Conheça nossos planos de saúde

Candidíase: o que é, sintomas e como tratar

Candidíase é uma infecção por fungo que causa muita coceira; veja dicas de como prevenir.  

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Calcinhas penduradas ao ar livre

Calcinhas penduradas ao ar livre

Tamanho do texto

Coça, pinica, arde… Quem já teve candidíase sabe que esses incômodos são os principais sintomas desse tipo de infecção.

Na maior parte das vezes, o desconforto ocorre na região genital {o que é super constrangedor, diga-se de passagem! Afinal, não dá para ficar por aí coçando as partes íntimas, né?}.

Mas dá para tratar o problema e prevenir novos episódios com hábitos saudáveis.

O que é candidíase?

Candidíase é uma infecção causada por um fungo do gênero Candida, geralmente Candida albicans.

Esse fungo está presente no nosso corpo em pequenas quantidades, mas pode proliferar em determinadas condições, causando infecção.

“A Candida Albicans faz parte da flora vaginal, e portanto, os casos são mais frequentes nas mulheres”, explica a médica de família Beatriz Jacó, da Alice.

A candidíase também pode ocorrer em outras partes do organismo, como a boca (conhecida como sapinho), a pele, a garganta, a unha e o pênis.

Por que o fungo se prolifera?

A proliferação do fungo que causa a candidíase pode ocorrer por fatores como imunidade baixa, diabetes, uso de antibióticos, gravidez, obesidade e utilização de contraceptivos hormonais.

E a alimentação, pode contribuir? Sim! Uma dieta pobre em nutrientes e vitaminas e rica em açúcares e carboidratos refinados colabora para o crescimento excessivo do fungo, já que o corpo fica mais suscetível à infecção.

Quais são os sintomas de candidíase?

Os sintomas da candidíase variam conforme a área afetada.

Na candidíase vaginal, por exemplo, os sintomas podem incluir coceira intensa, ardor, corrimento vaginal branco e espesso, dor durante a relação sexual e dor ao urinar.

Quando afeta a região genital masculina, a infecção geralmente se desenvolve na pele do pênis, causando vermelhidão, inchaço, coceira, dor e erupções cutâneas.

Já os sinais de candidíase oral incluem manchas brancas na boca e na língua, dor e dificuldade para engolir, além de fissuras nos cantos dos lábios.

Tratamento para candidíase

O tratamento mais eficaz para eliminar a candidíase envolve o uso de medicamentos antifúngicos, que podem ser administrados por via oral ou aplicados diretamente na área afetada.

Esses medicamentos matam o fungo ou impedem que ele cresça. O tipo, a quantidade e a frequência devem ser recomendados por um médico.

Esse profissional pode sugerir outras medidas para controlar fatores que podem ter contribuído para o crescimento excessivo do fungo, como a quantidade de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

No caso de candidíase na região íntima, o tratamento pode se estender ao parceiro ou parceira.

Vale destacar que o fungo pode ser transmitido na relação sexual, sendo recomendada abstinência ou uso de preservativo no período de infecção.

Existe tratamento caseiro para candidíase?

Algumas pessoas recorrem a iogurte natural, probióticos, alho, óleo de coco e vinagre de maçã na tentativa de conter o fungo, mas nenhum desses itens tem eficácia cientificamente comprovada e não substituem o tratamento!

“Sempre que escolhemos fazer tratamentos sem orientação (seja médica ou de enfermagem) os riscos são sempre mais altos: reação alérgica local ou sistêmica, efeitos colaterais, complicações devido outras doenças pré-existentes, ou até piora do quadro, podendo evoluir para algo mais grave”, alerta a médica Beatriz Jacó.

Candidíase: quanto tempo demora a passar

A candidíase não costuma melhorar por si só. Se não for tratada, a infecção pode se tornar crônica e causar complicações, especialmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

Quanto tempo demora para a candidíase passar?

O tempo que leva para a candidíase sumir varia conforme a gravidade da infecção e a resposta do corpo ao tratamento.

Na maior parte dos casos, os incômodos da candidíase começam a diminuir em poucos dias após o uso de antifúngicos, mas os sintomas podem desaparecer completamente apenas após duas semanas.

Por isso, é importante continuar o tratamento pelo tempo recomendado pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem antes. Isso ajuda a garantir que a infecção seja eliminada e diminui a chance de reincidência.

Pode usar remédio intrauterino estando menstruada?

Infelizmente, a coceira e a ardência típicas da candidíase vaginal não escolhem data para aparecer e podem ocorrer no período menstrual.

Caso o médico tenha recomendado tratamento intrauterino – com óvulo vaginal ou pomada de uso interno – é indicado esperar o fim da menstruação para utilizar o produto porque o sangue pode interferir na absorção do medicamento.

Se os sintomas forem graves e houver necessidade de alívio imediato, a dica é conversar com o profissional de saúde para buscar outras opções.

Dá para prevenir a candidíase?

Existem várias medidas que podem ajudar a prevenir a candidíase:

  • Mantenha a pele seca e limpa: o fungo se prolifera em ambientes úmidos. Por isso, é importante manter regiões como a virilha e as axilas sempre secas e ventiladas;
  • Use roupas que não retenham umidade: peças de algodão e de outras fibras naturais favorecem a circulação do ar entre o tecido e a pele;
  • Evite usar antibióticos em excesso: esses medicamentos podem matar as bactérias saudáveis que ajudam a controlar o crescimento do fungo;
  • Fortaleça o seu sistema imunológico: isso pode ser feito por meio de uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares e sono adequado.
  • Controle a ingestão de açúcar: essa dica é essencial para quem tem diabetes! Além de manter a glicose em níveis adequados no sangue, reduzir doces e produtos refinados ajuda a prevenir a candidíase.
  • Faça sexo seguro: a candidíase pode ser transmitida sexualmente. Então, use o preservativo para não contaminar o (a) parceiro (a).

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,95 / 20 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos