Conheça nossos planos de saúde

O que é bom para queimadura de sol?

Na dúvida sobre o que passar para queimadura de sol? Veja com aliviar os sintomas da queimadura solar com algumas medidas simples.

Amanda Milléo
| Atualizado em
7 min. de leitura
O que é bom para queimadura de sol?

Tamanho do texto

Bobeou na proteção solar e ficou com a pele queimada? Calma, há formas de aliviar o incômodo da pele sensível e avermelhada {que não aguenta uma peça de roupa} por muito tempo. 

O que é bom para queimadura de sol?

O primeiro passo após uma queimadura do sol é começar a recuperar a pele logo e,  segundo orienta a Academia norte-americana de Dermatologia, isso significa sair debaixo do sol o mais rápido possível. O ideal é ir para algum lugar fechado, onde se possa adotar algumas medidas, como:

  • Tomar um banho de água fria para aliviar o incômodo; 
  • Passar um creme hidratante que contenha aloe vera {a famosa babosa} nos ingredientes, para acalmar a pele queimada; 
  • Reforçar a ingestão de água e manter o corpo hidratado;
  • Redobrar a proteção solar enquanto a pele se recupera, usando roupas que cubram a queimadura, quando estiver fora de casa.  

E se achar que a queimadura é só um dano temporário, fique sabendo que, quanto mais lesões de sol forem acumuladas ao longo da vida, maior o risco de desenvolver um câncer de pele no futuro. 

O que passar em queimaduras de sol?

Na hora de cuidar da pele queimada de sol, algumas medidas podem trazer alívio imediato ao desconforto, de acordo com dados da Mayo Clinic, organização de saúde sem fins lucrativos. Muitas delas são caseiras, inclusive. Confira:

Refresque e umedeça a pele queimada

Seja em um banho frio ou com compressas de toalhas umedecidas, o importante é manter a pele úmida várias vezes ao dia. 

Se a água do banho escorrendo pelo corpo for muito incômoda, as compressas podem ser a melhor solução. Procure não colocar o pano úmido diretamente na área queimada – o que pode aumentar o desconforto –, mas próximo do local. Além de não contribuir com a dor, manter o pano úmido próximo da lesão ajuda a reduzir a inflamação e a temperatura da pele. 

Hidrate a queimadura com loção de aloe vera ou babosa

A tradição de usar a planta da  babosa {ou aloe vera, como também é chamada} para diversas receitas caseiras tem fundamento., Saiba que a planta tem, sim, uma função no alívio dos sintomas das queimaduras solares. 

Produtos que contenham aloe vera se beneficiam da presença do composto aloína, que ajuda a reduzir a inflamação e contribui para a hidratação da pele – diminuindo até mesmo a descamação.

Hidratantes comuns também podem ser usados, desde que sejam evitados os que contenham álcool na composição. Para facilitar o momento da aplicação e obter mais alívio, deixe o produto na geladeira por um tempo antes de passá-lo na pele. 

Pele queimada do sol exige mais água no corpo

Além da vermelhidão, do inchaço e da sensibilidade, a pele queimada também esquenta mais que a pele saudável, já reparou? Isso acontece porque os vasos ficam dilatados, como consequência do processo inflamatório do local. 

Outra resposta do corpo é que os fluidos vão em direção à queimadura, na superfície da pele – e é por isso que a hidratação deve ser reforçada, a fim de evitar uma desidratação. 

Dormir bem ajuda a recuperar pele queimada

A noite pós-queimadura solar nem sempre é a mais restauradora, especialmente se a região afetada encostar muito na cama {quem já deitou com as costas ou braços queimados sabe bem qual é essa sensação, ui}.

Mas dormir bem ajuda as citocinas {proteínas que auxiliam na resposta imunológica} a fazerem um bom trabalho, acelerando a recuperação da pele afetada, sabia? E não apenas isso: boas noites de sono contribuem com o sistema imunológico como um todo.

O que não fazer com a pele queimada do sol?

Há muita coisa a fazer, e muito mais a NÃO fazer, com a pele queimada. Em primeiro lugar, evite ao máximo expor a lesão novamente ao sol. Afinal, a pele precisa de tempo para se recuperar e, até lá, ninguém quer que a queimadura se intensifique, certo?  

Outros cuidados importantes são: 

Evite produtos com benzocaína na pele

De acordo com dados da Mayo Clinic, apesar de ser uma substância anestésica, não há muitas evidências de que os produtos com benzocaína são, de fato, eficazes contra as queimaduras. Em alguns casos, eles podem até mesmo irritar a pele, ao invés de ajudá-la. 

Não mexa ou fure as bolhas de queimadura

Se a pele formou bolhas depois da exposição ao sol, isso significa que a lesão atingiu camadas mais profundas e é considerada uma queimadura de segundo grau

Nestes casos, não se recomenda que as bolhas sejam estouradas, já que elas servem de proteção natural da pele. Caso sejam rompidas, podem atrasar a recuperação da pele e aumentar o risco de infecções. 

Se for preciso, cubra as bolhas com um tecido de algodão fino, conhecido por gaze ou bandagem.

Evite manteiga, pó de café e pasta de dente na pele queimada

Jamais coloque manteiga, pó de café ou creme dental em cima da queimadura de pele, segundo orientação do Ministério da Saúde

Fumar cigarro afeta a recuperação da pele queimada

Todos os hábitos que, de alguma forma, forem prejudiciais ao sistema imunológico também podem atrapalhar a recuperação da pele queimada de sol. É o caso do tabagismo, que promove a inflamação do corpo. Está pensando em largar o cigarro? A Alice traz algumas dicas

Planner de Controle de Hábitos

Quanto tempo demora para aparecer a queimadura de sol? E para sumir?

É muito comum só perceber o tamanho do estrago horas depois da exposição solar. Isso acontece porque as queimaduras demoram um tempinho para aparecer – até 24 horas depois da exposição irresponsável ao sol. 

E, se os sinais aparecem com certa rapidez, a recuperação é bem mais longa. De acordo com dados da Fundação para o Câncer de Pele, a pele leva pelo menos sete dias para se livrar das células mortas e criar uma nova camada de proteção {e é por isso que uma das características é a descamação}. 

Esse tempo é apenas para casos mais leves de queimadura solar, o chamado primeiro grau. Lesões mais profundas, como as de segundo grau, demandam mais tempo. Segundo o Ministério da Saúde, são pelo menos três semanas até a recuperação da pele machucada, e pode gerar cicatrizes. 

Como proteger de futuras queimaduras solares?

Uma vez recuperada a pele, lembre-se de como evitar novas lesões. Você sabe, por exemplo, como escolher o melhor protetor solar? Comece conhecendo o seu tipo de pele e qual é o melhor Fator de Proteção Solar {o famoso FPS} para você.

Depois, aprenda qual é a quantidade certa de protetor solar para cada parte do corpo, sem se esquecer das orelhas, nuca, axilas e virilha.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 4,20 / 10 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos