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Como lidar com conflitos no ambiente de trabalho? 5 dicas

Saiba quais são os principais conflitos no ambiente de trabalho e conheça estratégias que podem ajudar a solucioná-los.

conflitos no ambiente de trabalho

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Conflitos no ambiente de trabalho sempre vão existir. Essa afirmação curta e direta pode soar como generalização, né?

Mas a frase faz todo sentido se pensarmos que eles correspondem a situações de oposição de ideias, sentimentos ou interesses, o que é algo natural das relações humanas. 

Quem nunca entrou em uma discussão ou jamais passou por um perrengue na vida? Dificilmente alguém levanta a mão após essas perguntas.

Pois bem, entender que divergências e adversidades fazem parte do cotidiano ajuda a lidar melhor com desentendimentos, falhas de comunicação ou outros tipos de conflitos nas equipes de trabalho.

Situações de conflito no ambiente de trabalho 

  • Falhas de comunicação;
  • Diferentes estilos de trabalho;
  • Confusão de papéis;
  • Conflito de gerações;
  • Cobranças;
  • Rivalidade e ausência de colaboração;
  • Disputa de poder;
  • Erros e impasses no trabalho em equipe;
  • Desequilíbrio emocional;
  • Desavenças pessoais.

E para quem está passando por algo assim, a boa notícia é que existem maneiras maduras de resolvê-las!

“É comum e natural vivenciarmos conflitos no trabalho. O mais importante é não fugir dessas situações e vivenciá-las de maneira adaptativa. Nas relações humanas, há sempre uma troca”, afirma a psicóloga Rafaela Monari, da comunidade de saúde da Alice

Bora então para as dicas!

Dicas de como lidar com conflitos no ambiente de trabalho 

1. Saiba que conflitos podem ter lados positivos

Como destacamos no início, compreender que conflitos são comuns no ambiente de trabalho é um primeiro passo para adotar uma postura proativa quando eles aparecem.  

Além disso, vale a pena considerar que situações profissionais que geram desconforto podem trazer algum tipo de crescimento. 

Por exemplo, os impasses podem nos levar a pensar em soluções criativas. Já discussões com uma pessoa inflexível podem ser uma oportunidade de colocar a inteligência emocional em prática. 

“É possível que você passe por uma situação que exija bastante equilíbrio emocional, como lidar com um colega ou gestor que está nervoso. Mas temos que pensar que a raiva é uma emoção passageira e, no momento da discussão, a situação parece ser maior do que realmente é. Aí fica uma pergunta: vale a pena arriscar as relações alimentando uma emoção passageira?”, questiona a psicóloga.

2. Observe a situação e tente identificar causas e efeitos

Se alguma situação no trabalho incomoda, é importante observá-la atentamente para buscar a melhor solução.

Qual problema está ocorrendo? Quais são as possíveis causas? De que maneira eu contribuí para isso? E as outras pessoas envolvidas? 

Nesse momento, tente focar em fatos e não em questões pessoais. 

Claro que atitudes e comportamentos podem ser desencadeadores de conflitos, mas para chegar a uma solução consensual é mais eficaz se concentrar no que precisa ser resolvido do que ficar apontando o dedo para supostos culpados.

“Nos conflitos, é importante se colocar no lugar do outro e tentar compreender os motivos. Isso não quer dizer aceitar, mas, no momento que nos colocamos no lugar do outro, podemos ter uma visão mais clara, não sendo distorcida ou enviesada de acordo com o que gostaríamos”, lembra Rafaela. 

Outro ponto é avaliar os efeitos que a continuidade ou a repetição da situação pode gerar. As possíveis consequências podem ser bons argumentos para convencer a outra parte a cooperar.

3. Tome a iniciativa e estabeleça um diálogo construtivo desde o início

Após ter clareza sobre o que precisa ser resolvido, chega a hora de tomar a iniciativa para tentar virar a página e voltar a trabalhar com tranquilidade. 

Recomenda-se chamar as outras pessoas envolvidas para uma conversa franca quando tiverem tempo suficiente para isso e, de preferência, em um local mais reservado. 

Antes de iniciar o papo, é conveniente buscar estabelecer alguns combinados, como propor que todos adotem uma postura respeitosa e que se atenham a fatos concretos.

Vale também recorrer às virtudes da empresa para direcionar o diálogo em prol de soluções positivas. 

4. Tente ser um conciliador, mesmo em conversas difíceis 

Outra dica legal para encerrar conflitos é agir como um diplomata. Esse profissional é preparado para negociar e fechar acordos, certo?

Durante todo o processo, ele já tem em mente até onde pode ir, em que pode ceder e para o que deve dizer não.

Essa lógica pode ser um norte para conversas difíceis. Praticar a escuta ativa também ajuda a encontrar pontos em comum. 

“Procure entender o que o outro quer dizer, pois cada um tem uma necessidade emocional diferente. Para isso, a empatia tem grande importância”, reforça a psicóloga Rafaela Monari.

Para fazer pedidos e estabelecer novos rumos, técnicas de comunicação não-violenta também podem ser bastante úteis. 

5. Encontre mediadores que possam ajudar com conflitos no ambiente de trabalho

Quando o conflito no ambiente de trabalho toma maiores proporções, a intervenção de uma terceira pessoa pode ser uma alternativa para encerrá-lo. 

As lideranças, por exemplo, devem intervir quando tomam conhecimento de que um problema de relacionamento pode atrapalhar o desempenho da equipe.

Nesse caso, a dica é ouvir cada pessoa separadamente antes de uma conversa conjunta. 

Pode ser que haja resistências ou trocas de acusações, por isso é melhor se ater a questões objetivas antes de tomar uma decisão para pôr fim às discordâncias.

Se o conflito for entre equipes, um profissional de RH pode atuar como mediador. Com uma postura imparcial, ele vai ajudar a desatar nós e a reforçar objetivos comuns. 

Também pode ser estabelecido um plano com a ajuda dessa pessoa para reforçar o comprometimento dos times envolvidos. 

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