Conheça nossos planos de saúde

Iogurte natural: saiba como fazer e por que ele faz bem

Rico em cálcio, proteínas e probióticos, iogurte natural pode integrar receitas práticas e saudáveis; veja mais detalhes.

Time Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
Iogurte natural

Iogurte natural

Tamanho do texto

No café da manhã, no lanche, na salada… Em vários momentos, o iogurte natural pode estar presente como opção nutritiva e proteica de alimento. Ele também pode ser um ingrediente-chave em receitas práticas e saborosas.

Bora então aprender a fazer uma versão caseira de iogurte natural e descobrir combinações que vão deixá-lo ainda mais gostoso para consumo?

Benefícios do iogurte natural

O iogurte natural é rico em proteínas, cálcio, magnésio e vitaminas B.

Também possui grande quantidade de probióticos, bactérias boas que fortalecem as barreiras do intestino e ajudam a preservar a imunidade. Elas estão lá porque o leite usado na produção do iogurte é fermentado.

“O açúcar do leite, a lactose, é fermentado, o que torna a digestão mais fácil. Pode ser uma opção para quem não se dá tão bem com leite, já que a digestibilidade é melhor”, explica a nutricionista Marina Pilotto, da Alice.

Iogurte natural desnatado

O iogurte natural pode ser produzido com vários tipos de leite.

De um forma geral, o leite integral costuma ser o mais usado pela indústria para fazer diferentes tipos de iogurte devido ao alto teor de gordura, que contribui para uma textura cremosa.

No entanto, o leite desnatado ou semidesnatado também podem ser usados, embora o resultado seja menos cremoso {e menos calórico, por outro lado!}.

Dependendo do teor de gordura do leite utilizado, uma porção de 100g de iogurte natural pode conter cerca de 60 calorias, o que o torna uma boa alternativa quando o objetivo da alimentação é emagrecer com saúde.

Como fazer iogurte natural caseiro

Para fazer iogurte natural caseiro, são necessários apenas 1 litro de leite e um potinho de iogurte natural sem açúcar (170g). Veja como fazer:

  1. Retire o iogurte da geladeira para que esteja em temperatura ambiente durante o preparo;
  2. Em uma panela média, coloque o leite e aqueça em fogo baixo por 15 minutos, mexendo o conteúdo delicadamente para evitar a formação de nata;
  3. Quando a temperatura atingir 90 ºC {um termômetro culinário facilita essa medição}, desligue, transfira o leite para um refratário e espere amornar;
  4. Num recipiente menor, coloque o iogurte e misture com uma concha do leite morno até dissolver. Aos poucos, acrescente o restante do leite;
  5. Tampe o recipiente com papel filme, enrole-o num pano grosso e coloque-o num ambiente morno {pode ser no forno fechado e desligado, mas que tenha sido pré-aquecido};
  6. Deixe o recipiente no local por, no mínimo, oito horas para que a fermentação ocorra e o iogurte se forme;
  7. Depois de pronto, conserve em geladeira por pelo menos duas horas antes de consumir.

“Quem gosta do iogurte natural mais consistente pode acrescentar uma ou duas colheres de leite em pó na receita, por exemplo. Ou tem a opção de retirar o soro quando o iogurte está pronto com um coador de pano ou papel, um pano de prato limpo ou até com um utensílio chamado dessorador”, explica a nutricionista.

Receitas com iogurte natural

Inúmeras receitas podem ser feitas utilizando iogurte natural. Na hora de escolher a sua preferida, escolha as que mantêm o valor nutricional do alimento.

“Evite o consumo do iogurte natural junto com carne ou frango porque o cálcio atrapalha a absorção do ferro e vice-versa. Logo, não é recomendado misturá-los com muita frequência, para garantir que cada nutriente seja absorvido propriamente”, destaca Pilotto.

Veja algumas receitas:

Iogurte natural com frutas e chia

Em um potinho de vidro, coloque uma camada de geleia {de preferência 100% natural} na parte inferior e adicione um pote de iogurte natural. Em seguida, acrescente morangos fatiados e sementes de chia.

Smoothie de iogurte natural com frutas

Num liquidificador, misture o iogurte natural com frutas frescas (banana, morango ou outras frutas vermelhas), um pouco de mel e gelo. Bata e sirva em seguida.

Creme de iogurte natural e pasta de amendoim

Com um garfo, misture duas colheres de pasta de amendoim com meio pote de iogurte natural desnatado. Sirva com fatias de maçã por cima, polvilhadas com canela.

Molho de iogurte natural para salada

Misture iogurte natural, suco de limão, azeite, sal, pimenta e ervas frescas de sua preferência (ex: salsinha, cebolinha, orégano). Mexa bem e coloque sobre a salada quando for consumir.

Você encontra outras receitas deliciosas como essas nos e-books de receitas saudáveis da Alice!

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,33 / 9 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos