Empresas

Posso incluir meus pais no plano de saúde da empresa? Entenda as regras para incluir dependentes

Pode incluir meus pais como dependentes no plano de saúde empresarial? Quem pode ser incluído? Tire essas e outras dúvidas.

Posso incluir meus pais no plano de saúde da empresa? Entenda as regras para incluir dependentes

Tamanho do texto

No contexto de um plano de saúde empresarial, saber quem pode ser dependente não é só uma formalidade — é um passo importante para garantir que o benefício seja bem utilizado.

Afinal, entender a diferença entre titular e dependente ajuda empresas a oferecerem uma experiência de cuidado mais completa para seus times.

E isso começa ainda na hora de decidir como contratar um plano de saúde empresarial que realmente atenda às necessidades do seu time — e das pessoas que importam para ele!

O que é um dependente no plano de saúde empresarial?

Antes de entender quem pode ser dependente, é importante saber quem é o titular do plano e como funciona um plano de saúde empresarial, especialmente quando oferecido pela empresa contratante.

Neste tipo de contratação de plano de saúde, o titular é a pessoa diretamente vinculada à empresa contratante — como funcionários e sócios, por exemplo.

Já os dependentes são pessoas próximas ao titular, com algum grau de parentesco, que também podem ser incluídas no plano para ter acesso aos mesmos cuidados. Isso vale tanto para relações sanguíneas quanto afetivas — como cônjuges ou companheiros.

Se esse tema ainda parece confuso, uma boa dica é consultar um glossário de termos dos planos de saúde!

Plano de saúde empresarial aceita dependentes?

Depende do plano. Nem todas as operadoras permitem a inclusão de dependentes, com exceção de situações previstas por lei — como recém-nascidos em planos com cobertura obstétrica e de crianças adotadas com até 12 anos.

Cada operadora pode definir suas próprias regras sobre quem pode ser incluído, desde que essas condições estejam claras no contrato firmado entre a operadora e o CNPJ contratante do plano de saúde.

Por isso, é fundamental ler tudo com atenção e esclarecer qualquer dúvida antes de fechar a contratação.

Essa é uma das formas de garantir que o plano atenda às necessidades da empresa e das pessoas que fazem parte dela — inclusive em contextos mais enxutos, como nos planos de saúde para empresas pequenas.

Quem pode ser incluído como dependente no plano de saúde empresarial?

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estabeleceu algumas regras para a inclusão de dependentes em planos de saúde empresariais.

De acordo com a ANS, podem ser incluídos parentes de até segundo grau de parentesco por afinidade e até terceiro grau de parentesco consanguíneo. Complicou? Então, veja a lista a seguir.

  • Filhos;
  • Cônjuge ou companheiro;
  • Enteados;
  • Pais;
  • Avós;
  • Bisavós;
  • Netos;
  • Bisnetos;
  • Sogros;
  • Avós do cônjuge ou companheiro;
  • Netos do cônjuge ou companheiro;
  • Cunhados.

Vale lembrar que essa lista indica quem pode ser incluído como dependente, mas os planos de saúde não são obrigados a aceitar toda essa galera, ok? Como já comentamos, cada operadora tem suas próprias regras, que devem estar claras no contrato.

Quem pode ser dependente no plano de saúde Alice?

Na Alice, a inclusão de dependentes tem regras claras e um cuidado que se estende para quem importa na vida do titular.

Antes, vale uma explicação: existem dependentes que são chamados de diretos (filhos/filhas; enteados/enteadas; cônjuge) e os indiretos (mãe/pai; padrasto/madrasta; genro/nora; irmãos, sobrinhos e netos) – e cada um desses têm suas regras de inclusão.

Quem tem um plano de saúde empresarial da Alice pode incluir os dependentes diretos, que são:

  • Filhos;
  • Cônjuge ou companheiro(a);
  • Enteados.

Essa inclusão pode ser feita tanto no momento da contratação do plano quanto em casos de casamento, nascimento e adoção.

Já a inclusão dos dependentes indiretos vale apenas para as empresas entre 3 e 29 vidas – e pode ser feita apenas no momento de contratação do plano.

Vale ressaltar que todos os dependentes (diretos ou indiretos) podem escolher planos diferentes dos titulares, além de terem acesso completo à experiência de cuidado da Alice: com médicos e enfermeiros disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, cobertura nacional e uma rede credenciada de excelência. É saúde de verdade, para quem caminha ao seu lado!

Qual o limite de idade para ser dependente no plano de saúde?

O limite de idade para os dependentes do plano da Alice varia entre os diretos e indiretos.

Entre os dependentes diretos (filhos, enteados e cônjuge), o limite de idade é de até 69 anos.

Entre os dependentes indiretos:

  • Pai e mãe: até 69 anos
  • Irmãos(as): até 69 anos
  • Padrasto e madrasta: até 69 anos
  • Sobrinhos(as): até 45 anos
  • Netos(as): até 45 anos
  • Genro e nora: até 45 anos.

Dependentes precisam cumprir carência e CPT igual ao titular do plano?

Depende do caso. Em alguns cenários, os dependentes podem aproveitar as mesmas condições do titular — mas é importante entender como funciona a carência no plano de saúde para saber exatamente o que se aplica.

Por exemplo, quando se trata de recém-nascidos ou crianças adotadas com até 12 anos, as carências do titular podem ser aproveitadas. Isso vale para planos com cobertura obstétrica, desde que a inclusão seja feita em até 30 dias após o nascimento ou a adoção.

Nos demais casos, os dependentes precisam cumprir a carência normalmente, de acordo com o previsto no contrato.

Além disso, se o dependente tiver alguma lesão ou doença preexistente, a operadora pode aplicar a chamada Cobertura Parcial Temporária (CPT) — uma limitação temporária para alguns procedimentos relacionados àquela condição, válida por até 24 meses.

Como incluir dependentes no plano de saúde empresarial?

Se o plano da empresa permitir a inclusão de dependentes, esse processo costuma ser simples: é só solicitar a inclusão e enviar os documentos necessários.

A lista de documentos pode variar de acordo com o vínculo familiar, e o ideal é consultar o RH da empresa ou a própria operadora para saber exatamente o que será preciso.

A inclusão pode acontecer no momento da contratação ou em outro momento, conforme o que estiver previsto em contrato.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa 

Oferecer a inclusão de dependentes no plano de saúde mostra o quanto sua empresa valoriza quem está por trás de cada resultado. E, com a Alice, esse cuidado vai ainda mais longe.

Aqui, seus colaboradores e seus dependentes contam com profissionais que acompanham cada etapa da jornada de cuidado, com médicos e enfermeiros disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Tudo isso com cobertura nacional, uma rede credenciada de excelência e um app completo — que concentra agendamentos, receitas, histórico e muito mais.

Para o RH, a experiência também é pensada nos mínimos detalhes — e vale a pena conferir este guia sobre como usar o plano de saúde empresarial para garantir o melhor aproveitamento do benefício.

Bora transformar a experiência em saúde da sua equipe?

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal