Conheça nossos planos de saúde

Pilates: o que é e quais são os benefícios?

Saiba mais sobre a prática do pilates que trabalha para fortalecer corpo e mente, e ajuda a ter mais disposição no dia a dia.

Time Alice
| Atualizado em
9 min. de leitura
Pilates: o que é e quais são os benefícios?

Pilates: o que é e quais são os benefícios?

Tamanho do texto

Se você está procurando uma atividade que ajude a fortalecer o corpo {e a mente} para ter mais disposição no dia a dia, que tal pilates?

A modalidade utiliza o peso corporal – e há versões que usam também equipamentos – para ativar vários grupos musculares, o que proporciona uma série de benefícios à saúde. 

O que é pilates?

Pilates é um tipo de atividade física que inclui exercícios de força para alongar o corpo, aumentar a flexibilidade e tonificar os músculos. Por meio dos movimentos {que exigem bastante foco}, o objetivo é alcançar o equilíbrio

“É um sistema estruturado de exercícios físicos que trabalham o corpo e a mente, de forma global. O método é também uma filosofia de vida, com conceitos de saúde e com princípios, como atenção à respiração, concentração e fluidez, que podem ser aplicados no cotidiano”, explica Queila Florêncio, professora de pilates.  

A prática pode ser feita tanto em equipamentos sustentados por molas, que ajudam na resistência física, quanto no solo, seguindo a orientação de um professor qualificado. “O instrutor deve ter uma formação específica e, ao aplicar o método, deve focar na dor do aluno. Seja uma dor mesmo, como uma patologia, ou para melhorar a postura ou a força”, afirma.

Por isso, a sequência dos exercícios costuma ser personalizada e adaptada ao condicionamento do aluno, que pode ser desde uma criança (a partir dos 8 anos) a idosos. 

Joseph Pilates e a criação do método

O método foi criado pelo preparador físico alemão Joseph Pilates, que dedicou a vida ao aprimoramento da saúde física e mental, como forma de promoção do bem-estar

Quando criança, Pilates teve asma, raquitismo e febre reumática, condições que o levaram a estudar várias formas de exercício (incluindo yoga, ginástica, esqui e artes marciais) para ganhar força física e ter mais qualidade de vida. 

Durante a primeira guerra mundial, ele foi levado a um campo de internamento na Inglaterra por ter cidadania alemã. Lá, ensinou exercícios a outros internos para melhorarem a saúde e a resistência física, além de ter ajudado a reabilitar feridos utilizando molas e outros acessórios.

Foi aí que ele começou a desenhar o método, consolidado anos depois em Nova York, nos Estados Unidos, para onde se mudou na década de 1920. Inicialmente, as atividades eram feitas em solo e, com o tempo, os aparelhos criados por ele foram incorporados aos treinos. 

Joseph Pilates morreu em 1967, mas o método se popularizou e, atualmente, conta com variações. 

Tipos de Pilates

Pilates clássico 

É o método de pilates na forma original, também chamado de contrologia. Os exercícios são feitos no chão e sem acessórios, conforme uma sequência pré-definida. 

Mat pilates ou pilates solo

Segue a linha clássica. É realizado no solo, mas sobre um “mat” (que é tapete em inglês), com exercícios selecionados pelo instrutor e que se baseiam na sustentação do corpo. 

Pilates contemporâneo

Segue a metodologia de Joseph Pilates, mas mescla exercícios no solo com aparelhos desenvolvidos por ele, além de acessórios, faixas e bolas.  

Pilates funcional

Adiciona agilidade aos exercícios, que devem ser feitos de maneira mais ritmada, sem perder o equilíbrio. Busca aumentar a frequência cardíaca e fortalecer a capacidade respiratória.

Pilates aéreo

Se utiliza de um balanço em tecido, no qual o praticante fica suspenso para executar exercícios acrobáticos. Embora tenha o nome pilates, esta versão não segue todos os princípios do método original. 

Power pilates

São realizados exercícios intensos no solo, sem intervalos de descanso. 

Pilates na parede

Os movimentos são feitos na parede, imitando exercícios que seriam feitos em equipamentos de pilates. 

Pilates terapêutico ou clínico

O objetivo é recuperar lesões, favorecendo a reabilitação física e a reeducação postural. Mistura exercícios de pilates com técnicas de fisioterapia.

Benefícios do pilates  

  • Maior consciência corporal;
  • Fortalecimento dos músculos;
  • Ganho de força;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhora da postura;
  • Tratamento e prevenção de problemas na coluna;
  • Prevenção de dores nas articulações;
  • Desenvolvimento do equilíbrio e da concentração;
  • Redução do estresse.

Como ter bons resultados nos exercícios de pilates?

O pilates se diferencia de outras modalidades, como yoga ou ginástica localizada, por se basear em princípios que devem ser observados na execução dos movimentos. São eles:

Atenção à respiração

Um dos mais importantes princípios é o da respiração {e o instrutor cobra essa atenção do aluno durante todo o treino}.

“A respiração adequada durante toda a prática é importante para que a pessoa consiga aumentar a capacidade pulmonar e melhorar a oxigenação de todas as células do corpo. Isso também ajuda a trazer mais concentração, foco e controle dos movimentos, além de diminuir a ansiedade”, destaca Florêncio. 

A professora lembra que o foco na respiração aumenta a consciência corporal. “O instrutor tem que estar o tempo todo conduzindo o aluno, para que observe cada parte do corpo que está sendo trabalhada e sinta de onde vem a força”.

Alinhamento da coluna

A necessidade de alinhar a coluna para encontrar a postura correta também é lembrada em vários momentos da sessão de pilates. 

“Um dos princípios é o ‘power house’, que significa a centralização de força. No pilates é muito exigido o trabalho do centro energético, que está na região do umbigo e da coluna lombar. A gente busca fortalecer essa região para que toda a estrutura do corpo possa corresponder aos estímulos”, explica. 

Os exercícios trabalham principalmente o core (abdômen, costas e quadris), já que são os músculos dessa região que suportam a coluna vertebral.

Vale enfatizar que, com o avanço da idade, há uma tendência natural de perda muscular, o que pode afetar a postura e a capacidade de sustentação do corpo. Mas, quando a musculatura está forte, a probabilidade de sentir dor na lombar ou na cervical é menor. 

O método pilates busca justamente trabalhar e estabilizar o tronco para reeducar os padrões de movimento. “Para o idoso, isso ajuda a prevenir quedas. Os exercícios auxiliam no ganho de força e de flexibilidade, aumentando a longevidade”. 

Controle e fluidez

Um dos objetivos do pilates é fazer com que o praticante adquira controle dos movimentos para conseguir executar os exercícios com precisão e fluidez {daí a importância de se manter focado}. 

“Também falamos muito em fazer e sentir. Enquanto o nosso corpo reproduz o movimento, a nossa mente traz a emoção de sentir esse movimento. Tem que ser prazeroso. O aluno tem que sair revigorado”, assinala Florêncio.

Pilates emagrece?

O método tradicional de pilates pode contribuir para a perda de peso como parte de um estilo de vida saudável, o que inclui uma dieta equilibrada e atividade física regular.

Embora os exercícios não sejam de alta intensidade no início {os que costumam queimar mais calorias}, eles podem ajudar a melhorar os índices de massa magra e a estimular o metabolismo, contribuindo para a perda de peso no médio ou longo prazo.

“O pilates vai do básico, passando pelo intermediário até o avançado. No começo, é uma atividade de baixo impacto, em que a intensidade dos exercícios é dosada. Já uma pessoa avançada consegue gastar mais de 600 calorias em uma sessão”, destaca Florêncio.

Algumas variações do pilates também podem proporcionar uma perda calórica maior, como o funcional, aéreo ou power.  

Pilates para gestantes

O pilates pode ser uma atividade física bastante benéfica para as gestantes. Isso porque, conforme a barriga cresce, o centro de gravidade muda de posição, há um aumento da curvatura lombar e ocorre uma rotação de pelve, sem contar as possíveis dificuldades respiratórias e outros incômodos.

A prática de exercícios de pilates, com as devidas adaptações, ajuda a gestante a encontrar ou se manter em equilíbrio. 

“A cada trimestre, o corpo da gestante muda e o método pilates ajuda a fortalecer as estruturas musculares, principalmente quadril e coluna. Também auxilia na preparação para o parto e na prevenção de diástase patológica (afastamento dos músculos abdominais)”, destaca Florêncio.  

Bola de pilates: para que serve?

Se você não conhecia bem o método, muito provavelmente já viu ou manuseou a famosa bola de pilates, certo? Mas sabia que esse acessório não existia quando esse sistema de exercícios foi criado?

“O nome correto é bola suíça. Ela foi criada para outra função. Começou a ser usada na fisioterapia, depois nas academias e, posteriormente, foi incorporada ao pilates”, conta Florêncio. 

Entre as vantagens da bola de pilates está o apoio dado à coluna. Seja ao sentar ou deitar, a musculatura da região fica bem sustentada para a realização dos movimentos. 

Meia de pilates é item obrigatório?

Outros artigos que pegaram carona na fama adquirida pelo pilates foram as meias e as sapatilhas. 

O criador do método até usava esses itens por causa do frio nos países onde morou, mas eles não são necessários durante o treino. 

“Não é obrigatório. Se a pessoa realmente quiser usar porque, por exemplo, tem muito suor nos pés, o ideal é que seja uma meia ou sapatilha antiderrapante. Mas vale lembrar que o instrutor precisa ver os pés do praticante durante a execução dos exercícios. Então, em alguns momentos, a gente pede para o aluno tirar a meia para fazermos essa observação”, explica a professora. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,33 / 3 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos