Empresas

Primeiros passos para criar uma cultura de bem-estar na empresa

Veja como instalar e manter o bem-estar na empresa {e por que isso é fundamental para uma boa performance}.

Primeiros passos para criar uma cultura de bem-estar na empresa

Tamanho do texto

Não existe sucesso organizacional sem investimento. Mas não estamos falando só de dinheiro não, viu? Um pilar importantíssimo para potencializar os resultados e a produtividade é a preocupação com uma cultura de bem-estar na empresa {felicidade no trabalho e performance andam de mãos dadas e abraçadas}. 

Ah, e o foco na saúde não pode ser da boca pra fora! Como base de tudo, é preciso ter uma cultura intencionada. Ou seja, as empresas precisam incorporar em seu DNA a preocupação genuína com os seus colaboradores e priorizar a saúde e felicidade com ações práticas. 

“O bem-estar tem que ser um pilar central da cultura, ser uma virtude praticada e não apenas existir no papel”, explica Sarita Vollnhofer, responsável pela área de People aqui da Alice

Já deu pra ver que a transformação para se criar uma cultura saudável precisa ser profunda e mexer com uma série de fatores, né? E pra te ajudar nessa missão importantíssima, vamos contar um pouco mais sobre os primeiros passos que a sua empresa precisa dar pra atingir esse objetivo. 

O que é uma cultura de bem-estar na empresa?

Antes de mais nada vamos aos conceitos: para vivermos bem – pessoal e profissionalmente falando – precisamos estar equilibrados em diversos aspectos {físicos, mentais e sociais}. É como um sistema, onde uma coisa não funciona sem a outra. 

“Uma cultura de bem-estar permite que os colaboradores priorizem a sua saúde e felicidade. Ela promove um ambiente corporativo leve, autêntico e genuíno, onde as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. Além disso, ela promove um equilíbrio entre as realizações profissionais e pessoais.”

Sarita Vollnhofer, responsável pela área de People da Alice 

Promover esse sentimento positivo no dia a dia faz com que os colaboradores realizem as tarefas com excelência e busquem as metas com intencionalidade. Em outras palavras, a pessoa quer estar ali com vontade, garra e brilho no olho para fazer parte da empresa.

“A ciência provou que toda vez que aprendemos algo novo e nos sentimos úteis ficamos felizes. Toda vez que conquistamos e realizamos algo ficamos felizes. Então, tem muitas ‘felicidades’ dentro da experiência profissional que ainda não capturamos. Mas elas estão ali, a gente só precisa ajustar isso”, afirma Vinicius Kitahara, consultor em felicidade corporativa e um dos principais estudiosos brasileiros sobre o tema.  

>> Felicidade no trabalho: há ciência e dados, explica Vinicius Kitahara

Sucesso e saúde no ambiente de trabalho começam com a mesma letra

Os benefícios do bem-estar na empresa vão muito além das questões éticas e empáticas e se traduzem também em resultados e performance. 

“Essa cultura é muito importante para as empresas como um todo! Quando as pessoas estão mais felizes e saudáveis, elas se tornam mais engajadas e produtivas e consequentemente geram mais valor e impacto no nível de entrega, produtividade, eficiência e na redução do índice de turnover”, explica Sarita. 

Ou seja, ter um bom clima organizacional é um dos principais fatores para evitar o turnover. Segundo o ranking nacional do GPTW (Great Place to Work), oportunidades de crescimento e qualidade de vida são os dois fatores que mais fazem as pessoas permanecerem em um emprego.

>> Turnover: o que é e como evitar

Pensa assim, se o colaborador vê valor no que ele está entregando, percebe que seu trabalho é reconhecido, se sente parte do negócio e está feliz com suas funções, há muito mais chances de ele fazer o seu melhor para ver a organização e a sua carreira prosperarem juntas, certo? 

Agora, se o funcionário se sente infeliz, desmotivado e sem reconhecimento, é natural que ele não se esforce tanto quanto uma pessoa engajada. 

E, inclusive, uma pesquisa realizada pela Capita (empresa de Londres que oferece serviços de RH e bem-estar) apontou que o clima de desmotivação é {literalmente} contagioso. 

O estudo concluiu que basta um colaborador com problemas para que toda a equipe seja comprometida, levando a desentendimentos e descontentamentos. Portanto, a saúde e a felicidade desempenham um papel essencial na determinação e satisfação da força de trabalho. 

E os benefícios vão ainda além! Ao criar um ambiente corporativo saudável, a tendência é de que o time siga o exemplo e se espelhe uns nos outros para manter o espaço harmonioso e produtivo. 

Já deu pra entender que não dá mais pra focar só no salário, né?

>> Dá para engajar funcionários com saúde? Corre aqui 

Como começar a melhorar o clima organizacional: ações de bem-estar no trabalho

Primeiramente, não podemos nos esquecer da importância {e do poder} do exemplo. 

Segundo Carolyn Taylor, uma das maiores referências do mundo em mudança de cultura organizacional, o comportamento dos líderes potencializa positiva ou negativamente a atmosfera das empresas. 

Carolyn defende em seu livro “Walking the Talk: a Cultura através do Exemplo” que os valores da organização precisam se refletir nos comportamentos, símbolos e sistemas diários que a empresa transmite.

>> As 6 virtudes que estão por trás de tudo o que fazemos na Alice

A britânica defende que a coerência entre o que a organização diz e o que ela executa é primordial para que as iniciativas tenham credibilidade junto às pessoas.

Tendo isso em vista, vamos ver alguns exemplos práticos de ações que as companhias podem {e devem} adotar. 

1. Mapeie as necessidades da equipe com foco no bem-estar dos colaboradores

O ponto de partida de qualquer programa precisa ser um bom diagnóstico. Por meio de dados é possível ter um panorama geral de quais são os problemas que estão atrapalhando a saúde e a felicidade corporativa. 

A partir daí, a organização consegue traçar estratégias assertivas que atacam diretamente as dores dos seus funcionários, com iniciativas diversificadas, capazes de atender demandas individuais e coletivas.

“Aqui na Alice temos indicadores que medem o bem-estar e a saúde do time como nossa pesquisa de Vibe e o Score Magenta. E a partir dos resultados, elaboramos planos de ação focados, como por exemplo, nossas iniciativas de incentivo à prática de atividade física, workshops sobre sono, saúde mental e outras questões de saúde”, explica Sarita 

>> O que é people analytics? Saiba a importância do uso de dados no RH

2. Incentive feedbacks 

A melhor maneira de saber o que as pessoas da sua empresa acham e precisam é conversando com elas. Por isso, ter uma política de feedbacks constantes é primordial. 

E os feedbacks são nas duas direções, ok? De líderes para liderados e vice-versa. Essa prática permite que o gestor entenda o que incomoda cada pessoa do time e faz enxergar pontos de melhoria e acertos. 

Todo processo de transformação cultural envolve um esforço significativo de comunicação para garantir o alinhamento de todos os envolvidos e os bons resultados.

>> Como criar uma boa estratégia de comunicação interna

Por isso, feedbacks construtivos, metas bem definidas e direcionamentos claros são muito importantes para ajudar a diminuir a ansiedade e a insegurança. 

3. Desenvolva as lideranças

Um dos pontos chaves para promover um clima organizacional saudável é investir sem medo de ser feliz na liderança humanizada e no desenvolvimento de habilidades como gestão de pessoas e empatia.

E se as empresas são formadas por pessoas e feitas para pessoas, nada mais lógico do que os cuidados das lideranças com os colaboradores se estender a um âmbito pessoal.

“Temos que considerar que cada pessoa tem o seu contexto e que ‘bem-estar’ é diferente para cada pessoa. Por isso, flexibilidade, autonomia e confiança são importantíssimos para se ter um ambiente de trabalho equilibrado”, nos conta Sarita. 

>> RH humanizado: por que ser mais humano e menos recursos

4. Estudar se a flexibilidade de horários e jornadas de trabalho são possíveis 

Quando pensamos nas alterações que a pandemia trouxe na maneira que trabalhamos, é impossível fechar os olhos para a flexibilidade no meio corporativo. 

>> [Report] Os modelos de trabalho adotados por empresas inovadoras

Claro, os modelos flexíveis não são para todos os tipos de negócios {para um restaurante ou uma escola, por exemplo, isso pode ser mais desafiador}. Mas já pensou se esse é o seu caso? 

Se for, pode ser uma ótima forma de ajudar no equilíbrio entre as tarefas profissionais e pessoais {oi, work-life balance, entra e fica à vontade!}. E o que dá para fazer nesse sentido?

  • Oferecer a possibilidade de trabalhar em horários maleáveis;
  • Flexibilizar a política de férias e days off;
  • Estruturar um modelo de trabalho remote-first;
  • Disponibilizar benefícios flexíveis {te amamos beneflex!}. 

5. Desenvolver e reconhecer 

Você se sentiria feliz e motivado se nunca fosse reconhecido pelos seus acertos? Dificilmente. Por isso, a falta de desenvolvimento e reconhecimento e a felicidade no trabalho combinam como água e óleo. 

É muito importante que as pessoas sejam reconhecidas pelos seus feitos, acertos e conquistas, isso estimula a autoestima e confiança do colaborador em seguir crescendo e fazendo seu melhor. 

Dessa maneira, estruture planos de carreira para a sua equipe e comunique de maneira clara quais são os requisitos e metas que ele precisa atingir para ser promovido. 

Até porque, é aquela história, se você não reconhecer seus talentos, alguma outra empresa do mercado pode fazer isso 

>> Plano de carreira em Y: quando investir em especialistas

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal