Conheça nossos planos de saúde

Entenda as regras em vigor para uso de máscara em SP

Máscara volta a ser obrigatória em transportes. Mais alguma regra mudou? Saiba quais são as normas para uso de máscara em SP.

Time da Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
uso de máscara em SP

uso de máscara em SP

Tamanho do texto

Atualizado em 6 de abril de 2023.

Há quase dois anos as máscaras respiratórias viraram parte da nossa rotina como medida protetora contra o coronavírus. Na hora de sair, é pegar o celular, as chaves, a carteira e, claro, a máscara.

Veja as regras abaixo.

Veja abaixo as regras para o uso de máscaras em São Paulo

Em quais locais fechados ainda é obrigatório usar máscaras?

No estado de São Paulo, o uso de máscaras é obrigatório em

  • hospitais;
  • serviços de saúde, como a Casa Alice;

Ela é opcional em ambientes abertos e fechados como escritórios, comércios, salas de aula, academias, transporte público, entre outros.

Como ocorre a transmissão do coronavírus

O coronavírus é transmitido por meio de gotículas, ou seja, pequenas gotas da respiração ou saliva que são produzidas e se espalham quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou até mesmo fala.

Essas gotículas podem ser expelidas e acabam sendo inaladas por pessoas que tenham contato próximo à pessoa contaminada. 

De acordo com as evidências científicas analisadas até agora, a taxa de contaminação é mais alta quando as pessoas estão em contato umas com as outras (a cerca de dois metros entre elas ou menos). 

Por isso, a prática do distanciamento social é uma ferramenta importante para a redução da transmissão do coronavírus. 

Manter a distância segura entre as pessoas é importante até mesmo quando não há a presença de sintomas, uma vez que pessoas infectadas assintomáticas também podem transmitir o vírus. 

Quais são os sintomas da covid-19?

Os sintomas mais comuns são:

  • Febre
  • Tosse
  • Cansaço
  • Perda de paladar ou olfato

Os sintomas menos comuns são:

  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Tensão e dores musculares
  • Diarreia
  • Irritações na pele ou ocular

Os sintomas graves são:

  • Dificuldade respiratória ou falta de ar
  • Perda da fala ou capacidade motora

Em caso de sintomas, procure o Time de Saúde para avaliar seu quadro.

Estou com sintomas de gripe ou covid-19, o que fazer?

Seja gripe ou covid-19, a maior preocupação deve ser cuidar e monitorar os sintomas, além de evitar transmitir a doença a outras pessoas. 

Para isso, alguns cuidados são fundamentais, como a etiqueta respiratória: quando temos qualquer sintoma respiratório, e isso engloba usar a máscara, higienizar as mãos e manter distanciamento.

Vale também manter a carteirinha de vacinação em dia. Isso diminui o risco de complicações, já que a imunização contribui para a produção de anticorpos por cerca de seis meses – que é o tempo ideal até passar as temporadas mais frias do ano.

Que remédio tomar para covid?

De forma geral, o foco do cuidado não é usar medicamentos contra o vírus, mas, sim, aliviar os sintomas para que o sistema imunológico dê conta da batalha sozinho {e ele consegue!}.

A Anvisa aprovou recentemente o medicamento Paxlovid, que deve ser vendido nas farmácias {mas ainda não chegou}, e tem indicações específicas.

Rafael Pereira, médico do Time de Saúde da Alice, explica que o Paxlovid pode ser considerado uma opção de tratamento para adultos com covid-19 confirmada por teste, com no máximo cinco dias de sintomas e sem a forma grave da doença, mas com risco de progredir para esse estado crítico. 

Em um estudo sobre o Paxlovid, publicado no BMJ, foram incluídas nesse grupo pessoas com:

  • Diabetes;
  • Hipertensão; 
  • Tabagismo;
  • Doença renal crônica; 
  • Imunossupressão;
  • Idade acima de 60 anos, para citar alguns exemplos.

Se a pessoa tiver febre, pode tomar um antitérmico. No caso da congestão, deve-se fazer a lavagem nasal. Se tiver dor no corpo, pode tomar analgésico. É preciso ir avaliando se há sinais de piora ao longo do tempo, e nesse caso é preciso acionar um profissional de saúde. Entre 5 a 10 dias, a doença tende a ir embora.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos