Conheça nossos planos de saúde

Academias ao ar livre em São Paulo: saiba como e onde treinar

Para quem quer economizar ou fazer atividades olhando o céu, SP tem diferentes opções de academias ao livre; confira uma lista delas.

Time Alice
| Atualizado em
7 min. de leitura
Academia ao ar livre

Academia ao ar livre

Tamanho do texto

Uma opção para quem não quer pagar academia, para quem gosta de mudar de cenário e de curtir o céu enquanto se exercita, as academias ao livre de São Paulo podem ser uma boa alternativa.

Além disso, o treino ao ar livre traz uma série de benefícios, como: 

  • Melhora da saúde respiratória: o ar fresco e puro ao ar livre pode melhorar a saúde dos pulmões e ajudar a reduzir o contato direto com possíveis doenças respiratórias;
  • Produção de vitamina D: o sol é uma fonte natural de produção de vitamina D, que é essencial para a saúde dos ossos e pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose;
  • Redução do estresse: a natureza e o ar livre são conhecidos por ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. A prática de exercícios físicos ao ar livre pode ajudar a aliviar a tensão e melhorar o humor;
  • Variação de cenários: ao treinar ao ar livre, é possível variar o cenário dos exercícios e explorar diferentes locais da cidade. Isso pode tornar o treino mais interessante e motivador;
  • Economia financeira: as academias ao ar livre são uma opção gratuita para quem deseja se exercitar e não costumam ter restrições de horários.

As desvantagens são: o treino pode ter que ser cancelado quando chover ou fizer muito frio, e os cuidados com a segurança precisam ser redobrados (nada de levar objetos de muito valor para o parque!)

Levar uma garrafona de água de casa (pode ser que o espaço não tenha bebedouro ou ele pode estar quebrado) e passar bastante filtro solar são recomendações obrigatórias para quem pretende treinar fora de casa também!

Aparelhos da academia ao ar livre: como usar

Geralmente, os aparelhos das academias ao ar livre são projetados para oferecer uma atividade física de baixo impacto, com menor risco de lesões, e voltados para treinos de alongamento, equilíbrio e resistência.

Mas engana-se quem pensa que eles são destinados apenas à terceira idade. 

Aqueles que desejam aumentar a dificuldade de seus treinos e alcançar um condicionamento físico melhor também podem se beneficiar. Isso porque há várias maneiras de aumentar a intensidade dos exercícios feitos nos equipamentos, tornando-os mais desafiadores para pessoas que não são idosas. Algumas das maneiras incluem:

  • Aumentar o número de repetições: realizar mais repetições do exercício pode aumentar a intensidade e o desafio do exercício;
  • Aumentar a velocidade dos movimentos realizados;
  • Aumentar a resistência: muitos equipamentos têm opções para aumentar a resistência, seja com o uso de elásticos, molas ou pesos adicionais;
  • Adicionar variações de movimento: fazer agachamentos em um pé só ou variações de flexões de braço pode torná-los mais difíceis;
  • Reduzir o tempo de descanso.

Uma dica importante é consultar um preparador físico que possa elaborar um treino voltado para seus objetivos e condições físicas. E, claro, para evitar lesões.

Planilha de corrida para iniciantes Banner

Onde fazer academia ao ar livre em São Paulo

Parque das Bicicletas 

O parque, que fica em Moema (zona sul), é ponto de encontro de quem gosta de andar de bike {como diz o nome}, mas recentemente ganhou uma academia ao ar livre. Inaugurada em agosto de 2022, a academia tem várias estações para musculação e exercícios cardio. 

Fique ligado que, às vezes, acontecem algumas aulas coletivas, como yoga e funcional. O espaço também é repleto de áreas com sombras para uma prática mais confortável, além de pistas de atletismo, para quem quiser complementar os treinos com uma corridinha.

Endereço: Alameda Iraé, 35. Mais informações no site

Escadaria do Sumaré

Localizada em Pinheiros (zona oeste), a escadaria com mais de 150 degraus virou um point fitness nos últimos anos. Subir e descer os degraus é um treino intenso de cardio e força, ideal para quem busca melhorar o condicionamento e fortalecer pernas e glúteos – mas exige um aquecimento adequado e uma condição física mínima. Usar calçados apropriados também é essencial para evitar lesões.

O local também costuma ser bastante movimentado, o que pode ser divertido e uma motivação extra para quem busca companhia e estímulo para treinar.

Endereço: Praça Irmãos Karmam, 473

Parque Aclimação

Neste parque, localizado na Aclimação (zona central), é proibido o uso de skate, bicicleta e patins, mas há pistas para caminhada e cooper e alguns equipamentos para ginástica, como barras. Recentemente, a Prefeitura de São Paulo anunciou um calendário com uma série de aulas gratuitas. 

Ginástica Postural às segundas e quartas, das 8h às 9h

Ginástica Dançante às terças, quintas e sábados, das 7h30 às 9h

Pilates Solo às terças, das 8h às 9h

Lian Gong às sextas – feiras das 10h às 11h

Dança às sextas, das 8h às 9h

Dança Circular sábado das 9h30 às 11h

Treino funcional domingo, das 10h às 11h

Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1.119. Mais informações sobre as aulas no site da Prefeitura

Parque Buenos Aires

Também localizado na região central, mas no bairro de Higienópolis, o parque possui uma academia ao ar livre com aparelhos simples, mas bem cuidados e variados, voltados a exercícios de resistência, alongamento e força, como barras e pranchas.

O parque também vira uma pista de corrida em seu entorno, mas, como ele é muito encravado nas ruas do bairro, é bom evitar horários de muito movimento de pedestres, pois há o risco de trombar com os transeuntes. A Prefeitura anunciou recentemente algumas sessões de aulas gratuitas:

Rádio Taissô (técnica japonesa de exercícios rítmicos leves, acompanhados por música suave), de segunda a sábado, das 7h30 às 8h30.

Lian Gong 18 terapias (ginástica terapêutica de origem chinesa), às terças, das 17h às 17:45h, e às quintas, das 8h às 9h.

Tai Ji Qi Gong (uma variação do tai chi), às quartas, das 17h às 17h45.

Método de Rose (atividades com técnicas respiratórias, corporais e de concentração), aos domingos, das 11h ao meio-dia.

Endereço: Avenida Angélica, 1.500. Mais informações sobre as aulas no site da Prefeitura

Academia dos Flintstones, no parque Ibirapuera

Em vez de halteres emborrachados e barras de metal, já pensou em treinar com pedras e madeira? Essa é a proposta da “academia dos Flintstones”, construída de forma totalmente rústica dentro do parque Ibirapuera (zona sul), localizada próxima à pista de cooper, e totalmente gratuita. Nas imediações também há barras, bancos e plataformas para serem usados em exercícios como agachamentos e saltos, opções interessantes para quem busca variar os exercícios e trabalhar diferentes grupos musculares. 

Além da academia da “idade da pedra lascada”, há também dentro do parque diversos percursos para corredores ou para os que preferem andar de bike ou fazer uma caminhada. Por ser o maior parque da cidade, o Ibirapuera muitas vezes recebe aulões gratuitos de yoga ou treino funcional.!

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10), Av. IV Centenário – portões 6 e 7A, e Av. República do Líbano – portão 7. Mais informações no site do parque.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos