Quando a gente diz que tudo na Alice é centrado na coordenação de cuidado das nossas pessoas membras, a gente está falando muito sério. É o acesso à informações de saúde e o acompanhamento de perto que fazem com que a gente consiga ajudar as pessoas a serem cada vez mais saudáveis. E essa atenção também vale para casos de internação hospitalar, que é quando entra em cena a equipe de retaguarda Alice.
Claro que essa não vai ser a realidade de todos {ufa, ainda bem!}, mas às vezes é necessário realizar uma internação. Vamos explicar como a Alice cuida {ainda mais} dos membros nessas situações.
Sempre que uma pessoa vai a um pronto-socorro de uma instituição de saúde, é a equipe do PS que fica à frente do atendimento. Mas, se a internação for necessária, essa pessoa vai ser encaminhada a uma outra equipe que será responsável, a partir desse momento, pelo atendimento durante a internação.
Todos os hospitais possuem a chamada equipe de retaguarda, para as diferentes especialidades atendidas na instituição, e é esse time que irá cuidar dos pacientes internados. Em caso de internação por causa de um AVC, por exemplo, a equipe de retaguarda da neurologia cuidará desse caso.
O que é a equipe de retaguarda Alice?
O diferencial da Alice é a existência de uma equipe de retaguarda própria em alguns dos nossos hospitais parceiros. Hoje são mais de 40 médicos de retaguarda de especialidades como clínica médica (casos de infecções, pneumonia, doença do coração, por exemplo), urologia, ortopedia, obstetrícia, pediatria e cirurgia do aparelho digestivo.
Os profissionais estão presentes em mais de 10 hospitais da nossa Comunidade de Saúde (aqui levamos em consideração o volume de membros recebidos em cada local para implantar a retaguarda) e as especialidades da equipe também variam de acordo com cada instituição {mas confere esse spoiler do bem: nosso foco é expandir cada vez mais esse serviço em nossa comunidade}.
Como funciona a equipe de retaguarda e por que ela ajuda a cuidar da sua saúde
Certo, entendemos que existe uma equipe de retaguarda própria da Alice. Mas como ela é acionada? Simples! Quando um membro Alice precisar ser internado em uma das instituições parceiras em que temos retaguarda, o hospital irá acionar essa equipe específica.
“Tudo realmente gira em torno da coordenação de cuidado. Essa equipe médica já transita no hospital e o benefício é que ela tem acesso às informações da Alice e conhece os nossos fluxos. Então pode conferir dados do paciente e falar com algum médico do Time de Saúde para debater a conduta a ser tomada”, explica Natália Garção, médica coordenadora das equipes de retaguarda da Alice.
Médicos dessa equipe (que também fazem parte do corpo clínico do hospital) irão fazer visitas ao paciente durante a internação, passar informações e acompanhar todo o processo. Para o membro, isso tudo faz com que o atendimento seja mais fluido, as autorizações para exames, laudos e procedimentos sejam mais ágeis, a alta ocorra no tempo certo e o acompanhamento depois seja eficiente.
Vale lembrar aqui que esses médicos só serão acionados quando a internação for necessária. Eles não são médicos do PS do hospital e, portanto, não é possível solicitar atendimento com essa equipe na chegada ao pronto-atendimento, ok?
Quais são os diferenciais da equipe de retaguarda Alice?
Vem ver alguns dos pontos positivos dessa equipe de acompanhamento de internação:
- Alta no tempo correto: nem antes, nem depois! Ter alta do hospital muito rápido pode gerar alguma complicação e até uma nova internação, e ficar mais do que o necessário expõe o membro a riscos hospitalares desnecessários.
- Visita por um profissional de saúde que te conhece: como o médico que fará a visita é da equipe da Alice, ele tem acessos às suas informações, ao seu histórico e às suas condições de saúde. Além disso, ele pode entrar em contato com profissionais do Time de Saúde da Alice para tirar dúvidas, se necessário, e decidir conjuntamente as melhores condutas para cada membro.
- Ajuda a agilizar processos e autorizações: os profissionais da equipe de retaguarda conhecem tanto o fluxo do hospital quanto o da Alice. Com isso, é possível agilizar processos, autorizações, pedidos de exames, laudos etc.
- Garante a continuidade do cuidado pós-alta: quando a internação chega ao fim, esse profissional já comunica o Time de Saúde da Alice, faz recomendações, deixa as prescrições de medicamento e todas as informações necessárias para o acompanhamento do membro fora do hospital.
- Profissionais alinhados com nossos valores {técnicos e culturais}: todos que fazem parte da equipe de retaguarda passam por um processo seletivo que leva em consideração diversos quesitos como experiência, qualidade do atendimento e também alinhamento à nossa forma de ver a saúde, o que inclui valorizar a atenção primária, a medicina baseada em evidências e o Value-Based Healthcare (VBHC).
- Experiência Alice em qualquer lugar: aqui na Alice nós confiamos 100% em todos os nossos parceiros e sabemos da qualidade e seriedade de todos eles. Mas temos um jeitinho nosso de ser {quem já foi na Casa Alice, por exemplo, sabe}. Nossa cultura é algo muito importante e a equipe de retaguarda ajuda a entregar isso aos nossos membros mesmo fora da Alice. “A equipe de retaguarda também tem muito esse papel de manter a Alice próxima dos membros, levando uma experiência Alice também fora do nosso ‘território’ e garantindo esse cuidado integrado e a atenção e vínculo que temos aqui”, explica Natália.
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Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
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