A masturbação é algo que desperta a curiosidade {e muitas dúvidas!} entre os adolescentes.
Isso porque, com a puberdade, começa a haver um interesse maior pela sexualidade e por explorar o próprio corpo.
Para que esse desejo seja encarado de forma natural, respondemos 10 perguntas comuns nessa fase.
O que é masturbação?
A masturbação é o ato de tocar, acariciar ou estimular os próprios órgãos genitais com o objetivo de obter prazer sexual.
É algo comum, natural e relacionado à intimidade que muitas pessoas praticam ao longo da vida. Pode começar na infância e ser mais acentuada na adolescência devido ao aumento da produção hormonal.
“A adolescência é uma fase de autoconhecimento muito intensa. Isso passa por experiências emocionais e físicas. O corpo é exposto a níveis mais altos de hormônios e, consequentemente, a libido fica mais aflorada”, explica o médico urologista Willy Baccaglini, da Comunidade de Saúde da Alice.
É errado se masturbar?
Não, do ponto de vista médico ou biológico, não há nada de errado em se masturbar.
O ato representa uma fase de descoberta e de compreensão do próprio corpo. Ao se tocar, o (a) adolescente começa a perceber quais áreas causam maior excitação e prazer. Isso pode tornar a vida sexual compartilhada mais prazerosa.
Vale registrar, entretanto, que opiniões sobre a masturbação variam conforme a cultura, religião e crenças pessoais, sendo importante respeitar as perspectivas individuais sobre o tema.
Masturbação faz mal à saúde?
A masturbação não faz mal à saúde. Pelo contrário! Pode ter benefícios físicos e emocionais, como aliviar o estresse, melhorar o sono e promover o autoconhecimento.
Tanto na masturbação feminina quanto na masturbação masculina, porém, é importante lavar as mãos antes e depois de tocar na região genital.
Masturbação em excesso pode causar alguma doença?
Masturbação em excesso pode causar desconforto físico temporário, como irritação ou sensibilidade na área genital, o que não está diretamente ligado a doenças do corpo.
“O excesso de fricção pode eventualmente causar alguma lesão na região. Mas, quando falamos de masturbação em excesso na adolescência, é a questão emocional que pode requerer mais atenção, pois isso pode estar relacionado a transtornos de ansiedade, em uma fase de muita pressão e estímulos externos”, destaca Baccaglini.
Se a masturbação estiver prejudicando outras áreas da vida, como relacionamentos, ou atrapalhando o cumprimento de responsabilidades diárias, pode ser útil procurar aconselhamento profissional.
Essa é uma recomendação importante também para quem busca saber como parar de se masturbar, se o excesso estiver incomodando.
Masturbação causa espinhas?
Não há evidências científicas que comprovem a relação entre masturbação e espinhas.
Espinhas são causadas por fatores como genética, alterações hormonais e higiene da pele.
É possível masturbar outra pessoa?
Na adolescência é comum querer saber como se masturba e também se é possível masturbar outra pessoa.
Sim! É possível. Isso é conhecido como masturbação mútua e pode ser uma forma de intimidade entre duas pessoas.
Por exemplo, a adolescente pode ter seu clitóris {órgão em formato de bolinha que fica entre os grandes lábios na vulva, parte externa da vagina} estimulado pelo namorado, assim como o pênis pode ser estimulado por outra pessoa.
Vale lembrar que isso deve sempre ser feito com consentimento.
Masturbação rompe o hímen?
A masturbação feminina pode ser feita de várias formas, incluindo o toque no clitóris (com as mãos, vibradores ou sugadores) ou dentro da vagina, com os dedos ou outros objetos (como vibradores).
O hímen é uma membrana fina e flexível localizada na entrada da vagina com uma abertura para passar a menstruação. Ele é muito associado à virgindade, mas não é seu sinônimo!
Afinal, a relação sexual envolve muito mais do que apenas o rompimento de uma membrana – e nem sempre ele se rompe e causa um sangramento, sabia? Em alguns casos, ele pode apenas se expandir durante a passagem do pênis. E a existência dele não faz a menor diferença na prática.
Assim com o pênis na relação sexual, um dedo ou algum objeto dentro da vagina pode ou não romper o hímen. Isso também pode ocorrer com o uso de absorventes internos durante o período de menstruação.
Posso usar objetos para me masturbar?
É possível usar objetos durante a masturbação, mas é importante garantir que sejam seguros e higienizados.
Objetos projetados especificamente para esse fim, como brinquedos sexuais, são a opção mais segura.
Evite objetos pontiagudos ou não higienizados que possam causar lesões ou infecções.
Tem que usar camisinha na masturbação masculina?
Se a masturbação masculina for um ato individual e solitário, o uso de camisinha é dispensável.
Entretanto, como método de barreira para infecções sexualmente transmissíveis, o preservativo deve ser usado se houver compartilhamento de brinquedos sexuais ou masturbação mútua.
É normal não ter vontade de se masturbar?
A libido e o interesse em atividades sexuais, incluindo a masturbação, variam de pessoa para pessoa e podem ser influenciados por diversos fatores, como idade, saúde, estresse e relacionamentos.
Algumas pessoas podem não sentir vontade de se masturbar, enquanto outras se tocam com frequência. Os dois comportamentos são normais, desde que não afetem negativamente o bem-estar.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.