Um dos termos comuns do universo dos planos de saúde tradicionais é o reembolso. Em termos mais técnicos, é o ressarcimento dos valores gastos pela pessoa fora da rede de prestadores do plano. Mas, para entender como essa prática funciona, quem tem direito e para o que serve, é preciso explicar um pouco mais.
Como funciona o reembolso de despesas de saúde?
Você já deve ter conhecido dois tipos de planos de saúde: os que oferecem uma rede credenciada e orientam as pessoas a buscarem pelos profissionais que fazem parte desta rede, e os que não têm rede credenciada e os clientes, sozinhos, precisam buscar pelos profissionais.
Se a pessoa tiver um plano de saúde sem rede credenciada, ela será reembolsada parcial ou totalmente {a depender do contrato}, cada vez que for se consultar com algum médico especialista. Ou seja, ela precisa, primeiro, pagar do próprio bolso e, tempos depois {o prazo é de até 30 dias, segundo a ANS}, receber o dinheiro {às vezes só parte dele}.
No caso dos planos que possuem uma rede credenciada, a pessoa só será reembolsada pela operadora em algumas situações, como:
- Casos de urgência ou emergência, quando não for possível o atendimento na rede credenciada (por exemplo, quando não há vagas para atendimento no pronto-socorro de determinado hospital da rede);
- Quando a pessoa não puder ser atendida por profissionais, clínicas e hospitais credenciados nos prazos definidos pela ANS;
- Quando o plano de saúde oferece {e explicita isso em contrato} a opção de reembolso livre escolha, para ressarcir as despesas (parcial ou totalmente) com um serviço de fora da rede credenciada que seja da escolha do usuário.
Qual é o valor do reembolso dos planos de saúde?
O valor do reembolso pode variar conforme o modelo do reembolso e o tipo de plano (planos mais caros costumam ter valores de reembolso mais altos também). Tudo isso precisa estar descrito em contrato, ok?
Para as operadoras que seguem o modelo de livre escolha, cada operadora define os valores, que variam conforme o tipo de plano. Quanto mais premium, maior costuma ser o valor de reembolso.
Nos casos de atendimento de urgência e emergência fora da área de cobertura, a operadora pode reembolsar até o limite do valor que pagam para os prestadores da rede credenciada.
Mas, caso não tenha nenhum prestador disponível, elas vão precisar reembolsar o valor integral do procedimento.
Como funciona o reembolso na Alice?
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