Empresas

O que é lifelong learning e por que isso é importante?

Conceito de lifelong learning corresponde à busca contínua por aprendizado, o que traz benefícios para a carreira e para a saúde. Saiba mais.

Foto colorida mostra mãos sobre um caderno que está em cima de uma mesa. Na mesa há porta-retrato, xícara e um bloco de notas.

Tamanho do texto

Ler, estudar, aprender coisas novas e explorar diferentes tecnologias são atividades que você curte e que fazem parte do seu dia a dia? Então o seu estilo de vida pode se encaixar na ideia de lifelong learning! 

Esse conceito diz respeito à busca constante por aprendizado. É ser um “eterno aprendiz”, como já dizia Gonzaguinha.

Transformar isso em hábito faz bem não só para a carreira mas também pode ajudar na saúde {e no bolso}.

Nas empresas, estimular o aprendizado contínuo dos colaboradores traz ganhos como produtividade, competitividade e inovação.

E já que o foco aqui é aprender, segue na leitura para saber mais sobre o assunto!

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA banner

Lifelong learning: conceito  

A tradução de lifelong learning é “aprendizado ao longo da vida”. O conceito corresponde à vontade de estar sempre aprendendo. 

Por essa perspectiva, a educação acadêmica tradicional é apenas uma fase na jornada de busca pelo conhecimento.  

Um lifelong learner {aprendiz para a vida toda!} quer sempre se desenvolver. 

Seja para acompanhar a evolução social e tecnológica ou por puro prazer, o objetivo é alimentar a mente com conteúdos de qualidade. 

E isso pode ser feito de diferentes formas: cursos, leituras, vídeos, atividades práticas, jogos… O que importa é assimilar conhecimentos que sejam úteis na vida pessoal e profissional. 

>> Como desenvolver inteligência emocional? Veja algumas dicas

Benefícios do lifelong learning

  • Desenvolvimento de habilidades;
  • Domínio de novas tecnologias;
  • Qualificação profissional;
  • Acúmulo de conhecimento;
  • Ampliação da cultura geral;
  • Estimulação do cérebro;
  • Relaxamento, prazer ou diversão;
  • Inspiração e insights para inovação.

>> Como treinar o cérebro para a felicidade? Confira

Por que não parar de aprender

O lifelong learning é muito incentivado por entidades ligadas ao mundo do trabalho. 

Com várias funções sendo substituídas por máquinas e algoritmos, quem ocupa os postos que ficam obsoletos precisa aprender novas competências para se manter no mercado. Mas isso é só uma parte da história.

Empregos bem remunerados vão exigir pessoas muito qualificadas. 

Por isso, estar sempre se desenvolvendo pode ser determinante até para o bolso, como destacado em artigo da Harvard Business Review

“Tendências como inteligência artificial, robótica e terceirização significam mudanças constantes na natureza do trabalho. E navegar nesse cenário em constante evolução requer aprendizado contínuo e crescimento pessoal”, afirma o pesquisador John Coleman.

A importância do lifelong learning nas empresas

Nas empresas, o trabalho humano e o artificial deverão coexistir. A expectativa é que equipes de alta performance sejam cada vez mais marcadas pelo domínio de novas tecnologias a partir de habilidades técnicas (hard skills) e por competências comportamentais (soft skills) que propiciem a inovação. 

Para acompanhar essas mudanças, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimula os países e as empresas a investirem mais em educação e treinamentos. 

A entidade propõe a criação de um ecossistema de lifelong learning com incentivos à aprendizagem contínua. 

As vantagens são sociais {há uma grande preocupação com um aumento no número de desempregados em função da automação} e econômicas, já que as companhias podem se antecipar a essas transformações capacitando pessoal para se tornarem mais produtivas e competitivas. 

>> Como formar uma equipe de alta performance? Passo a passo

Como incentivar o lifelong learning na empresa

  • Insira o aprendizado constante na cultura da empresa; 
  • Elabore planos de desenvolvimento individual;
  • Promova cursos e treinamentos;
  • Estabeleça um programa de mentoria;
  • Crie grupos de afinidade e de estudos na empresa;
  • Ofereça acesso a fontes digitais qualificadas de informação; 
  • Inclua cultura e educação no pacote beneflex;
  • Estimule o intraempreendedorismo.

>> Cultura da empresa: 5 dicas de como crescer sem perdê-la

Lifelong learning faz bem à saúde

Estar sempre aprendendo faz muito bem até para a saúde. Quando o assunto da leitura ou estudo é prazeroso, há uma diminuição da tensão e do estresse.

Quando o tema é desafiador, o cérebro é estimulado a formar novas conexões, o que pode ajudar na prevenção de doenças cognitivas.

“Nenhum tratamento médico atual cura a demência. O que se sabe agora é que o risco pode ser reduzido e o início atrasado. Escolhas de estilo de vida e comportamentos saudáveis ​​para o cérebro fazem a diferença. O cérebro pode criar novas células cerebrais e conexões ao longo da vida”, registra a pesquisadora Ruth Flexman, da Universidade de Delaware (EUA) em artigo científico.

>> Como a alimentação pode influenciar a saúde mental do time

O aprendizado constante também traz efeitos positivos para o bem-estar. Com um repertório intelectual diversificado, a autoconfiança e autoestima ficam lá em cima! 

Mas um pouco de humildade não pode faltar, hein? Afinal, um lifelong learner tem a consciência de que, por mais que tenha muito conhecimento acumulado, sempre haverá uma nova oportunidade de aprender. 

Já conhece a Alice para Empresas?

Uma boa gestão de pessoas passa sempre pelo cuidado com a saúde e com o bem-estar dos colaboradores. 

Isso faz toda a diferença no engajamento do time, na felicidade no trabalho e na atração e retenção de talentos.

A Alice é mais que um plano de saúde. 

Um plano de saúde oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A Alice tem tudo isso {com cobertura nacional de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: tem um Time de Saúde que acompanha os membros de pertinho, de forma personalizada, coordenada e humana, sempre de olho na prevenção e na promoção de hábitos saudáveis.

Estamos preparados para ajudar nos objetivos de saúde dos seus colaboradores (como dormir melhor ou começar a correr), nas queixas do dia-a-dia (como uma dor de barriga) ou mesmo em uma emergência.

O resultado disso são colaboradores mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH. Uma contratação rápida, sem burocracia, sem permanência mínima e sem surpresas na hora do reajuste.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal