É fácil achar que um atendimento de saúde só acontece quando há um contato presencial, mas a verdade é que o mundo digital pode ser até melhor, e a Alice vê isso todo dia.
A cada 10 casos de urgência e emergência que chegam via o aplicativo da Alice, mais da metade (60%) se resolve ali mesmo, sem que o membro precise se deslocar ao pronto-socorro ou a uma consulta física com os profissionais de saúde.
Mas como isso acontece? Nossos health professionals {ou HPs, como carinhosamente os chamamos} compartilham suas experiências no mundo digital.
Saúde digital também é humanizada
Quando a Bruna Buozi, enfermeira especialista em urgência e emergência, migrou dos atendimentos no mundo offline para o online, ela também se perguntou como atuaria dali pra frente, já que sua profissão parecia, à primeira vista, essencialmente presencial. “Como eu vou ser uma enfermeira se vou trabalhar via um computador? Logo eu, que estava tão acostumada com o contato com as pessoas”, conta Buozi, em entrevista feita durante o HP Day na Alice {dia em que os health professionals se encontram no escritório}.
Poucos atendimentos depois, Buozi entendeu que o contato com o membro da Alice {como chamamos os pacientes} continuava a existir, e era até maior pela facilidade em responder as dúvidas e cuidar das principais queixas via aplicativo.
“Por mais que eu não esteja com a pessoa presencialmente, eu sei a história dela e os seus antecedentes. Na verdade, hoje eu me sinto muito mais próxima dos membros do que eu me sentia antes, quando cuidava dos pacientes em um hospital, porque agora eu consigo acompanhá-los o tempo todo. Os próprios membros vão se habituando ao Alice Agora e, quando mandam alguma queixa de saúde, já explicam o que estão sentindo, há quanto tempo e, se for uma dor, por exemplo, qual é o escore [escala] daquele incômodo”, detalha.
No caso da médica de família e comunidade Bruna Weigert, a dúvida ao começar os atendimentos digitais era se haveria um vínculo entre ela e os membros – já que existia uma tela entre eles. “Quando você começa a atender digitalmente, você percebe que não importa se o olho no olho é ao vivo ou via uma câmera. Na hora que você se conecta com o membro, o escuta e tem esse encontro, não tem barreira. A confiança que a gente cria é igual, e é tão intensa quanto em uma consulta presencial”, explica.
Saúde digital é mais ágil
Ter o contato do profissional de saúde de sua confiança salvo no celular para qualquer emergência é o sonho. Na Alice, você não tem apenas um contato, mas o de todo um Time de Saúde formado por enfermeiros e médicos, que atendem as queixas mais agudas de saúde em até 35 segundos {agilidade, a gente vê por aqui}.
Esse contato acontece via Alice Agora, como chamamos o nosso canal de comunicação com os membros, pelo aplicativo.
E você sabia que o mesmo vale para os profissionais que atuam na Alice? Eles também têm acesso a um chat 24 horas com outros profissionais de saúde que os ajudam em momentos mais críticos, como internações ou transferências de membros entre hospitais, por exemplo – é o que chamamos aqui de coordenação de cuidado.
Na opinião da Nathalia Tiago, enfermeira pediatra da Alice, a agilidade que a saúde digital permite é o principal ponto positivo. “Na pediatria, muitas vezes aparecem imprevistos em horas fora do comum, como de madrugada. Ter um time para ajudar nesses momentos é essencial, porque a gente consegue direcionar aquele membro de maneira rápida e assertiva, seja a hora que for”, explica.
Sem falar que, digitalmente, os profissionais de saúde conseguem ajudar um número bem maior de pessoas do que presencialmente. “Antes, eu trabalhava em uma UTI [unidade de terapia intensiva] pediátrica, onde eram comuns cirurgias de alta complexidade e transplantes, mas sentia falta de cuidar da criança como um todo, no contexto da sua família, e de vê-la saudável. Vim para o online e meu trabalho não é cuidar de 15 leitos, mas, sim, de 2 mil leitos. Eu estou em 2 mil casas ao mesmo tempo!”, completa.
Saúde digital é mais preventiva
Sempre que um membro tem uma queixa nova ou um sintoma diferente, a saúde digital da Alice garante que, do outro lado da tela, haja um profissional preparado para responder a pergunta mais importante: isso é grave ou não? E são esses momentos que mais marcam a rotina da Elisa Abrantes, enfermeira especialista em oncologia.
“As situações que mais me marcaram foram aquelas em que conseguimos prevenir o pior. Já tivemos o caso de uma membra com falta de ar, que é um sintoma superinespecífico, e que nunca tinha sentido antes. Ao investigarmos melhor, surgiu a suspeita de ser algo mais grave, um tromboembolismo pulmonar. Indicamos que ela fosse para o hospital, onde foi confirmado o diagnóstico”, conta.
A enfermeira lembra que essa condição pode ser fulminante em alguns casos, e ajudar na identificação precoce desse tipo de situação é gratificante. “Nesses dias, eu me sinto muito realizada por saber que eu pude contribuir com a saúde e com a vida daquela pessoa.”
É a mesma sensação que Buozi também já sentiu algumas vezes, ainda mais sendo especialista em urgência e emergência.
“Uma história que me impactou foi de uma membra que estava com sintomas neurológicos e que gerou em nós a suspeita de ser um AVC [acidente vascular cerebral]. A filha dela entrou em contato com a gente avisando que a mãe não queria ir para um hospital, mas era essencial que ela fosse avaliada o quanto antes. Conversei com uma das médicas de plantão, ligamos para a membra, explicamos a importância daquela avaliação e ela foi para o pronto-socorro. Chegando lá, era realmente um AVC, mas a gente conseguiu que ela ficasse bem e se recuperasse”, lembra Buozi.
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Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
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