Se você quer ficar por dentro do que significa employer branding, preste atenção nas perguntas:
- A sua empresa é um bom lugar para trabalhar?
- O mercado sabe disso?
Uma boa estratégia para se tornar uma marca empregadora envolve as duas coisas.
Ou seja, não basta ser, tem que mostrar e ser visto!
Isso ajuda a criar um ciclo virtuoso de atração e retenção de talentos > pessoas certas nos lugares certos > felicidade e bem estar no trabalho > alta performance.
Segue na leitura para entender melhor!
O que é employer branding
A expressão diz respeito à criação de estratégias de gestão de pessoas e de comunicação para tornar a experiência dos colaboradores na empresa positiva e, com isso, criar a percepção de que a organização é um bom lugar para trabalhar.
As ações são pensadas tanto para enriquecer a jornada de quem já está na companhia {e reter esses talentos!}, quanto para atrair bons profissionais.
“Muitas empresas têm coisas fantásticas, oferecem ótimos benefícios, mas não divulgam, e as informações ficam restritas ao RH. O employer branding une people management com marketing para que todos esses acertos da empresa sejam passados para fora, ou seja, para que o mercado entenda e leia isso”, afirma o professor e consultor Roberto Madruga, autor de “Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional”.
Para adquirir credibilidade como empregador, é importante ter um planejamento de gestão de pessoas amplo e contínuo.
Fugir do trivial {apenas salário na média e benefícios tradicionais} para oferecer uma proposta diversificada e que inclua oportunidade de desenvolvimento e de valorização profissional é um bom caminho.
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Melhor ainda se for possível fazer isso quando a empresa está começando.
“Por serem negócios novos, as startups têm uma atração natural, um appeal. Mas grande parte não tem um modelo de gestão. Algumas pessoas entram sem uma definição clara do que vão fazer e isso causa inicialmente uma euforia, mas, depois, uma inquietação, sem que elas consigam se desenvolver nem dar o melhor de si”, alerta o professor.
Efeitos positivos das ações de employer branding
- atração e retenção de talentos;
- redução de turnover;
- diminuição de custo por contratação;
- aumento do engajamento;
- ampliação da produtividade;
- bem-estar e felicidade no trabalho;
- alta performance;
- credibilidade e boa reputação no mercado.
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Estratégias de employer branding
Faça um planejamento de gestão de pessoas levando em conta o employee experience
Uma boa estratégia de employer branding parte do conceito de employee experience.
“É o conjunto das experiências e emoções que os colaboradores acumulam, ao longo do tempo, durante toda sua jornada na empresa”, explica Madruga.
Há vários momentos que marcam essa trajetória, como recrutamento, seleção, onboarding, treinamento e avaliação de desempenho, por exemplo.
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O contexto em que o colaborador interage com a organização também influencia a experiência.
Por isso, é recomendado elaborar um planejamento de gestão de pessoas que abranja fatores mensuráveis (remuneração e benefícios) e não mensuráveis (modelo de trabalho, flexibilidade, estilo de liderança, ambiente, cultura organizacional, oportunidades de desenvolvimento e valorização profissional) para direcionar a jornada das pessoas na empresa.
Uma pesquisa interna pode sinalizar quais desses aspectos vão bem no momento e quais podem melhorar para aumentar a satisfação do time com o trabalho.
>> O que é people analytics? Saiba a importância do uso de dados no RH
Também vale fazer um benchmarking para avaliar a atenção dada por outras empresas a cada fator {principalmente as que inspiram e são referência para a sua empresa}.
A partir desse diagnóstico, várias ações podem ser pensadas para também criar uma boa proposta de valor capaz de atrair novos profissionais.
Fortaleça a cultura organizacional
Se as virtudes não forem colocadas em prática, dificilmente haverá uma cultura organizacional forte, a ponto de gerar o sentimento de orgulho em fazer parte {e a vontade de recomendar o local para outras pessoas!}.
Para atingir esse objetivo, um cuidado básico é definir, desde o início, os valores que serão os pilares da cultura da empresa e reforçá-los em tudo: nas seleções, no onboarding, nas reuniões, nos projetos e nas avaliações.
Isso faz com que todas as ações estejam em sintonia com a missão da empresa, o que traz mais confiança a quem já está no time e amplia o potencial de atração de talentos que tenham valores semelhantes.
>> Cultura da empresa: 5 dicas de como crescer sem perdê-la
Dê atenção especial aos benefícios
Uma outra maneira de fortalecer a imagem da sua empresa como bom lugar para trabalhar é revisar a política de compensation.
Os salários vão depender das funções e da complexidade do trabalho {e é melhor que não estejam defasados!}, mas oferecer também um bom pacote de benefícios pode fazer os olhos de muitos profissionais brilharem.
Empresas inovadoras têm optado pelo beneflex, com créditos para os colaboradores gastarem como quiserem em alimentação, mobilidade, cultura, educação, saúde e home office, entre outros.
>> Beneflex: o que são e como funcionam os benefícios flexíveis
Valorize o bem-estar e a felicidade dos colaboradores
Empresas que se importam com a saúde e com o bem-estar dos colaboradores passam na frente daquelas nas quais esses assuntos não são prioridade.
A pandemia acelerou essa mudança. Cada vez mais, os colaboradores buscam por ambientes de trabalho saudáveis, que valorizam, sim, os resultados, mas não ao custo de noites sem dormir ou sem hora para almoçar.
Além disso, é importante pensar que a saúde influencia a performance de cada pessoa e pode potencializar a felicidade no trabalho.
E com pessoas trabalhando felizes, maior a probabilidade de formarem uma opinião e uma imagem positiva da empresa {e de falarem bem do trampo por aí!}.
Traga flexibilidade para o ambiente de trabalho
O modelo de trabalho e a flexibilidade que se tem no dia a dia também podem contar muito para a reputação da empresa.
Os colaboradores ganham mais liberdade para equilibrar trabalho e vida pessoal, o que pode ser fator determinante para atrair os melhores profissionais.
O relatório Global Talent Trends 2022, do LinkedIn, apontou que as pessoas mais disputadas no mercado querem poder definir onde, quando e como trabalham.
Mas como nem todas as funções permitem flexibilidade total, é possível pensar em alternativas.
“As empresas estão oferecendo postos de trabalho divididos (job sharing), turnos diferentes, semanas de trabalho comprimidas e outras formas de programação flexível para garantir que os funcionários possam moldar o trabalho em torno de suas vidas pessoais”, registra o relatório.
>> [Report] Os modelos de trabalho adotados por empresas inovadoras
Intensifique a comunicação interna
Investir numa boa comunicação interna é outra estratégia eficaz para fomentar a percepção de que a empresa é um bom lugar para trabalhar.
Isso porque as ideias que circulam internamente refletem o tipo de relacionamento que a organização estabelece com os colaboradores.
Quando há transparência e meios confiáveis para as pessoas se informarem {e também serem ouvidas}, cria-se uma atmosfera de respeito e de pertencimento.
Logo, um fluxo constante de informações voltado para os colaboradores ajuda as pessoas a compreenderem o objetivo do negócio, os rumos que a organização pretende seguir e como podem contribuir.
Além disso, ficam menos suscetíveis a acreditar em rumores e boatos e mais propensas a tomar boas decisões no trabalho, o que se reflete no engajamento e na produtividade.
>> Como criar uma boa estratégia de comunicação interna
Capriche na employee value proposition
Todas as vantagens pensadas para tornar a sua empresa um bom lugar para trabalhar formam a Employee Value Proposition (EVP) da companhia.
A EVP é a combinação de fatores que diferencia uma empresa das demais – ambiente, modelo de trabalho, cultura organizacional, remuneração, benefícios, flexibilidade, política de promoção, oportunidades de desenvolvimento, entre outros aspectos.
Uma boa proposta de valor traz ganhos racionais e emocionais que serão desfrutados pelo colaborador ao longo dos anos.
Essas qualidades podem ser exploradas, principalmente, no processo de contratação.
Quando a ideia é formar um time de alta performance, isso é mais importante ainda, já que os profissionais com perfil de alto desempenho são bastante disputados.
Amplie a divulgação de uma imagem positiva da empresa
Com um planejamento de gestão de pessoas bem executado, a outra vertente do employer branding a ser trabalhada é a comunicação {lembra que o mercado precisa saber de tudo de bom que a sua empresa faz?}.
Há muitas maneiras de fazer isso {o ideal é contar com uma estratégia contínua e bem estruturada}.
“A reformulação da tradicional área ‘trabalhe conosco’ no site para um portal de carreira robusto, trazendo histórias de funcionários reais e questões de empregabilidade, pode ser um diferencial para captação de talentos”, afirma Roberto Madruga.
A página da empresa no Linkedin também merece atenção especial. Como diariamente milhões de pessoas procuram oportunidades nessa rede, uma boa descrição do perfil que tem o fit cultural da empresa facilita as buscas.
Dá para pensar também em ter um blog e usar as redes sociais para mostrar o dia a dia da firma em texto, fotos, áudios e vídeos {depoimentos de colaboradores sobre como avaliam o trabalho na empresa são uma boa pedida}.
Elaborar campanhas institucionais ou pensar em ações promocionais são outras iniciativas que ajudam a mostrar a cara da empresa.
Outra dica é participar ou promover eventos em que se possa valorizar a jornada dos colaboradores na companhia e, assim, mostrar ao mundo o que dá certo na sua organização!
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