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Como criar uma vaga no LinkedIn? Confira o passo a passo

Descrever corretamente a oportunidade de emprego é um diferencial quando o assunto é como criar uma vaga no LinkedIn. Entenda.

Como criar uma vaga no LinkedIn.

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Na hora de colocar em prática ações para atrair talentos para a empresa, uma pergunta que pode surgir é: como criar uma vaga no LinkedIn?

Também pudera, né? Essa rede social profissional conta com mais de 800 milhões de pessoas cadastradas em cerca de 200 países. É gente que não acaba mais!

Divulgar oportunidades de emprego na plataforma é, sem dúvida, uma boa maneira de ampliar o número de candidatos. 

Melhor ainda é fazer isso de forma estratégica {como ensinaremos a seguir!} para multiplicar as chances de encontrar as pessoas certas. 

Opções de como criar uma vaga no LinkedIn  

Para divulgar vagas de emprego no LinkedIn há duas opções principais: criar um anúncio ou fazer postagens sobre o tema. 

A primeira alternativa pode ser gratuita (limitada a um anúncio por mês) ou paga, sendo necessário, nesse caso, definir um orçamento médio diário. O valor que será cobrado vai depender do número de visualizações do anúncio por candidatos. 

Outra maneira sem custo adicional é fazer postagens no perfil da empresa e torcer para que os seguidores visualizem as mensagens sobre vagas, comentem ou marquem possíveis interessados. 

Também dá para publicar vagas gratuitamente dentro de grupos no LinkedIn. Alguns deles contam, inclusive, com abas específicas de “Vagas no LinkedIn” para que os membros possam postar.

Como criar uma vaga de emprego  

Não há muito mistério em como criar uma vaga no LinkedIn em um perfil corporativo. Pelo desktop, o caminho é o seguinte: 

  1. Clique no ícone “Vagas” no alto da página inicial no LinkedIn;
  2. Clique no botão “Anunciar uma vaga”;
  3. Na página “Detalhes da vaga”, preencha os campos: “Descrição” e “Adicionar competências”;
  4. Clique em “Continuar”;
  5. Na página de “Opções do candidato”, preencha os campos: “Como gostaria de receber candidatos?” e “Adicione perguntas de triagem”;
  6. Clique em “Anunciar vaga gratuitamente”;
  7. Na página “Promover sua vaga”, opte por anunciar gratuitamente ou defina um orçamento diário para o anúncio;
  8. Preencha os dados do cartão de crédito;
  9. Revise os detalhes do pedido;
  10. Clique em “Promover vaga”.

O passo a passo é bem intuitivo, basta seguir as instruções e fornecer as informações solicitadas. 

O que realmente pode fazer diferença é a maneira como as informações são descritas. 

Dicas para potencializar o conteúdo ao criar anúncio de vaga de emprego

Seja por meio de anúncios ou de postagens, para que o match entre empresa e candidato seja perfeito {está por dentro do que é fit cultural?}, o conteúdo sobre a vaga disponibilizada precisa ser atrativo.

Por isso, antes de preencher os campos ou de escrever a mensagem do post, é legal já ter refletido previamente sobre como nomear o cargo, que tipo de linguagem usar e, principalmente, quais palavras-chaves vão ser incluídas para ajudar a direcionar os algoritmos da plataforma. 

Pontos de atenção ao criar uma vaga de LinkedIn:

Nomenclatura do cargo

O cargo deve ser claro e específico. O ideal é que, em poucas palavras, o nome já indique a área, o nível de experiência que será exigido ou se é um posto de liderança.

 Exemplos: Analista de TI, Gerente de Vendas ou Game Developer Junior.  

“A nomenclatura é o mais importante para que a vaga seja encontrada facilmente pelos candidatos. O idioma deve ser coerente com a localidade da empresa ou com a usualidade de mercado”, avalia a consultora de RH Carolina Dostal, especialista em LinkedIn.

Ao nomear o cargo, vale usar palavras neutras ou ter o cuidado de não ser sexista. 

“Devemos nos preocupar com questões de gênero como, por exemplo, ‘diretora’ e ‘diretor’. Procure utilizar os dois se você não tiver preferência de gênero”, acrescenta Dostal.

No caso de vagas afirmativas, é importante mencionar isso já na nomenclatura, identificando a que grupo se refere. Exemplo: Gerente de Marketing  – Vaga Afirmativa para (mulheres | pessoas LGBTQIAP+ | pessoas não brancas | PCDs). 

A própria ferramenta oferece filtros para indicar o modelo de trabalho (presencial, home office ou híbrido) e se é em tempo integral ou meio período, por exemplo. Basta clicar na opção correspondente. 

Descrição da vaga

Uma boa maneira de começar a descrever a vaga é apresentar a empresa brevemente, citando o que ela faz no mercado, virtudes e qual o propósito de sua existência. 

“Principalmente as novas gerações enxergam o propósito como algo imprescindível na hora de escolher um emprego. A descrição da vaga é o local perfeito para atrair a atenção do talento.” 

Em seguida, devem ser descritas as responsabilidades e atribuições do cargo. Por exemplo: “Buscamos um analista de pós-vendas para fazer contatos e visitas aos clientes com o objetivo de identificar necessidades e desenvolver ações de melhoria”.  

Mais uma vez, isso deve ser feito de forma objetiva e de fácil entendimento. 

“Afinal, após a contratação, o colaborador se sentirá bem em ser responsável pelas atribuições que foram devidamente combinadas.”

Depois disso, vale inserir os requisitos e qualificações necessárias para assumir a posição, como idiomas, cursos técnicos, graduação, pós-graduação, entre outros. 

O salário, auxílios e benefícios também podem entrar na descrição. 

Objetividade

Para serem concisas na descrição, as empresas que tiverem uma página de carreiras podem sinalizar onde encontrar mais detalhes.

Isso porque anúncios de vagas no LinkedIn com 150 palavras ou menos aumentam em 17,8% o número de candidaturas, se comparados aos que têm entre 450 e 600 palavras. 

Descrições curtas também facilitam a leitura por meio de dispositivos móveis, que correspondem a mais da metade das visualizações de anúncios de vagas, segundo dados do LinkedIn.  

Linguagem

Vale a pena usar uma linguagem mais informal? Depende!   

O ideal é que ela esteja de acordo com a cultura da empresa e com o tipo de talento que se quer atrair naquele momento.

“Acho estranho um escritório de advocacia conhecido por sua formalidade, de uma hora para outra, usar uma linguagem totalmente informal. Por outro lado, deve-se estar atento à linguagem das novas gerações. Esse equilíbrio é necessário”, pontua Carolina Dostal. 

Se a informalidade for uma marca da empresa, a dica é não exagerar. 

Dados do LinkedIn mostram que, quando em contato com uma descrição da vaga muito informal, os candidatos mostraram-se quatro vezes mais inclinados a não gostar do empregador e de duas a quatro vezes menos inclinados a se candidatar.

Palavras-chaves

No texto da descrição, também é recomendado incluir palavras que costumam ser digitadas pelos candidatos quando buscam uma oportunidade de emprego. 

“Para inclusão de palavras-chave, aconselho utilizar o próprio LinkedIn para descobrir e pesquisar quais são as palavras que estão sendo utilizadas para determinados cargos”, recomenda a consultora de RH.  

Competências

Logo após a descrição, chega a hora de incluir as competências esperadas dos candidatos. 

As palavras-chaves com as hard e soft skills podem ser inseridas aqui. 

Por exemplo: computação na nuvem, UX Design, capacidade de autogestão, inteligência emocional, criatividade. 

“A pesquisa prévia é importante, porque no LinkedIn já são mais de 50 mil palavras-chaves cadastradas”, reforça Dostal.  

Dia do anúncio pode ampliar as visualizações da vaga no LinkedIn  

Além de adotar as estratégias de conteúdo, vale a pena prestar atenção em mais um detalhe: a data em que o anúncio é divulgado pode favorecer a atração de candidatos. 

Segundo o LinkedIn, ao anunciar no início da semana, obtém-se um alcance maior, porque os interessados visualizam as vagas e se candidatam com mais frequência às segundas-feiras. 

Os dados mostram que a quantidade de visualizações cai drasticamente aos sábados e domingos. 

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