Atualizado em 6 de abril de 2023.
Há quase dois anos as máscaras respiratórias viraram parte da nossa rotina como medida protetora contra o coronavírus. Na hora de sair, é pegar o celular, as chaves, a carteira e, claro, a máscara.
Veja as regras abaixo.
Veja abaixo as regras para o uso de máscaras em São Paulo
Em quais locais fechados ainda é obrigatório usar máscaras?
No estado de São Paulo, o uso de máscaras é obrigatório em
- hospitais;
- serviços de saúde, como a Casa Alice;
Ela é opcional em ambientes abertos e fechados como escritórios, comércios, salas de aula, academias, transporte público, entre outros.
Como ocorre a transmissão do coronavírus
O coronavírus é transmitido por meio de gotículas, ou seja, pequenas gotas da respiração ou saliva que são produzidas e se espalham quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou até mesmo fala.
Essas gotículas podem ser expelidas e acabam sendo inaladas por pessoas que tenham contato próximo à pessoa contaminada.
De acordo com as evidências científicas analisadas até agora, a taxa de contaminação é mais alta quando as pessoas estão em contato umas com as outras (a cerca de dois metros entre elas ou menos).
Por isso, a prática do distanciamento social é uma ferramenta importante para a redução da transmissão do coronavírus.
Manter a distância segura entre as pessoas é importante até mesmo quando não há a presença de sintomas, uma vez que pessoas infectadas assintomáticas também podem transmitir o vírus.
Quais são os sintomas da covid-19?
Os sintomas mais comuns são:
- Febre
- Tosse
- Cansaço
- Perda de paladar ou olfato
Os sintomas menos comuns são:
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Tensão e dores musculares
- Diarreia
- Irritações na pele ou ocular
Os sintomas graves são:
- Dificuldade respiratória ou falta de ar
- Perda da fala ou capacidade motora
Em caso de sintomas, procure o Time de Saúde para avaliar seu quadro.
Estou com sintomas de gripe ou covid-19, o que fazer?
Seja gripe ou covid-19, a maior preocupação deve ser cuidar e monitorar os sintomas, além de evitar transmitir a doença a outras pessoas.
Para isso, alguns cuidados são fundamentais, como a etiqueta respiratória: quando temos qualquer sintoma respiratório, e isso engloba usar a máscara, higienizar as mãos e manter distanciamento.
Vale também manter a carteirinha de vacinação em dia. Isso diminui o risco de complicações, já que a imunização contribui para a produção de anticorpos por cerca de seis meses – que é o tempo ideal até passar as temporadas mais frias do ano.
Que remédio tomar para covid?
De forma geral, o foco do cuidado não é usar medicamentos contra o vírus, mas, sim, aliviar os sintomas para que o sistema imunológico dê conta da batalha sozinho {e ele consegue!}.
A Anvisa aprovou recentemente o medicamento Paxlovid, que deve ser vendido nas farmácias {mas ainda não chegou}, e tem indicações específicas.
Rafael Pereira, médico do Time de Saúde da Alice, explica que o Paxlovid pode ser considerado uma opção de tratamento para adultos com covid-19 confirmada por teste, com no máximo cinco dias de sintomas e sem a forma grave da doença, mas com risco de progredir para esse estado crítico.
Em um estudo sobre o Paxlovid, publicado no BMJ, foram incluídas nesse grupo pessoas com:
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Tabagismo;
- Doença renal crônica;
- Imunossupressão;
- Idade acima de 60 anos, para citar alguns exemplos.
Se a pessoa tiver febre, pode tomar um antitérmico. No caso da congestão, deve-se fazer a lavagem nasal. Se tiver dor no corpo, pode tomar analgésico. É preciso ir avaliando se há sinais de piora ao longo do tempo, e nesse caso é preciso acionar um profissional de saúde. Entre 5 a 10 dias, a doença tende a ir embora.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.