Conheça nossos planos de saúde

Como as festas corporativas ajudam no engajamento?

As festas corporativas podem ser aliadas para reconectar os colaboradores com a cultura da empresa.

Time Alice
| Atualizado em
7 min. de leitura
Quatro pessoas que estão no trabalho vestidas com roupas formais jogam papéis para cima em uma expressão de felicidade.

Quatro pessoas que estão no trabalho vestidas com roupas formais jogam papéis para cima em uma expressão de felicidade.

Tamanho do texto

Tal qual o povo do gueto quando viu a Ivete Sangalo, temos que avisar que vai rolar a festa! Se você acabou de franzir a testa e pensar “como assim?”, precisamos esclarecer que não estamos falando no sentido literal. Mas sim que a seguir vamos falar sobre elas, as famosas, lendárias, aclamadas {e às vezes polêmicas} festas corporativas. 

Indo muito além dos comes e bebes, as confraternizações podem ser uma importante ferramenta para aumentar o engajamento e a integração das equipes. Desde que sejam pensadas com propósito e alinhadas com as premissas da empresa, servem  também para reconectar os colaboradores com os valores da empresa. 

Então segue com a gente pra entender a importância de planejar esses eventos para além do bolo e guaraná e muito doce pra você ♪ {segura esse clássico universal dos aniversários infantis}.  

A importância da confraternização da empresa 

“As festas são momentos para comemorar milestones e acontecimentos marcantes da história de uma empresa. Por exemplo, a gente teve recentemente aqui na Alice uma festa de inauguração do nosso novo office.”, explica Talita Abrantes, da área de Culture, & Internal Comms & D&I da Alice. 

Mas, ei, esses momentos de comemoração não devem ser uma egotrip da empresa, não! E sim uma ocasião onde todos os colaboradores se sintam conectados com o objetivo alcançado. Ou seja, é basicamente uma festa onde todos os convidados são aniversariantes. 

“Um dos fatores mais importante para o engajamento da equipe é a identificação com a empresa. E celebrações em geral, não só as festas corporativas, têm esse papel de reforçar nossos valores {ou virtudes, como chamamos aqui na Alice} e missão. Elas são como faróis que conectam ainda mais o colaborador com o propósito e a cultura da companhia.” 

Talita Abrantes, da área de Culture,Internal Comms & D&I da Alice

E vale lembrar que investir no engajamento é uma baita de uma vantagem competitiva, viu? O estudo “Future of Engagement” , realizado pela empresa de soluções de recursos humanos Aon Hewitt Consultancy, constatou que funcionários engajados são até 78% mais produtivos e 40% mais lucrativos em comparação com colaboradores desengajados. 

Além disso, uma pesquisa publicada no “Journal for Contemporary Research in Management” mostrou que 60% dos profissionais entrevistados não enxergam propósito ou significado em seus trabalhos. 

E as festas corporativas podem ser uma medida para mudar esse cenário! “Rituais têm esse papel de fortalecer o brilho no olho das pessoas, de as fazerem pensar: ‘Cara, que incrível, é por isso que eu trabalho aqui’, o que pode aumentar a motivação delas”, explica Talita. 

Vai rolar a festa, vai rolar {mas por quê?} 

Ainda segundo a pesquisa, as empresas precisam executar ações de engajamento para encorajar e motivar as equipes a desenvolverem atitudes e comportamentos positivos que, por sua vez, aumentam o desempenho e ajudam a alcançar os objetivos da organização.

E é praticamente impossível elaborar e executar essas ações sem uma estratégia sólida. “Quando pensamos em um plano de cultura e comunicação interna coeso, tudo que é feito precisa começar com o porquê. E esse porquê precisa estar conectado com o contexto e objetivos de negócios. Assim, todas as suas decisões dialogam com as metas do negócio”, conta Talita. 

Por isso, ao organizar uma festa corporativa {ou qualquer outro evento para estimular o engajamento}, é muito importante definir a finalidade daquela celebração. 

“Se você tem muito claro qual é o propósito daquela confraternização, todas as decisões posteriores ficam mais fáceis. No nosso caso, a inauguração do nosso novo escritório foi uma maneira de tangibilizar a cultura da Alice. E isso também guiou nossas escolhas na hora de organizar a festa, desde o tipo de comida até a programação do evento.”

Talita Abrantes, da área de Culture, Internal Comms & D&I da Alice

O que a festa corporativa uniu ninguém separa

Outro ponto trazido pelo estudo publicado no Journal for Contemporary Research in Management é que a comunicação aberta e o networking com os colegas de trabalho são dois fatores que aumentam a vontade de um funcionário em permanecer na organização {a famosa retenção de talentos}.

Por isso, é importante que as festas corporativas não se resumam a apenas eventos grandiosos. Aquele amigo secreto da empresa ou um happy hour com a equipe também contam muito como momentos de troca, conexão e interação entre os colegas de trabalho. Afinal, é fundamental conhecer melhor as pessoas com quem você passa a maior parte do seu dia {mesmo que virtualmente}. 

E nada melhor do que fortalecer esses vínculos durante um momento de descontração em que a pauta não é o trabalho. “Essas celebrações são uma ótima oportunidade para conhecer seus colegas para além de resultados. E ainda ajuda o colaborador a expandir ainda mais sua rede de contatos dentro da empresa”, afirma Talita. 

Divulgue as festas de confraternização da empresa

Bom, agora que já entendemos a importância e os principais aspectos de uma festa corporativa, chegou a hora de falar sobre um outro ponto: garantir que as pessoas irão comparecer. 

Afinal, vamos e convenhamos que uma das coisas mais deprês da vida é fazer um evento em que os convidados não aparecem {o clássico “essa festa virou um enterro”}. 

Uma dica legal é construir uma narrativa, por meio da comunicação, para que as pessoas queiram participar e entendam o motivo da confraternização. 

“Não é só pensar no script da festa, mas também num plano de comunicação integrada e utilizar os diferentes canais que a empresa possui para instigar de uma maneira criativa os colaboradores a participarem”, completa Talita. 

Tá vendo? Não vai pensando que é só oferecer comida de graça, não {apesar de que ter esse trunfo na manga ajuda bastante, temos que admitir!}. 

Já conhece a Alice para Empresas?

Uma boa gestão de pessoas passa sempre pelo cuidado com a saúde e com o bem-estar dos colaboradores. 

Isso faz toda a diferença no engajamento do time, na felicidade no trabalho e na atração e retenção de talentos.

A Alice é mais que um plano de saúde. 

Um plano de saúde oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A Alice tem tudo isso {com cobertura nacional de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: tem um Time de Saúde que acompanha os membros de pertinho, de forma personalizada, coordenada e humana, sempre de olho na prevenção e na promoção de hábitos saudáveis.

Estamos preparados para ajudar nos objetivos de saúde dos seus colaboradores (como dormir melhor ou começar a correr), nas queixas do dia-a-dia (como uma dor de barriga) ou mesmo em uma emergência.

O resultado disso são colaboradores mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH. Uma contratação rápida, sem burocracia, sem permanência mínima e sem surpresas na hora do reajuste.

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos