Conheça nossos planos de saúde

Escuta ativa: o que é e como utilizar no trabalho?

Técnicas de escuta ativa podem tornar equipes mais afinadas e produtivas. Conheça algumas estratégias de como aplicá-la no trabalho.

Time Alice
| Atualizado em
8 min. de leitura
escuta ativa

escuta ativa

Tamanho do texto

A comunicação entre duas pessoas é um momento de interação, certo? Um fala, o outro ouve, depois os papéis se invertem… Mas, nas duas pontas, nem sempre há uma verdadeira compreensão do que está sendo dito. Para que isso ocorra, vale a pena entender o que é escuta ativa {e colocá-la em prática!}.

O que é escuta ativa? 

É a habilidade de se concentrar plenamente no que a outra pessoa está dizendo. Envolve ainda a assimilação, a compreensão e a interpretação da mensagem transmitida. 

É bem diferente da escuta passiva, em que a informação é ouvida, mas não retida. Sabe quando uma pessoa está contando algo e você perde o fio da meada porque lembrou de outra coisa relacionada? 

Na escuta ativa, é justamente o contrário. Para absorver e memorizar o que está sendo dito, o ouvinte se empenha em manter o foco na mensagem, sem ceder a distrações ou outros pensamentos. 

Também se busca proporcionar um espaço de acolhimento, demonstrando interesse genuíno pela perspectiva do interlocutor {é mostrar que você se importa!}.

“A escuta ativa é parte de um encontro inter-humano. Para ela se desenvolver, precisamos ter abertura para o diálogo, no qual os dois crescem e saem transformados de alguma forma”, avalia a psicóloga Danielle Fanni, da comunidade de saúde da Alice

A profissional acrescenta que, quando não há conexão e troca, a conversa pode virar quase um monólogo ou momento de desabafo.

“A falta de abertura para o diálogo trava as relações, deixa as interações mais hostis. Quando você não tem abertura para compreender o outro, não há um encontro de fato. E não é só prestar atenção no que a outra pessoa está falando. É ampliar o próprio horizonte com o que está sendo dito”, destaca a psicóloga. 

Escuta ativa no trabalho 

Já deu para perceber a importância da escuta ativa para os relacionamentos humanos, né?

Quando pensamos no ambiente de trabalho, esse tema também ganha relevância, pois pode tornar as equipes mais afinadas e produtivas. 

Para quem é líder, ela é uma excelente forma de se conectar com as pessoas do time. 

Os diálogos ajudam a identificar problemas, preocupações e necessidades. Além disso, fortalecem a confiança e a segurança psicológica.

Outra vantagem é que a liderança pode ver as questões de trabalho por outras perspectivas, o que traz mais contexto para a tomada de decisão. 

Dos pontos de vista individual e coletivo, a escuta ativa favorece ainda a resolução de conflitos e estimula a atuação integrada e colaborativa. 

Até as reuniões podem render mais! Com pessoas buscando manter o foco no que está sendo exposto, detalhes não passam batido e fica mais fácil captar nuances por trás de determinadas situações.   

Ela também é bastante útil no processo de feedback {principalmente para quem vai recebê-lo!}.

Benefícios da escuta ativa no trabalho 

  • aproxima as pessoas;
  • melhora relacionamentos;
  • cria conexão e identificação;
  • estimula a cooperação;
  • fortalece a confiança;
  • facilita a compreensão; 
  • identifica problemas;
  • diminui ruídos e mal entendidos;
  • reduz conflitos;
  • aumenta a segurança psicológica;
  • ajuda a assimilar feedbacks;
  • favorece a saúde mental;
  • desenvolve a inteligência emocional;
  • melhora o clima organizacional.

Técnicas de escuta ativa 

Para desenvolver a escuta ativa, algumas técnicas podem ser colocadas em prática. 

A ideia é estabelecer um caminho linear de mão dupla, envolvendo passos como:

ouvir com atenção > interpretar > compreender > dar um feedback

Veja algumas dicas de como treinar a escuta ativa:

1. Elimine distrações

Para conseguir se concentrar no que a outra pessoa está dizendo, busque eliminar distrações.

Desligue o celular e fique longe do computador durante a conversa. Sempre que possível, procure um ambiente calmo e peça para não ser interrompido.

2. Torne o clima da conversa agradável

A escuta ativa é, sobretudo, uma ação de empatia. Isso porque o ouvinte ativo busca analisar o que está sendo dito levando em conta a perspectiva da outra pessoa. 

Essa troca pode ficar mais leve com uma afirmação inicial que demonstre a disposição e o interesse no diálogo {tipo uma forma refinada do “sou todo ouvidos”, sabe?}. 

O papo pode começar com uma pergunta aberta, que faça com que o interlocutor elabore melhor o raciocínio. Saber técnicas de comunicação não-violenta pode ajudar.

3. Ajuste a linguagem corporal

Para que a conversa flua melhor, a linguagem não-verbal é também bastante útil. 

Sorria ao receber a outra pessoa! Descruze pernas ou braços, se posicione de frente para ela e olhe sempre nos olhos.

Tente não deixar que detalhes da aparência de quem está falando atrapalhem a atenção e evite desviar o rosto para coisas no ambiente externo. 

Assentir com a cabeça em alguns momentos pode ser uma boa maneira de demonstrar que você está seguindo o raciocínio do outro, sem precisar interromper. 

4. Seja paciente e observe seus pré-julgamentos

Para conseguir escutar ativamente, é importante ter paciência e deixar a outra pessoa falar até concluir.  

Nesse processo, vários pensamentos podem surgir. O desafio é não deixar que eles redirecionem a atenção.

“Não tem como não ter pré-julgamentos. Mas você pode reconhecer que eles estão presentes e colocar isso em movimento para que não se sobreponham à coisa em questão”, afirma a psicóloga Danielle Fanni. 

5. Confirme se compreendeu

Após ouvir atentamente, uma técnica interessante é repetir o que foi dito com as próprias palavras para confirmar se compreendeu. 

Por exemplo: “Então você está me dizendo que esse processo de trabalho não atende mais às necessidades do time, por tais e tais razões?”.

O ouvinte ativo pode ir mais a fundo para ampliar o entendimento, com perguntas como: “Para resolver essa questão, quais ações você considera essenciais?” ou “O que posso fazer para ajudar?”.

6. Dê um feedback

Os momentos em que a escuta ativa está presente podem ser finalizados com um feedback.

Isso porque compartilhar experiências semelhantes e oferecer a visão que se tem do assunto amplia a compreensão mútua.

“Também tive bastante dificuldade com isso, mas tomei a atitude tal…” ou “Lamento que você esteja passando por isso. Vamos pensar em algumas alternativas que possam te ajudar?” são alguns exemplos de frases que caem bem nessa hora. 

Mindfulness pode ajudar a desenvolver a atenção

A escuta ativa é uma habilidade que se adquire com o tempo e exige empenho, principalmente no que diz respeito a atenção.

A prática de mindfulness pode ajudar a treinar a mente para isso. 

Outra maneira é começar a exercitar a atenção plena em situações do dia a dia ou em ocasiões de maior troca e conexão emocional, como em conversas com parentes e amigos.

https://www.youtube.com/embed/NPfZjLGDZeE

E se o outro não estiver disposto a ouvir?

Vale lembrar que sempre será necessário paciência, porque nem sempre o outro está preparado para um diálogo construtivo. 

“Se você tem o desejo do encontro inter-humano, não deve desistir. É como uma sementinha, em que você busca se doar. Se o outro não está aberto, uma alternativa é deixar um ponto inicial de reflexão e esperar um momento mais favorável para o diálogo”, explica a psicóloga Danielle Fanni. 

Já conhece a Alice para Empresas?

Uma boa gestão de pessoas passa sempre pelo cuidado com a saúde e com o bem-estar dos colaboradores. 

Isso faz toda a diferença no engajamento do time, na felicidade no trabalho e na atração e retenção de talentos.

A Alice é mais que um plano de saúde. 

Um plano de saúde oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A Alice tem tudo isso {com cobertura nacional de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: tem um Time de Saúde que acompanha os membros de pertinho, de forma personalizada, coordenada e humana, sempre de olho na prevenção e na promoção de hábitos saudáveis.

Estamos preparados para ajudar nos objetivos de saúde dos seus colaboradores (como dormir melhor ou começar a correr), nas queixas do dia-a-dia (como uma dor de barriga) ou mesmo em uma emergência.

O resultado disso são colaboradores mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH. Uma contratação rápida, sem burocracia, sem permanência mínima e sem surpresas na hora do reajuste.

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos