ingerir todos os macronutrientes, com representantes dos carboidratos, proteínas e gorduras boas.

Mas, como um lanche ou complemento, não há problema em escolher esse tipo de produto. Vale sempre ter moderação e variação.

Para ganho muscular e hipertrofia, o consumo de proteínas recomendado por refeição vai de 20g a 30g {um pote de iogurte com whey tem só metade disso}.

Então, o ideal é que a alimentação tenha uma diversidade de fontes proteicas, como carnes magras, ovos, peixes, cereais e feijões.

E vale ressaltar: esses alimentos possuem outras vitaminas e nutrientes que nem sempre estão presentes nos iogurtes e demais derivados do leite.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos