Conheça nossos planos de saúde

Limpeza de ouvido: o que é e quando fazer?

Como fazer limpeza de ouvido? Dá para fazer em casa? Quem precisa? Tire essas e outras dúvidas sobre o tratamento.

Ana Araujo
| Atualizado em
4 min. de leitura
Limpeza de ouvido: o que é e quando fazer?

Limpeza de ouvido: o que é e quando fazer?

Tamanho do texto

Que atire a primeira pedra quem nunca cutucou o ouvido com um cotonete {ou, pior, quis cutucá-lo com algum outro objeto pontudo}, seja pelo prazer da limpeza ou para dar uma coçadinha gostosa. 

No TikTok, as pessoas decidiram ser mais hardcore. Um sem-número de vídeos de limpeza de ouvido mostram grandes quantidades de cera {e às vezes até alguns objetos} sendo removidas — tudo isso usando na legenda a hashtag #satisfying (em português, #satisfatório). 

Alguns conteúdos ultrapassam 22 milhões de visualizações na plataforma. “Esse procedimento se tornou mais procurado no consultório, principalmente por conta de alguns vídeos mostrando o que pode sair de dentro do ouvido”, diz a otorrinolaringologista Debora Cury, da Comunidade de Saúde da Alice.

Mas será que todo mundo precisa de uma limpeza de ouvido?

O que é e onde fazer limpeza de ouvido?

O procedimento retira o excesso de cerume do ouvido. Ele não remove tudo porque, afinal, a cera protege a região contra partículas, poeira e micro-organismos. 

Quando fazer limpeza de ouvido?

A limpeza de ouvido pode ser necessária quando a quantidade de cerume traz desconforto. “Alguns dos sintomas que indicam que esse tratamento é indicado incluem coceira, sensação de ouvido entupido e até zumbido”, lista a otorrino. 

Algumas pessoas produzem mais cerume que outras. É o caso das pessoas expostas a ruídos com frequência, como trabalhadores de fábrica, construção civil, costureiras  e músicos em geral tendem a produzir mais cera, assim como quem usa bastante fone de ouvido, já que a substância funciona como uma camada de proteção para reduzir o ruído. 

Quem determinará se a limpeza de ouvido é indicada ou não é um profissional de saúde. “Apenas o exame físico irá definir se o incômodo no ouvido tem como causa o excesso de cerume, otite [infecções e inflamações do ouvido] ou um corpo estranho, entre outras possibilidades”, completa.

Aliás, essa avaliação é importantíssima não só para determinar se a limpeza é necessária, mas se ela poderá ser feita e até o método usado. Por exemplo, a lavagem de ouvido é contraindicada em pessoas com perfuração na membrana do tímpano, infecções ativas e otites, por exemplo.

Como é feita a limpeza de ouvido?

Para deixar o canal auditivo novinho em folha, o profissional de saúde usará alguns instrumentos, a depender da situação, como curetas (tipo de ferramenta pontiaguda usada na limpeza de diversos tecidos do corpo, incluindo o ouvido), pinças, sugador de cera ou seringa e água morna.

E nada de limpeza de ouvido com cone ou vela. “Apesar de terem sido difundidas em grande escala, essas técnicas não são recomendadas por conta de possíveis complicações, visto que envolvem uso de calor ou fogo”, avisa.

Como fazer limpeza de ouvido em casa?

O primeiro passo é aposentar já seus cotonetes, que só empurram o cerume para dentro do ouvido e podem até perfurar o tímpano, levando à perda de audição.

Dispense também soluções caseiras que envolvem bicarbonato de sódio, água oxigenada e outras substâncias.

A limpeza de ouvido caseira é feita com mais gentileza e menos profundidade. Ao final do banho, pegue sua toalha e passe delicadamente apenas na parte externa do ouvido.

“Envolver o dedo indicador em uma toalha limpa é suficiente para remover o excesso de água pós-banho ou mesmo aquela cera molinha que fica na parte mais externa do ouvido”, pontua. 

Na maior parte dos casos, essa limpeza superficial é suficiente para manter o conforto auditivo e não danificar uma região tão sensível quanto o ouvido. Agora, se algum dos sintomas incômodos já mencionados antes aparecerem, é melhor procurar um profissional de saúde para uma avaliação.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 2,33 / 6 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos