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Produtividade no trabalho: 8 hábitos ruins que podem afetá-la

Saiba quais hábitos devem ser deixados de lado para ampliar a atenção e alavancar a produtividade no trabalho.

Time Alice
| Atualizado em
10 min. de leitura
Pessoa trabalha com computador

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Um jeito simples de explicar o que é produtividade no trabalho é relacionar quantidade e qualidade. 

Quanto mais você for capaz de produzir algo da melhor maneira e no menor tempo, mais produtivo você será. 

Na teoria, é fácil definir, né? Mas, na prática, nem sempre conseguimos dar o melhor de nós mesmos nas atividades profissionais. 

Isso porque há vários fatores que podem roubar a nossa atenção e atrapalhar a produtividade. Vem que a gente te explica quais são esses fatores e como driblá-los. 

Como ser mais produtivo no trabalho 

Quando falamos em como ser produtivo no trabalho, é importante reforçar um fator-chave que pode tornar o processo mais ou menos prazeroso: o tempo!

Afinal, produtividade significa alcançar resultados efetivos no menor tempo possível. 

Logo, trabalhar mais horas não necessariamente quer dizer que você está sendo mais produtivo. Na verdade, você pode estar apenas mais ocupado!

Ser produtivo tem a ver com concluir tarefas de forma caprichada em um período razoável {sem necessidade de retrabalho!} para que você possa justamente ter tempo livre para outras coisas. 

Portanto, gerenciar bem o tempo e afastar hábitos que roubam minutos preciosos da nossa vida são as principais orientações sobre como melhorar a produtividade no trabalho. 

Cuidar do corpo e da mente também é algo básico para ter mais disposição, concentração e êxito no trabalho, como você verá a seguir.

8 hábitos ruins que afetam a produtividade no trabalho 

1. Ficar navegando na internet {e nas redes sociais!}

A internet cada vez mais faz parte do nosso dia a dia, e as redes sociais tomaram espaço de outras mídias voltadas para o entretenimento.  

É difícil não parar pra dar uma olhadinha no Instagram ou acompanhar os tuítes sobre os temas do momento, concorda?

Tem também as dancinhas do TikTok, os quadros de inspiração do Pinterest, as atualizações no LinkedIn… O que não falta é opção para ficar navegando na web! 

Embora seja muito útil para pesquisa e comunicação no ambiente corporativo, a internet pode ser considerada uma “ladra do tempo” quando usada como mera distração {já ouviu falar em vício em redes sociais?}. 

A atenção vai sendo consumida junto com a bateria do celular e, depois, a mente fica cansada para focar no trabalho. 

Por isso, se você quiser começar a adotar bons hábitos no trabalho, deixe a espiadinha nas redes apenas para os intervalos, não fique de bobeira na internet e se concentre na tarefa que precisa ser feita.

2. Ficar exposto a interrupções 

Por falar em redes sociais, não podemos esquecer do Whatsapp e do Telegram. Essas redes contam com alertas sonoros sobre a chegada de novas mensagens, que também podem captar a atenção e afetar a produtividade. 

Para evitar as interrupções, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugerem colocar o telefone no silencioso assim que formos nos sentar para trabalhar. 

A caixa de email também precisa ser fechada após a leitura das mensagens, segundo o estudo, que apontou pequenos hábitos para ser mais produtivo. 

Resumindo: evite ficar checando mensagens e emails o tempo todo. Reserve uns minutos entre uma tarefa e outra somente para isso.

Vale também pensar em como minimizar fatores do ambiente que podem nos atrapalhar. 

Se você estiver no escritório, por exemplo, peça aos colegas para não ser interrompido quando necessário e saiba dizer não a pedidos que podem esperar. 

Entre outros cuidados, quem está em home office e tem filhos pequenos talvez tenha que adotar medidas como fechar a porta do cômodo em que trabalha, enquanto as crianças ficam sob os cuidados de outra pessoa. 

3. Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode nos dar a impressão de que estamos dando conta do recado, mas isso não quer dizer que estejamos sendo produtivos {é como se estivéssemos fazendo um pouco de tudo e muito de nada!}.

Um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia avaliou o que acontece com a cognição (processos mentais) quando as pessoas tentam realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

A principal conclusão foi a de que o cérebro não é projetado para multitarefas complexas. Ou seja, pode haver sobrecarga mental e efeitos ruins.

Os psicólogos fizeram comparações com a coreografia e com o controle de tráfego aéreo. Em situações assim, desviar o foco pode trazer resultados desastrosos. 

A analogia sinaliza que o ideal é estabelecer uma ordem de prioridade nas atividades e realizá-las uma de cada vez. 

4. Agendar muitas reuniões

As reuniões podem consumir muito tempo. Como as discussões nem sempre são objetivas, os encontros costumam se alongar. 

E é comum os participantes terem que esperar alguém atrasado ou perderem uns bons minutos com conversas que fogem ao assunto em questão. 

Por isso, agende reuniões apenas quando for realmente necessário. Tem muita coisa que pode ser resolvida por email ou por um simples telefonema, né?

Se for uma negociação, um brainstorm ou uma discussão mais aprofundada, aí, sim, vale se reunir. 

Mas tanto em ocasiões presenciais quanto virtuais, o organizador pode determinar um tempo para a reunião, seguir uma pauta e pedir que os demais sejam assertivos em suas colocações. 

5. Deixar projetos para a última hora

Outro hábito ruim para a produtividade é deixar projetos para a última hora. Alguns vão ficando sem o “check” na lista diária e acabam prorrogados até o prazo final.

E isso é bastante frequente! Artigo da Harvard Business Review cita estudo em que somente 26% das pessoas disseram sair do trabalho todos os dias com as tarefas programadas concluídas. 

Mas você se lembra que dissemos que a produtividade tem tudo a ver com qualidade? Quando começamos a tarefa no último dia e entramos numa corrida contra o relógio, a chance de entregarmos algo abaixo da nossa capacidade aumenta. 

Então, vale a pena fatiar o projeto em etapas e distribuí-las ao longo da semana. E não se esqueça de reservar um horário para ajustes e a revisão final!

6. Perder tempo com desorganização

Sem que a gente se dê conta, a desorganização pode afetar a produtividade no trabalho porque também nos toma tempo.

Quer alguns exemplos? Imagina só não encontrar um documento essencial para o projeto, ficar um tempão procurando até desistir, pedir para quem elaborou mandar novamente e ter que aguardar o envio para concluir a tarefa. 

Outra situação: ficar sem acesso a um determinado software porque não renovou a licença quando solicitado ou porque não lembra onde anotou a senha. 

Deu pra ver como esses detalhes causam uma descontinuidade no trabalho? E podem até bagunçar a programação semanal por termos que adiar ou remarcar algumas tarefas.

Então, para ser produtivo, busque ser também organizado! Já coloque na agenda links e anexos que serão úteis para a realização das atividades. 

Salve documentos em pastas de fácil acesso e marque os emails importantes com estrelinha. Ferramentas e métodos de organização e gestão de tarefas também podem ajudar!

7. Não fazer pausas ativas

Até aqui, falamos bastante sobre a importância da produtividade no trabalho pelo ponto de vista da concentração nas tarefas. Mas você sabia que fazer pequenos intervalos para desconcentrar pode ser crucial para a efetividade no trabalho?

A psicóloga Laís Fontes, da Comunidade de Saúde da Alice, destaca que pausas fazem muito bem à mente e ajudam a lidar com a pressão no trabalho

“Esses momentos ajudam a dar um reset na atenção, propiciando uma recuperação cognitiva para manter a produtividade”, afirma.  

Melhor ainda se forem pausas ativas, como explica o preparador físico Kalvin Santana, também da Comunidade de Saúde da Alice. 

“A pausa ativa é uma interrupção, de curta duração, de uma sequência de movimentos repetitivos ou de um determinado padrão postural. Essa interrupção pode ser feita através de movimentos espontâneos, como simplesmente se levantar e espreguiçar, ou por meio de estratégias mais direcionadas ao alívio da tensão, como exercícios de alongamento, de mobilidade e até mesmo de força.”

Em outras palavras, após um período de concentração total {pode ser de meia hora, em média}, mexa-se! Aproveite também para tomar um copo d’água ou um cafezinho, que o corpo e a mente agradecem.

8. Descuidar da saúde

Para terminar, é importante destacar que hábitos ruins de saúde podem prejudicar consideravelmente a produtividade. 

Ser sedentário, ter dificuldade para dormir ou só comer ultraprocessados são alguns fatores que diminuem a nossa disposição para o trabalho. 

Um estudo sobre os efeitos diurnos de uma noite de sono ruim, por exemplo, mostrou como os processos cognitivos são afetados. A conclusão principal foi que, sem longas horas de descanso noturno, nossa capacidade de manter o foco em uma tarefa cai. 

A alimentação ruim pode ter efeito semelhante. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Applied Psychology, escolhas alimentares não saudáveis noturnas resultam em menor produtividade no outro dia.

Segundo o estudo, os participantes que optaram por comidas de pior qualidade no jantar se mostraram menos dispostos para o trabalho e menos propensos a oferecer ajuda aos colegas e supervisores na manhã seguinte. Esses funcionários desengajados também eram menos produtivos.

Ou seja, para obtermos produtividade, precisamos estar saudáveis! E, para isso, devemos buscar adotar bons hábitos para melhorar a qualidade de vida no trabalho. 

Praticar atividade física, ter uma alimentação balanceada e priorizar boas noites de sono são os principais deles.

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