Conheça nossos planos de saúde

O que é osteoporose? Sintomas e tratamento

Vários fatores podem causar a osteoporose, condição marcada pela fragilidade dos ossos, que ficam mais propensos a fraturas. Saiba como prevenir.

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
O que é osteoporose? Sintomas e tratamento

O que é osteoporose? Sintomas e tratamento

Tamanho do texto

A gente pode até achar que os ossos são estruturas maciças, mas a verdade é que há vários espaços vazios dentro deles, que os tornam parecidos com colmeias. A comparação ajuda a entender o que é a osteoporose, e como ela se manifesta no corpo.

Assim como num favo de mel, os ossos têm pequenos buracos, o que é perfeitamente normal e natural. O que a osteoporose faz é aumentar o tamanho desses buracos, deixando o osso mais frágil e propenso a quebras.

É por isso que, na osteoporose, os ossos ficam fracos, finos e com uma densidade menor, o que aumenta a possibilidade das fraturas.

O que é osteoporose?

A palavra osteoporose vem do latim e significa “ossos porosos”.

Para entender como tudo funciona, vale primeiro saber que os ossos são compostos por sais minerais, como potássio, fósforo e cálcio (inclusive, 99% do cálcio que consumimos fica armazenado nos tecidos ósseos), além de outras substâncias, como o colágeno.

Esses elementos estão presentes em um processo contínuo de quebra de tecido ósseo (que é reabsorvido) e de formação de um novo tecido ósseo (chamado de ossificação). E quem regula esse ciclo? Vários hormônios e nutrientes.

Se não tivermos níveis adequados desses componentes, ou se fizermos uso de medicamentos que possam prejudicar a microarquitetura dos ossos, os espaços (ou poros) ficam maiores do que o esperado. E é aí que se identifica a osteoporose.

“O grande risco não é a osteoporose em si, mas eventuais quedas e fraturas facilitadas por essa fragilidade dos ossos. Quando a fratura ocorre, por exemplo, na coluna vertebral ou no quadril, a pessoa acaba tendo de ficar imobilizada, o que pode gerar outros danos em série”, explica Cintia Baule, médica de família e comunidade da Alice.

O que pode causar a osteoporose?

Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento da osteoporose. Entre os principais estão as carências nutricionais, especialmente de cálcio e de vitamina D.

Isso porque a absorção do cálcio para composição dos ossos é estimulada pela vitamina D.

Alimentos ricos em cálcio são:

  • Produtos lácteos, como leite, queijo e iogurte;
  • Vegetais de folhas verdes, como couve e brócolis;
  • Peixes, como sardinha e salmão.
  • Grão de bico e feijão branco.

Já a melhor forma de obter vitamina D é tomando sol (de forma saudável) ou suplementando, quando necessário. Vale lembrar que a alimentação ajuda a alcançar os níveis adequados da vitamina.

Alterações hormonais

Alterações hormonais também podem ter impacto no processo de ossificação. Inclusive, quando entram na menopausa, as pessoas ficam mais propensas a desenvolver a condição.

“A falta do estrogênio, ao fim do climatério, faz com que o osso passe a consumir mais a sua parte interna. Isso vai fazer com que a estrutura fique mais fraca”, explica Baule.

Também existem casos de osteoporose patológica, causada pela falha no funcionamento das glândulas paratireoides, que ficam dentro da tireoide.

Isso pode acontecer em pessoas jovens, mais comumente em decorrência de danos na região, como tumor ou pela retirada das glândulas. Nos dois casos, o comprometimento da produção hormonal também pode afetar o ciclo de formação dos tecidos ósseos.

Envelhecimento e perda de massa muscular

O avançar da idade também está associado ao aumento do risco de desenvolver a osteoporose.

“Com o envelhecimento, há uma perda natural da capacidade de absorção da vitamina D. Esta, por sua vez, atua na absorção do cálcio. Há também uma perda muscular”, destaca a médica, que lembra: “quando os músculos são exercitados, o osso é também estimulado a reabsorver cálcio”.

A recomposição dos ossos também pode ser prejudicada por substâncias contidas em determinados medicamentos, pelo uso de cigarro e pelo consumo excessivo de álcool.

Fatores de risco para osteoporose

  • Deficiências nutricionais;
  • Baixo peso corporal;
  • Alterações hormonais;
  • Histórico familiar;
  • Idade avançada;
  • Uso de determinados medicamentos;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool.

Sintomas de osteoporose

Os sintomas da osteoporose não são muito evidentes e acabam sendo confundidos com outros problemas. Na verdade, muita gente só descobre que desenvolveu o quadro quando sofre uma fratura.

Por exemplo, a pessoa pode sentir dores em regiões onde os ossos estão localizados, mas associar a outras condições de saúde. Quando sofre um trauma maior e faz os exames adequados, descobre que está com osteoporose.

Há pessoas que diminuem de tamanho com o tempo ou adquirem uma postura encurvada, conhecida como cifose, mas nem desconfiam de que estão com a capacidade de formação óssea comprometida.

Essa perda de altura pode ocorrer devido a pequenas fraturas que fazem com que as vértebras se comprimam.

Osteoporose pode virar câncer?

Não há relação entre osteoporose e o desenvolvimento de câncer.

Algumas pessoas fazem essa associação equivocadamente porque existe um tipo raro de câncer sanguíneo que surge na medula, chamado de mieloma múltiplo. Este causa dores e leva à deterioração dos ossos. Mas são condições de saúde diferentes.

Como é feito o diagnóstico de osteoporose?

O diagnóstico de osteoporose leva em conta vários fatores, como estilo de vida, histórico familiar, queixas da pessoa e a ocorrência de traumas.

Além disso, o profissional de saúde pode indicar o exame de densitometria óssea, que usa o raio-x para medir a quantidade de cálcio e de outros minerais em uma parte específica do osso.

Osteoporose tem cura?

Não existe cura para a osteoporose, mas é possível gerenciar os fatores que levam a essa condição e adotar medidas para prevenir as quedas.

“Tudo se resume a um estilo de vida saudável. Uma vida ativa pode gerar um envelhecimento saudável e diminuir o risco dos danos causados pela osteoporose”, reforça Baule.

Tratamento e remédio para osteoporose

Alguns medicamentos podem ser usados para retardar a perda óssea ou para ajudar a estimular o crescimento ósseo.

Mas eles são apenas parte do tratamento, que também pode envolver a correção de carências nutricionais ou, quando necessário, uma terapia hormonal.

A realização de atividades físicas é sempre fundamental. “Prevenir queda envolve ter uma musculatura forte e trabalhar o equilíbrio. Pesquisas indicam que o tai chi chuan, por exemplo, é muito benéfico para a prevenção de quedas, mas também são recomendadas modalidades como yoga, pilates e musculação“.

Deixar de lado o cigarro e as bebidas alcóolicas também faz parte do tratamento.

Como melhorar a saúde dos ossos e prevenir a osteoporose?

  • Consuma cálcio regularmente nas refeições;
  • Mantenha a vitamina D em níveis adequados no organismo;
  • Pratique exercícios de fortalecimento muscular;
  • Faça atividades que trabalhem o equilíbrio corporal;
  • Fique longe do cigarro;
  • Evite consumir bebida alcóolica;
  • Durma bem.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 3 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos