“É uma virose”. É bem provável que a maioria – senão todas – das pessoas já tenha ouvido essa palavra para explicar a causa de sintomas tão gerais, que vão de febre e mal-estar a dor de garganta e diarreia. Embora pareça que o profissional de saúde esteja apenas usando uma resposta genérica, a gente explica que não é bem o caso.
Viroses são infecções causadas por vírus. Como existe uma infinidade de vírus diferentes, também há uma infinidade de doenças {ou viroses}. As mais comuns, de acordo com Carolina dos Santos Lázari e Celso Granato, ambos médicos infectologistas e patologistas clínicos, além de consultores médicos para infectologia do Grupo Fleury {parceiro da Alice}, sao:
- Rotavírus e norovírus {causadores de diarreia em crianças};
- Adenovírus; influenza; parainfluenza; rinovírus e vírus sincicial respiratório {para viroses respiratórias}.
“Como os sintomas são muito parecidos entre si, inicialmente é melhor chamá-las de “viroses”, por ser um termo mais abrangente e que não está incorreto”, explicam os médicos. Apesar de os sintomas serem bem parecidos, podemos destacar algumas particularidades, a depender do tipo de vírus e do sistema do corpo que estiver atacando.
As duas viroses mais comuns são a respiratória e a gastrointestinal. Elas podem causar, além da febre, mal-estar e dor no corpo {comuns a todas as viroses}, sintomas mais específicos, como:
- Tosse, coriza e dor de garganta ou de ouvido, no caso da virose respiratória;
- Diarreia, vômito e dor abdominal, no caso da virose gastrointestinal.
Virose: como pega e quais são os sintomas?
A maior parte das viroses é transmitida via gotículas espalhadas pelo ar ou em superfícies contaminadas, nas quais podemos passar a mão e, então, levar à boca, nariz e olhos. {Por isso que é bom sempre manter o álcool em gel na bolsa ou mochila}.
Uma vez infectado pelo vírus, o organismo aciona o sistema imunológico que arma uma resposta para combatê-lo – e aí vêm os sintomas. Os mais comuns, de acordo com dados da Fiocruz {Fundação Oswaldo Cruz}, são:
- Febre;
- Mal-estar;
- Falta de apetite.
Além desses, são frequentes entre as viroses respiratórias:
- Tosse;
- Coriza;
- Dor de garganta.
E para as viroses gastrointestinais:
- Náusea;
- Vômito;
- Dor abdominal.
“O corpo aumenta a temperatura, formando a febre, para tentar matar o vírus. Na tentativa de criar a febre, usamos o tecido muscular, que faz uma contração e gera a dor no corpo”, explica Luís Antônio, médico de família e comunidade da Alice.
Quanto tempo dura uma virose?
As viroses são autolimitadas. Isso significa que têm começo, meio e fim – e esse fim chega, por conta própria, em poucos dias {no máximo 10 dias}, segundo Thiago Santos, médico de família e comunidade da Alice.
“As pessoas não precisam ficar chateadas com o diagnóstico de virose. Não significa que os profissionais de saúde estão inferiorizando os sintomas, mas que sabemos que a virose vai se resolver logo. Vírus são capazes de causar doenças com muito mais frequência do que outros agentes infecciosos, como as bactérias”, afirma Santos.
E, conforme lembra Antônio, é esperado que tenhamos uma série de viroses, especialmente no início da vida. “As crianças entre o primeiro e o terceiro ano de vida têm de 8 a 10 episódios de quadro viral em um período de um ano. Isso é saudável e é o que eu espero que aconteça, porque elas estão criando uma imunidade”, detalha.
Virose é contagiosa? Como evitar pegar uma virose?
Sim, as viroses são contagiosas e a principal maneira de evitar o contato com os vírus é mantendo a higiene em dia – especialmente a limpeza das mãos.
Para isso, valem algumas medidas:
- Lavagem das mãos com água e sabão com frequência e/ou o uso do álcool em gel {quando estiver no transporte público, por exemplo};
- Evitar dividir objetos pessoais, como toalhas, copos e talheres;
- Cuidado ao tossir, espirrar ou falar com outras pessoas, especialmente estiver com sintomas de virose;
- Manter a vacinação em dia {a campanha de vacinação de 2023 contra a gripe já começou, bem como o reforço da vacina contra a covid-19, sabia?}.
Como tratar as viroses?
O tratamento das viroses é sintomático, na maioria das vezes. Isso significa que o objetivo é aliviar os sintomas que a pessoa tiver, porque o combate aos vírus causadores da doença será feito pelo próprio sistema imunológico.
“Um quadro de virose respiratória, por exemplo, pode ter febre e dor no corpo e, para isso, tratamos com medicamentos antitérmico e analgésico. Não há evidências de medicações contra a tosse, mas o aumento da ingestão de líquidos e o uso do mel podem ajudar a criar uma capa de proteção na garganta”, explica Santos.
Quem ainda não conhece os benefícios da lavagem nasal, fica a dica para eliminar o muco e deixar a região hidratada.
No caso dos gastrointestinais, é comum que a diarreia e o vômito levem à perda de líquidos – que podem ser repostos com o soro. Quem optar pelo soro caseiro, a receita é simples e vale seguir as orientações do Ministério da Saúde:
- Misture um litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria) com uma colher pequena {de café} de sal e uma colher grande {de sopa} de açúcar. Tome ao longo do dia, em pequenas colheradas.
E os medicamentos como tamiflu, usado contra H1N1? Segundo Santos, esse tipo de tratamento (que visa reduzir o tempo dos sintomas) é mais indicado a grupos com maior risco de desenvolver doenças graves, como crianças abaixo dos cinco anos, idosos e gestantes, por exemplo. Assim, com um período menor de sintomas, o organismo tem mais tempo para armar um combate organizado.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.