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Estratégias de employer branding de 3 empresas inovadoras

Peça fundamental para a retenção de talentos, o employer branding é construído por diversos fatores. Conheça os principais. 

Estratégias de employer branding de 3 empresas inovadoras

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O employer branding é uma peça fundamental do processo de atração e retenção de talentos. Além disso, a prática é uma importante aliada da felicidade do trabalho

Mas cada empresa tem a sua estratégia. Por isso, convidamos três líderes de People e RH de empresas inovadoras para compartilhar a sua visão sobre o assunto. 

Para eles, a mensagem que a empresa passa é tão importante quanto a quantidade de pessoas que ela alcança.

Afinal, imagina subir em um palco com uma plateia enorme e não ter a menor ideia do que você vai apresentar {chega dar um arrepio só de pensar, socorro}? 

Pois bem, uma empresa sem employer branding é exatamente isso: uma banda que sobe no palco sem saber a própria música {e que ainda quer ter fãs}. 

E se a cultura da sua empresa tivesse um pedacinho de todo mundo que trabalha nela?

Essa é uma das estratégias que a fintech Tino usa para se consolidar como uma marca empregadora. 

Como uma startup em seus primeiros anos de vida, a atração e retenção de talentos é um pilar importantíssimo para o crescimento da empresa. 

“O fato de que nossos colaboradores fazem parte da Tino desde o início é um trunfo que utilizamos para firmar nosso employer branding. Isso porque fazer parte do time em um momento inicial, de construção de cultura, produto e dinâmicas, possibilita que todos, independente do nível gerencial, opinem e criem a partir do que elas acreditam ser o melhor”, explica Mel Diniz, HR Manager da Tino. 

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E é justamente essa possibilidade de poder participar ativamente da construção dos pilares da empresa que faz os olhos dos colaboradores brilharem. 

“Poder deixar a sua marca na construção da empresa tende a ser uma grande vantagem na hora de conquistar jovens talentos que são ambiciosos e têm vontade de fazer parte da criação e visão de algo maior do que geralmente encontram no mercado.”

Mel Diniz, HR Manager da Tino. 

Além disso, essa troca entre os colaboradores e a empresa é muito benéfica para a construção de um clima organizacional assertivo. 

“Nossos valores foram definidos e fundamentados depois de muita experimentação do que funcionava ou não dentro do nosso contexto de dinâmica de trabalho. Só assim conseguimos chegar em uma cultura alinhada à realidade das nossas Trutas (como chamamos nossos colaboradores aqui na Tino)”, completa Mel. 

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Sua empresa trabalha sem querer ou de propósito? 

De um ponto de vista mais filosófico, chamamos de propósito tudo aquilo que faz parte da nossa identidade, com base em crenças e valores que orientam nossa vida. Ele está diretamente ligado aos nossos talentos, atitudes, desejos e sonhos.

E empresas também têm {ou deveriam ter} propósitos. São seus objetivos, valores e – principalmente – como ela impacta positivamente a vida e o bem-estar das pessoas e da sociedade. 

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Estudos apontam uma relação entre os dois propósitos. Quanto mais próxima a missão de vida do colaborador estiver da missão da empresa, maiores são as chances de ele se sentir feliz, realizado e engajado.

Quem está alinhada com essa visão é a Genial Care, clínica multidisciplinar focada em potencializar o desenvolvimento de crianças autistas, que tem sua missão como a principal estratégia para atração e retenção de talentos.

“Nos próximos 10 anos, 1 milhão de crianças com autismo vão nascer no Brasil e temos o sonho de potencializar o desenvolvimento de cada uma delas. Essa missão é o centro e a essência de tudo o que fazemos. E o nosso employer branding é a materialização desta nossa cultura, é onde atraímos pessoas que acreditam nessa missão tanto quanto a gente.”

Gabriel de Barros Barreto, responsável pela área de People & Culture da Genial Care

A HR Manager da Tino concorda com a estratégia: “O propósito é o que costuma ser a faísca para a criação da maior parte das startups e também é ele que mobiliza a atração e retenção de funcionários para além de aspectos práticos {como salários e benefícios}”.

. Aqui na Alice não é diferente. “Além de profissionais incríveis que sobem a barra e fazem entregas de qualidade, nossos Pitayas são pessoas com o coração no lugar certo. Eles poderiam trabalhar em qualquer lugar, mas escolheram a Alice, porque acreditam em nosso propósito de tornar o mundo mais saudável, vão pra Arena e querem fazer parte da nossa equipe”, conta Sarita Vollnhofer, responsável pela área de People aqui da Alice.

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Engajando através do exemplo 

“Faça o que digo, mas não faça o que faço.”

Essa expressão poderia ser a inimiga nº 1 do employer branding e da cultura do bem-estar e a melhor amiga do turnover, porque nada faz mais um colaborador correr para as colinas {ou para o LinkedIn} como chegar em uma empresa e descobrir que os valores vendidos no processo seletivo não passavam de falatório.

Portanto, é fundamental que as ações e estratégias adotadas pela empresa reflitam os valores e a cultura que são divulgadas nas redes sociais e campanhas da marca, visto que isso aumenta a confiança e o senso de pertencimento dos funcionários. 

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“Eu diria que a nossa principal estratégia para ser uma marca empregadora é ter uma cultura forte, coerente e intencionada. Todas as nossas ações, iniciativas e comunicados precisam estar alinhados com as nossas virtudes. Nos questionamos constantemente se as decisões que passamos para os Pitayas reforçam ou não a nossa cultura e tomamos medidas rápidas quando percebemos que alguma definição está desalinhada com nossos valores.”

Sarita Vollnhofer, responsável pela área de People aqui da Alice.

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