Conheça nossos planos de saúde

Quem pode ser dependente no plano de saúde empresarial?

Pode incluir meus pais como dependentes no plano de saúde empresarial? Quem pode ser incluído? Tire essas e outras dúvidas.

Ana Araujo
5 min. de leitura
Quem pode ser dependente no plano de saúde empresarial?

Quem pode ser dependente no plano de saúde empresarial?

Tamanho do texto

No dicionário, ser dependente significa depender ou mostrar dependência. Essa descrição pode ganhar vários sentidos de acordo com o contexto. 

Quando o papo é plano de saúde, ser dependente também ganha um sentido específico, olha só. 

O que é um dependente no plano de saúde empresarial?

Antes de entrar nessa definição, vale explicar o que é titular – que é a pessoa que é diretamente ligada à empresa que contratou o plano de saúde (sócias e funcionárias, por exemplo). 

As pessoas dependentes precisam ter algum grau de parentesco com o titular (sanguíneo ou não) e podem desfrutar do plano de saúde. É o caso de cônjuges ou companheiros, por exemplo.

Plano de saúde empresarial aceita dependentes?

Nem todos os planos de saúde aceitam dependentes, com exceção dos casos em que a lei obriga, como menores de 12 anos adotados e recém-nascidos no caso de planos com obstetrícia.

Cada operadora de saúde (empresa que oferta os planos) pode estabelecer suas regras, desde que estejam claras no contrato – daí a importância de ler tudo com atenção e tirar eventuais dúvidas antes de assinar. 

Quem pode ser dependente no plano de saúde empresarial?

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula o setor) estabeleceu algumas diretrizes para a inclusão de dependentes em planos de saúde empresariais. 

De acordo com a ANS, podem ser incluídos parentes de até segundo grau de parentesco por afinidade e até terceiro grau de parentesco consanguíneo. Complicou? Então, veja a lista a seguir. 

  • Filhos;
  • Cônjuge ou companheiro;
  • Enteados;
  • Pais;
  • Avós;
  • Bisavós;
  • Netos;
  • Bisnetos;
  • Sogros;
  • Avós do cônjuge ou companheiro;
  • Netos do cônjuge ou companheiro;
  • Cunhados.

Vale lembrar que essa lista indica quem pode ser incluído como dependente, mas os planos de saúde não são obrigados a aceitar toda essa galera, ok? Cada operadora tem suas próprias regras, que devem estar claras no contrato.

Quem pode ser dependente no plano de saúde empresarial Alice?

Quem tem o plano de saúde empresarial da Alice pode incluir 

  • Filhos; 
  • Cônjuge ou companheiro; 
  • Enteados.

Todos eles podem aproveitar todos os benefícios de ter o Time de Saúde da Alice, com enfermeiros e médicos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de cobertura nacional e uma rede credenciada de primeira. 

Qual a idade máxima para ser dependente no plano de saúde?

Se os dependentes em questão forem filhos ou enteados, a idade máxima para inclusão costuma ser até os 21 anos ou, se estiverem cursando faculdade, até os 24. 

Já para cônjuges, pais e sogros, não há limite de idade. É sempre importante ver o que o seu contrato fala sobre esse tema.

Dependentes precisam cumprir carência e CPT igual ao titular do plano?

Depende do caso. Os dependentes não precisam cumprir o período de carência que o titular já cumpriu caso sejam 

As carências do titular podem ser aproveitadas quando os dependentes são menores de 12 anos de idade adotados e recém-nascidos cujos pais ou adotantes possuam um plano com obstetrícia,  desde que a inscrição ocorra no prazo máximo de trinta dias do nascimento ou da adoção.

Nos demais casos os dependentes devem cumprir a carência normalmente. Caso os dependentes tenham alguma lesão ou doença preexistente, a operadora de saúde também pode aplicar uma Cobertura Parcial Temporária (CPT), que é uma restrição relacionada especificamente a essas questões preexistentes durante um período de até 24 meses.

Como incluir dependentes no plano de saúde empresarial?

Primeiro, confira com a operadora se a inclusão é permitida. Se for, é só solicitá-la e checar quais documentos precisam ser enviados. Essa documentação vai depender do grau de parentesco.

A inclusão pode acontecer na hora de assinar o contrato ou depois, caso o contrato permita. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa 

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo. 

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva. 

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice. 

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo. 

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos